terça-feira, 12 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Oficina de Pintura em Tela estimula o autoconhecimento

Oficina de Pintura em Tela estimula o autoconhecimento

Matéria publicada em 16 de setembro de 2018, 10:00 horas

 


Volta Redonda – Funcionando há quatro anos na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR), a oficina de Pintura em Tela foi criada com o objetivo de proporcionar o autoconhecimento dos alunos através da arte. De acordo com a arteterapeuta e professora de pintura, Lilian Nicolau, durante a oficina os alunos têm a oportunidade de se dedicarem “para eles mesmos”.
– E como arteterapeuta, eu uso o meu conhecimento para auxiliar os alunos na pintura. Percebi que muitos alunos não chegam aqui só para aprender sobre pintura, mas também para se autoconhecerem e se descobrirem. Eles descobrem o que gostam mais e o que podem fazer por eles mesmos. A maior parte dos alunos não tem noção de pintura e vem aqui para estimular e trabalhar o seu lado criativo – diz.
A professora destacou que a maioria de seus alunos é de idade adulta ou terceira idade. Com relação ao curso, as oficinas não têm um período determinado e são os próprios alunos que definem quando querem parar.
– Tem aluno que encerra as aulas e depois de um tempo retornam. O curso não é dividido em etapas ou por ciclos, prefiro ir dando as aulas e acompanhando o desenvolvimento do aluno individualmente, mas dentro do grupo – explica.
Lilian ressaltou que todo progresso ou mudança que acontece são bem visíveis e ocorrem no reflexo do trabalho na produção artística. Já o desenvolvimento deles na parte artística depende da habilidade de cada um.
– Tem alunos que não tem preocupação em aumentar o seu conhecimento, chegam aqui apenas para o convívio social. Vai depender do desafio e conduta de cada um. Tenho aluno que após deixar do curso continua a pintar e passa a dar aulas de pintura em tela. Também percebo que alguns alunos tem um interesse maior por pintura e praticam em casa. Observo que o meu trabalho também ajuda na autoestima e na autoconfiança, pois depois que eles pintam um quadro eles se sentem realizados – afirma.
Segundo a arte terapeuta e professora do curso, as oficinas de pintura são desenvolvidas uma vez por semana através de quatro turmas. Na terça feira tem uma turma no horário das 14h30 às 15h30 e outra das 15h30 às 16h30. Já na quinta feira, tem uma turma no horário das 9h às 10h e outra turma das 10h às 11h. “Lembrando que os cursos são pagos e com desconto para quem é da associação”, diz.
A aluna Márcia Regina Mendes Aguiar, de 67 anos, já participa das oficinas desde o início, mas afirma que já era aluna da professora Lilian.
– Nunca pintei, mas procurei o curso porque estava precisando de um socorro e de um tempo para mim mesmo. E através da pintura eu me alivio, é uma terapia muito boa para mim. Com o tempo o trabalho com pintura está me fazendo me sentir melhor. É uma terapia muito boa e desde que iniciei já pintei em torno de 20 quadros. Também pinto em casa para me aliviar. Acredito que todo mundo deveria pintar em tela, é bom para a mente e para combater o estresse – opina.

Curso de pintura ensina e apura técnica assim como desperta autoconhecimento
Credito: ( Julio Amaral )

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document