Ônibus intermunicipais poderão ter botão de alerta à polícia

Sistema servirá para indicar situações de grave ameaça, coação ou violência que exijam intervenção das autoridades

by Mayra Gomes

Estado do Rio – Os ônibus intermunicipais do estado do Rio de Janeiro poderão ser obrigados a instalar um sistema de vigilância eletrônica silenciosa, com um botão de pânico para acionar a polícia.

Isso é o que prevê o PL 4921/2025, de autoria do deputado estadual Renan Jordy (PL). O parlamentar explica que o botão servirá para indicar situações de grave ameaça, coação ou violência, que exijam intervenção policial.

De acordo com o projeto, o botão de pânico deverá ser instalado ao alcance do motorista, sem chamar atenção. As empresas de ônibus deverão manter o sistema funcionando ininterruptamente, com registro das atividades por pelo menos 60 dias. As informações serão fornecidas aos órgãos de segurança, ao Ministério Público Estadual e à Secretaria de Polícia Civil, sempre que requisitadas.

“Nosso objetivo é criar mecanismos de comunicação e segurança entre o condutor, as empresas e as autoridades, considerando o aumento de assaltos e crimes dentro dos ônibus intermunicipais, que prejudicam passageiros e empresas”, justificou Jordy.

Segundo o deputado, o uso do botão será opcional ao motorista, já que ele pode estar sob coação direta do criminoso. No entanto, se acionado, as empresas serão obrigadas a informar imediatamente a autoridade policial, incluindo a localização do veículo via sistema de monitoramento da frota.

O PL tramita nas comissões da Alerj antes de ir à votação em plenário.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996