Oficina sobre preservação da água reúne estudantes em BM

Oficina contou com exibição de documentário, debate e atividades práticas sobre o uso consciente e preservação dos recursos hídricos

by Mayra Gomes

Foto: Divulgação

Barra Mansa – A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a equipe socioambiental do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), promoveu, nesta quarta-feira (19), uma oficina especial em comemoração ao Dia Mundial da Água, que é celebrado em 22 de março. A atividade aconteceu na Escola Municipal Tancredo Neves, no bairro Piteiras, e reuniu duas turmas do 4º ano, proporcionando um espaço para a educação e a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao documentário ‘A Água que Falta’, produzido pela Conteúdo Diversos, que levantou questões sobre o acesso e a escassez de água. Após a exibição, um debate interativo foi promovido, permitindo que os estudantes refletissem sobre o tema e compartilhassem suas próprias percepções. Esse momento foi fundamental para estimular o senso crítico dos jovens sobre a importância da água em seu cotidiano.

A coordenadora de Meio Ambiente, Anna Isabella Lima Valadão, ressaltou que estamos vivendo tempos em que os efeitos das mudanças climáticas se tornam cada vez mais evidentes, contribuindo diretamente para a escassez hídrica. “É essencial promover a conscientização entre as crianças, pois são elas que levarão adiante a missão de mitigar os impactos ambientais”, afirmou.

O engenheiro sanitarista do Saae, Diego Sebastian Carvalho de Souza, realizou uma apresentação para os alunos sobre o ciclo hidrológico e os componentes do saneamento, como os sistemas de tratamento e abastecimento de água e esgoto, além da drenagem urbana. Ele destacou a Estação Elevatória e o Reservatório de Piteiras, reforçando o senso de pertencimento ao bairro.

Na oficina prática, Diego utilizou uma ETA simuladora para demonstrar o processo de tratamento de água, permitindo que os alunos compreendessem cada etapa. Além disso, os alunos participaram da utilização de um filtro caseiro, observando o processo de filtração até obter água limpa. Em outra atividade, um reagente foi usado para diferenciar a água tratada pelo Saae da água mineral, destacando as características de cada tipo. Por fim, os alunos manusearam peças de redes de esgoto, como tubos e conexões, para entender os elementos de coleta e distribuição.

O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a iniciativa como um passo importante para a educação ambiental nas escolas. “Incentivar crianças e jovens a adotarem hábitos mais sustentáveis e conscientes no uso da água é fundamental para garantir um futuro melhor para todos nós. A oficina não apenas cumpriu o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Água, mas também deixou uma marca no coração dos alunos, que saíram mais conscientes e motivados a cuidar do nosso recurso mais precioso: a água”, afirmou Rodrigo.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996