OMS classifica carne processada como alimento cancerígeno

by Diário do Vale
Risco: Bacon e salsicha são alimentos considerados arriscados (Foto: Divulgação)

Risco: Bacon e salsicha são alimentos considerados arriscados (Foto: Divulgação)


Rio –
 Carnes processadas – como salsicha, presunto, linguiça, hambúrguer e bacon – foram classificadas como alimentos cancerígenos para seres humanos, conforme divulgado hoje (26) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a carne vermelha, incluindo partes do boi, porco, carneiro, bode e cavalo, foi classificada como alimento de provável risco cancerígeno.

A decisão foi tomada pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC, na sigla em inglês) e levou em consideração evidências de que o alto e frequente consumo de carne processada provoca câncer colorretal. “Especialistas concluíram que, para cada porção de 50 gramas desse tipo de carne consumida todos os dias, o risco de câncer colorretal aumenta em 18%”, alertou a agência.

As classificações foram definidas com base em mais de 800 estudos que tratam da associação de cerca de 12 tipos de câncer ao consumo de carne vermelha ou de carne processada em países e populações de dietas variadas. As evidências mais fortes, segundo a IARC, vieram de um grupo de estudo conduzido nos últimos 20 anos.

Ainda de acordo com a agência, braço da OMS, as descobertas reforçam a orientação do consumo limitado de carne entre humanos, sem deixar de levar em consideração que o alimento tem valores nutricionais.

You may also like

1 comment

Al Fatah 26 de outubro de 2015, 19:47h - 19:47

Aí depois descobrirão que não é a carne em si, mas sim os produtos que usam nela e nos animais. O ser humano consome carne desde que o mundo é mundo e isso nunca foi um problema. Os esquimós vivem estritamente de carne crua, fígado e gordura de suas presas, principalmente focas, ursos e baleias, sendo que eles são considerados um dos grupamentos humanos mais saudáveis do mundo…

Aí depois descobrem que frutas, verduras e legumes tratados com agrotóxico também pode prejudicar a saúde. Nunca existiu alimentação barata e segura no mundo. Deixamos de nos arriscar na caça e na coleta para morrer com aquilo que comemos…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996