
Foto: Flávia Freitas/OAB-RJ
Estado do Rio – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ) está se preparando para realizar uma pesquisa inédita que visa traçar o perfil dos mais de 150 mil advogados e advogadas do estado, funcionando como um censo da advocacia fluminense. A pesquisa, que coletará dados sobre idade, sexo, áreas de atuação, faixa de renda, entre outras informações, também buscará identificar os principais desafios e demandas da profissão. Os resultados servirão para ajustar os serviços prestados pela OAB-RJ à advocacia do estado.
A elaboração do questionário está sendo conduzida por um grupo de trabalho, com a definição de perguntas específicas para grupos considerados mais vulneráveis, como jovens, LGBTQIA+, idosos, negros, mulheres e pessoas com deficiência. Embora o período exato da pesquisa ainda não tenha sido definido, a OAB-RJ pretende divulgar os resultados em agosto, mês em que se celebra o Dia da Advocacia.
“Nós queremos conhecer melhor a advocacia do estado e saber quais são as suas principais demandas e dificuldades. Isso vai nos ajudar a definir medidas institucionais para os colegas e até a contribuir para elaboração de políticas públicas”, explicou a presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.
A pesquisa será realizada de forma online, com o objetivo de garantir que os advogados levem no máximo sete minutos para responder. “Vamos mobilizar todo o estado, por meio das nossas 64 subseções, para que tenhamos uma grande participação”, afirmou Mônica Alexandre Santos, coordenadora da pesquisa.