Rio de Janeiro – A Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo), principal organização internacional destinada a promover e desenvolver o turismo mundialmente, inaugurou nesta sexta-feira (7), no Rio de Janeiro, seu Escritório para as Américas, dando um passo estratégico para a promoção do turismo sustentável e a consolidação do Brasil como um dos principais destinos globais. A escolha da cidade para sediar o escritório reforça sua relevância como porta de entrada para visitantes internacionais e como símbolo da diversidade cultural e natural do país.
A cerimônia de abertura, realizada na Casa Brasil França, contou com a presença do Secretário-Geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do Ministro do Turismo, Celso Sabino, da secretária municipal do Turismo, Dani Maia, e do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.
“Ter um escritório da ONU Turismo no Rio é um reconhecimento da força do nosso turismo e do novo momento que vivemos. O Brasil voltou a ser um ator global e essa inauguração simboliza nossa reconexão com o mundo”, disse Marcelo Freixo, que abriu a cerimônia após as boas-vindas do Diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, Heitor Kadri.
O presidente da Embratur também apresentou os números recordes do setor, ressaltando que o Brasil registrou 1,48 milhão de turistas estrangeiros apenas em janeiro de 2025, com uma receita de US$ 805 milhões. Além disso, em 2024, o país recebeu 6,7 milhões de visitantes internacionais, arrecadando US$ 7,3 bilhões.
“O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal do Brasil, e nada mais simbólico do que essa cidade receber um escritório que será fundamental para impulsionar ainda mais o turismo brasileiro. Estamos construindo pontes com o mundo, promovendo um setor que gera empregos, movimenta a economia e contribui para um desenvolvimento mais sustentável”, completou Freixo.
O ministro Celso Sabino se impressionou com a representatividade do setor na cidade e brincou dizendo que não esperava tanta gente numa sexta-feira. “Fazer um evento tão cheio como este numa sexta de pós Carnaval, como diria o Freixo, é sinal de que o turismo no Rio e no Brasil vai bem de verdade. Esse escritório é sinal de que a ONU reconheceu o quanto o turismo é importante pra desenvolver esta cidade e este continente. A América do Sul é o novo destino do turismo no mundo”, destacou Celso Sabino.