País – Agentes da Polícia Federal, com o apoio da Corregedoria da Receita Federal, deflagraram na manhã desta quarta-feira (4) a Operação Handbrake. O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa especializada em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor para os estados do Nordeste.
A PF, com 60 policiais e 14 servidores da Corregedoria da Receita Federal, cumpre 15 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Piauí e Pará. Quatro servidores da Receita Federal foram afastados de seus cargos. Além disso, foi deferido o sequestro de bens e o bloqueio de valores de até R$ 20 milhões dos investigados.
A investigação revelou a complexa estrutura da organização criminosa, com indivíduos responsáveis pela exportação dos produtos, outros pelo recebimento e distribuição dos eletrônicos no Brasil, e servidores da Receita Federal que não fiscalizavam os produtos. Alguns dos servidores afastados já haviam respondido administrativamente por envolvimento com alvos da investigação.
Iniciadas em janeiro deste ano, as investigações resultaram em três flagrantes de integrantes da organização envolvidos no transporte de aparelhos eletrônicos irregulares, com procedimentos registrados em Juazeiro/BA, Belém/PA e Guarulhos/SP. Estima-se que o grupo criminoso tenha movimentado R$ 70 milhões entre abril de 2023 e agosto de 2024.
Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, descaminho, contrabando, facilitação de contrabando e lavagem de dinheiro, com penas que podem somar até 39 anos de prisão.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996