Ombudsman diz que Folha ‘errou e persistiu no erro’ ao ocultar dados de pesquisa

by Diário do Vale

Brasília – A ombusdman da Folha de S.Paulo, Paula Cesarino Costa, escreveu ontem em sua coluna que o jornal “errou e persistiu no erro” ao publicar dados incompletos sobre pesquisa Datafolha de avaliação do governo do presidente interino, Michel Temer.

A pesquisa, divulgada no último sábado (16), foi alvo de críticas e acusada pelo site de notícias independente The Intercept, de cometer “fraude jornalística” em relação à preferência do brasileiro sobre a permanência de Michel Temer, a volta da presidente afastada Dilma Rousseff ou a realização de novas eleições.

Na publicação original, a Folha informou que 50% dos entrevistados preferiam a permanência de Temer à volta de Dilma, e que, diante dessa questão, 3% disseram defender novas eleições. No entanto, quando a possibilidade de novas eleições aparece entre as respostas estimuladas, o percentual de entrevistados que optam por essa alternativa chega a 62%, o que não foi dito pelo jornal.

A Folha só publicou a versão com esse percentual após as críticas e disse que não errou, mas que optou por não destacar cenário considerado “pouco relevante” pela direção do jornal. A ombudsman diz que sugeriu à redação “que reconhecesse seu erro editorial e destacasse os números ausentes da pesquisa em nova reportagem”.

“A meu ver, o jornal cometeu grave erro de avaliação. Não se preocupou em explorar os diversos pontos de vista que o material permitia, de modo a manter postura jornalística equidistante das paixões políticas. Tendo a chance de reparar o erro, encastelou-se na lógica da praxe e da suposta falta de apelo noticioso. A reação pouco transparente, lenta e de quase desprezo às falhas e omissões apontadas maculou a imagem da Folha e de seu instituto de pesquisas. A Folha errou e persistiu no erro”, escreveu a Paula Cesarino Costa na edição deste domingo.

Além da polêmica sobre o trecho da pesquisa que tratava de novas eleições, a ombudsman também critica a escolha do jornal de destacar na manchete sobre a pesquisa o otimismo com a economia, “subaproveitando temas políticos”.

You may also like

4 comments

calango 25 de julho de 2016, 12:27h - 12:27

Se um jornal como a folha comete uma insanidade como esta imaginem esses institutos de fundo de quintal. Sei não mais penso que não foi erro e sim uma compra de como manipular uma informação aquele tipo de coisa que os coxinhas adoram ler e ver por exemplo rede bobo, Veja, Estadão e tantas outras porcarias que rolam por ai.

cidadão de olho 25 de julho de 2016, 07:49h - 07:49

Erro não é intencional.

Isso foi mais que intencional.

Foi manipulador. Exatamente como sempre faz.

Depois os coxinhas vão dizer que leem jornal, que a pesquisa não falha.

Rodolfo Dias 24 de julho de 2016, 23:11h - 23:11

A Folha não errou; o jornal dos Frias mentiu, fraudou. Só isso.

Pera a!!! 26 de julho de 2016, 00:54h - 00:54

É por isso que tinha Leonel Brizola como um ídolo pois ele não se cansava de denunciar esses “esquemas” dos grandes grupos de mídia, chegando ao ponto de declarar que, se eleito fosse presidente da república, o seu primeiro ato – isso mesmo, o PRIMEIRO ATO – como presidente do Brasil seria o de rever as concessões das comunicações no Brasil. Certamente não veríamos coisas desse naipe – que são comuns – aqui no Brasil.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996