O mundo pós-ocidental das novas potencias emergentes

by Diário do Vale

O mundo já não é mais o mesmo. Já foi o tempo em que Estados Unidos e União Soviética decidiam os destinos do planeta. Surgiram novas potencias, como a China, e novas economias emergentes como o Japão e os Tigres Asiáticos. O que, aparentemente tornou mais confusa a solução dos conflitos internacionais. De olho neste tema esta saindo o livro “O mundo pós ocidental – potências emergentes e a nova ordem mundial” do analista internacional Oliver Stuenkel da Fundação Getúlio Vargas.
Stuenkal nega a tese alarmista de que a perda de um poder bipolarizado estaria colocando o nosso planeta no rumo do caos, e provocando uma instabilidade crescente. Ele acha que o que vai haver é uma descentralização do poder, seja ele político, militar ou econômico. O que abre a oportunidade para uma cooperação mais democrática entre os países e para novas formas de solução dos grandes problemas internacionais.
Foi o que vimos, por exemplo, na crise recente entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte. Nas primeiras semanas a guerra parecia inevitável, com a troca de ameaças entre o presidente Trump e o líder coreano Kin Jon Um. Mas graças à intermediação da China, que não estava nem um pouco interessada na possibilidade de uma guerra nas suas fronteiras, os dois inimigos se encontraram e conseguiram um entendimento.
Essa ordem multipolarizada será boa para países emergentes, como o Brasil, que terão maiores possibilidades de conseguir o diálogo. É o que diz o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. A atual crise entre Estados Unidos e o Irã, provocada pelo cancelamento do acordo nuclear assinado pelo presidente Barack Obama, aponta para uma solução semelhante. Trump quer impedir os iranianos de exportarem seu petróleo. Os lideres iranianos ameaçam ir à guerra. Mas uma guerra no golfo Pérsico traria grandes prejuízos econômicos para os países da região, como a Arábia Saudita e os emirados árabes. Que devem procurar uma mediação para resolver o conflito. O que torna a política internacional um assunto mais complexo e interessante.

Por: Jorge Luiz Calife

You may also like

1 comment

Laticinea 30 de julho de 2018, 17:29h - 17:29

Para quem quer saber o domínio vai ser do Dragão chinês.em cada avenida da nossa região tem chineses com pastelaria e bijuterias.acorda Brasil…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996