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País – Uma pesquisa divulgada na última semana apontou que oito em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães. O levantamento do Instituto Locomotiva, em parceria com a QuestionPro, indica ainda que cerca de 133 milhões de consumidores devem impulsionar as vendas, tanto em lojas físicas quanto online. A intenção de presentear está presente em todas as faixas sociais: 87% dos brasileiros das classes D e E pretendem comprar algo, assim como 81% da classe C e 80% das classes A e B.
O professor do curso de Ciências Contábeis da Estácio, Haroldo Andrade Junior, destaca que o Dia das Mães é uma data potente para o varejo.
“É uma data comemorativa muito relevante para o comércio e o varejo em geral, pois não faz distinção de classe social. Pessoas de todas as classes vão em busca de, pelo menos, uma lembrança para suas mães. Os itens mais procurados são cosméticos, roupas, acessórios e calçados. Chocolates, flores e cestas de café da manhã também estão entre os itens mais buscados para presentear as mães.”
O mestre em Administração acrescenta que o valor médio gasto pode variar bastante.
“Para quem pretende presentear a mãe com um item mais elaborado, o tíquete médio pode chegar a até R$ 500. Quem optar por uma lembrança mais simples pode gastar até R$ 100”, afirma Haroldo.
Segundo o profissional, ainda há tempo para quem não comprou o presente.
“Ainda é possível pesquisar os presentes, buscar alternativas e comparar preços, o que pode garantir certa economia. Para as compras online, é importante verificar se o presente chegará até a data do Dia das Mães. Essa questão do prazo de entrega pode influenciar bastante na decisão de compra dos consumidores, assim como promoções, descontos, frete grátis e melhores condições de pagamento, como parcelamento sem juros”, finaliza Haroldo.