sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Obras no Horto Florestal de Barra do Piraí estão em fase de acabamento

Obras no Horto Florestal de Barra do Piraí estão em fase de acabamento

Matéria publicada em 14 de novembro de 2019, 09:09 horas

 


Investimento de R$ 1,3 milhão vai oferecer espaços de lazer todos os dias para os visitantes

Barra do Piraí – As obras de revitalização no Horto Florestal de Barra do Piraí estão em fase de acabamento. O local é uma das mais importantes Áreas de Proteção Ambiental (APA) do município e será remodelado para funcionar como área de lazer, ficando aberto à população todos os dias.

As obras são uma parceria entre os governos Estadual e Municipal, com proposta de erguer novas estruturas como um auditório e um parque infantil. Os investimentos do Fundo Estadual do Ambiente são mais de R$ 1,3 milhão.

Horto

O Horto Florestal é uma unidade de conservação, em Barra do Piraí. Ocupa 136 hectares, possuindo 15 nascentes e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que atende !% da demanda.

Com as obras, o espaço ganhou 19 novas salas, entre: Centro de Formação, com dois auditórios para 150 lugares; alojamento, salas de pesquisas ,novos viveiros, nova ponte, banheiros masculino e feminino (incluindo para portadores de deficiência e área de lazer com brinquedos em madeira. Áreas gourmet, de camping e pique-nique também foram criadas.

Uma equipe contratada pelo Instituto Nacional do Ambiente (Inea) estão executando as obras, com mão de obra de Barra do Piraí, e coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras.

Segundo o engenheiro ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Humberto Dias Souza, as obras já foram finalizadas, faltando apenas os “arremates”, como o piso intertravado em toda a área.

– As pessoas terão um local para se divertir. Funcionando, até economia do bairro vai se desenvolver, possibilitando renda extra e social, pois valoriza o local. Havia essa necessidade dessa obra para a Represa e para a cidade barrense. Com as barragens, elas vão incrementar o lazer, aberta pra banho e, numa delas, para pedalinho, caiaque, arborismo e outros – explicou Humberto.

A prefeitura ainda não divulgou se o horto será aberto ao público ainda neste ano ou em 2020
(Foto: Divulgação)

Humberto acredita, ainda que, com a revitalização, outro ponto a ser desenvolvido é o acompanhamento da elaboração do Plano de Manejo da APA, uma obrigação legal, com recursos de compensação ambiental autorizados pelo Ministério Público.

– Em visita ao município, o governador Wilson Witzel esteve aqui e garantiu que o Governo do Estado vai se comprometer em construir as três barragens no Horto Florestal. Além da população poder contar com este espaço para recreação e lazer, o reservatório a ser formado – com a recuperação de uma barragem e construção de mais duas – permitirá o amortecimento de cheias ou enchentes, com benefícios para os bairros – concluiu o engenheiro ambiental.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Só faltou dizer onde vai ser, em qual bairro…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document