sexta-feira, 22 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Oposição celebra vitória contra o Chavismo na Venezuela

Oposição celebra vitória contra o Chavismo na Venezuela

Matéria publicada em 7 de dezembro de 2015, 17:56 horas

 


Adversários do governo dizem resultado é início de uma mudança maior

Caracas – A Mesa da Unidade Democrática (MUD), coligação da oposição, afirmou nesta segunda-feira (7) que a vitória nas eleições parlamentares na Venezuela representa “o início da mudança” no país.
“Começou a mudança, Venezuela. Hoje temos razões para celebrar, o país pedia uma mudança, essa mudança começou hoje”, comemorou o secretário executivo da MUD, Jesús Torrealba, após o anúncio do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) dos resultados oficiais.

A oposição venezuelana conquistou 99 assentos de um total de 167 que compõem a Assembleia Nacional – contra 46 do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), do presidente Nicolás Maduro, obtendo maioria parlamentar pela primeira vez em 16 anos.

Os dados foram apresentados pela presidente do CNE, Tibisay Lucena, numa aparição pública, horas depois do fechamento das urnas, quando estavam contados 96,03% dos votos.

“O povo falou de forma clara, as famílias venezuelanas estão cansadas de viver as consequências do fracasso” do programa do PSUV, disse o líder da oposição.

A oposição beneficiou-se do forte descontentamento popular na Venezuela com uma crise econômica provocada pela queda do preço do petróleo. O país detém as maiores reservas do produto do mundo, mas está atualmente imerso a uma situação de escassez de alimentos e bens de primeira necessidade.

Os resultados eleitorais traduzem uma virada histórica depois da chegada do poder do “chavismo” (de Hugo Chávez) em 1999, apesar de diversos analistas advertirem que Nicolás Maduro pode tentar limitar os poderes do Parlamento para contrariar esta vitória, arriscando desencadear protestos.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar
    Liberdade e Propriedade

    Chega de comunismo na América do Sul. Liberdade!

    • Avatar

      Nunca se esqueça que se ficar parado, eles nos atropelam – os comunistas e os capitalistas.

      Dentre os dois, os comunistas não tem dó de ninguém, nem da mãe que os capitalistas apenas a vendem para obter lucro, mas a deixam viva.

Untitled Document