O menino rei e a sereia fantasma russa

by Diário do Vale
Espadas: Treinando com as armas
Aprendendo: Os novos cavaleiros da távola redonda.
Bruxa: Rebecca Ferguson é Morgana
Sinistra: A sereia russa ataca

Dois filmes fantásticos são as novidades do circuito cinematográfico neste início de fevereiro. “O menino que queria ser rei” é uma fantasia britânica na tradição das “Crônicas de Narnia”, do C.S.Lewis. Um típico estudante britânico encontra a mítica espada Excalibur, aquela que pertenceu ao rei Arthur e aos cavaleiros da Tavola Redonda. Ele se torna o futuro rei da Inglaterra, mas tem que combater a feiticeira Morgana, que tem uma velha rixa com gente que anda com essa espada. Mas o mago Merlim está sempre por perto para ajudar.

Já “A Sereia: Lago dos mortos” é um filme russo, baseado em lendas do folclore daquele país. Uma jovem que morreu afogada em um lago se torna um fantasma maligno, que tenta atrair para seus domínios o jovem Roman, que esta de casamento marcado com Marina. Embora o título fale de uma sereia, a personagem Lisa é mais um fantasma do que exatamente uma sereia, daquelas com corpo de peixe. Enfim, na Rússia é tudo um pouco diferente.

Mas comecemos por Alex, o menino que vai ser rei. Ele vive com a mãe em uma cidade da Inglaterra, vai à escola e sofre bulling, como é comum no mundo de hoje. Um dia, ao fugir dos valentões da escola que o perseguem, ele encontra a espada magica Excalibur e mergulha num mundo de mágica e perigos. O novato Louis Ashbourne Serkis é Alex, o garoto que vai herdar os poderes e a responsabilidade do rei Arthur. Patrick Stewart, o capitão Picard da Jornada nas Estrelas, é o mago Merlin e Rebecca Ferguson é a bruxa Morgana, que continua poderosa como de costume. Ela envia um exército de guerreiros que cospem fogo para tomar a espada do Alex, mas ele recruta um exercito de jovens cavaleiros para enfrentar o inimigo. As sequencias de ação do filme estão muito bem feitas e o diretor Joe Cornish diz que sua inspiração foi o filme “Os bandidos do tempo” do diretor Terry Gilian, que também tinha personagens da Inglaterra moderna enfrentando figuras do passado.

Não daria para listar aqui todos os filmes baseados na lenda do rei Arthur e da espada Excalibur, só para citar os mais conhecidos temos o desenho A espada era a lei (1963), da Disney, e o épico Excalibur (1981), do diretor John Boorman e que tem a competente Helen Mirren no papel de Morgana. A ideia de Morgana vivendo em nossa época também não é novidade e foi usada no primeiro filme do Dr.Estranho, da Marvel. Não, não estou falando daquele que passou nos cinemas em 2016 e sim do Dr.Estranho de 1978, que foi exibido na televisão e tinha Jessica Walter como Morgana.

Morgana também ressuscitou em Nova York no “Aprendiz de feiticeiro”(2010) do Nicholas Cage, mas a pátria da velha bruxa é a enevoada Britania, como aqui neste filme. Desta vez Morgana é interpretada pela sueca Rebecca Ferguson, que trabalhou no “Missão Impossível: Efeito Fallout” e naquele terror espacial “Vida”. Aqui ela é ajudada pelos efeitos especiais para se transformar de mulher linda em criatura assustadora.

O elenco treinou com espadas medievais de verdade, para sentir o peso daquelas armas, mas nas filmagens foram usadas reproduções de plástico, já que as espadas reais seriam muito perigosas para o elenco. O filme tem todos os ingredientes para agradar a garotada que está se despedindo das férias.

Já “A Sereia: Lago dos mortos” troca o folclore britânico pelo russo, aqui a sereia do título é uma Rusalka, uma mulher solteira que morreu afogada e se tornou um espírito vingativo. Ela quer atrair o jovem Roman para seu reino dos mortos, antes que ele se case com sua noiva. O filme tem algumas cenas assustadoras, mas vai desapontar aqueles que estão acostumados com o terror sangrento norte-americano. Os atores e a cenografia tem a competência que se espera do cinema made in Moscou. Mas o roteiro podia ser um pouco melhor e tem alguns furos onde uma sereia poderia facilmente desaparecer.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996