Paris – A Seleção Brasileira de futebol feminino perdeu, neste sábado (10), a final olímpica contra os Estados Unidos e terminou a competição com a medalha de prata. A partida, terceira final disputada pelo Brasil, terminou em 1 a 0 para as estadunidenses, que conquistaram o placar com gol de Mallory Swanson, no Parque dos Príncipes, em Paris.
Após 16 anos, a Seleção Brasileira de futebol feminino voltou a disputar uma final olímpica. Nas três vezes que o Brasil disputou as finais, perdeu para os Estados Unidos. Apesar da derrota, a campanha da Seleção, comandada pelo treinador Arthur Elias, foi melhor que o esperado. Após dura classificação na fase de grupos, o Brasil superou a anfitriã, França, e as espanholas, atuais campeãs do mundo, e conquistou a final olímpica. A medalha coroou a provável despedida de Marta pela Seleção Brasileira.
O Jogo
Apesar do bom desempenho de ambas as equipes, a Seleção Brasileira teve o protagonismo no primeiro tempo. No primeiro minuto, Ludmila teve a chance de marcar para o Brasil. Aos 25, Mallory Swanson chutou cruzado e o Brasil contou com uma grande defesa de Lorena. Yasmin, duas vezes na pequena área, passou a bola e não finalizou. Já Gabi Portilho teve grande oportunidade desperdiçada no fim da primeira etapa.
No segundo tempo, Mallory Swanson fez o gol dos Estados Unidos no início da etapa. Após o gol, o técnico Arthur Elias fez diversas alterações, dentre elas, Marta em campo na vaga de Ludmila. A Seleção Brasileira não conseguiu criar oportunidades mais agudas, apesar da maior posse de bola.