Ordem Pública coloca transporte de botijões de gás ‘na mira’

Motofretes que transportam mercadorias de forma improvisada colocam em risco a segurança deles e de outros atores do trânsito, aponta Secretaria

by Lívia Nascimento

Contran prevê requisitos mínimos de segurança para mototáxi e motofrete – Foto: Divulgação/Semop

Volta Redonda – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda anunciou nesta segunda-feira (28) que deu início à fiscalização do transporte de botijões de gás em motocicletas na cidade. O transporte desse produto de forma improvisada, com o uso de cangalhas, por exemplo, é proibido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de ser um grande risco para motoristas, pedestres e para quem transporta a mercadoria.
Uma operação comandada pelo secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Luiz Henrique, foi realizada na semana passada nos bairros Padre Josimo, Siderlândia e Belmonte. Os locais foram alvos de denúncias e uma motocicleta foi removida ao depósito público municipal. O veículo foi flagrado fazendo o transporte de botijões de gás de forma improvisada.
Coronel Luiz Henrique explicou que a operação ocorre para cumprir o que é estabelecido pelo Contran (Resolução Nº 943/2022), que prevê requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete).
“Estamos priorizando a segurança das pessoas e salvar vidas. O cuidado no transporte é essencial, uma vez que com qualquer tipo de queda, por se tratar de um produto inflamável, pode trazendo danos irreversíveis. O transporte de botijões tem que ser feito em triciclos, semirreboques e sidecars”, disse o secretário.
Além da remoção do veículo, o condutor pode ser multado em R$ 293,47 pelo descumprimento e perder sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por ser considerada uma infração gravíssima.

 

Você também pode gostar

2 comments

SOFREDOR DA FAVELA Publicado terça-feira, 29 de outubro de 2024 às 18:45 horas - 18:45

E SOBRE O TRANSPORTE DE GENTE(ONIBUS)SERÁ QUE ALGUÉM DO PODER PÚBLICO ESTÁ PREOCUPADO QUEM DEPENDE DA PINHEIRAL ESTA SOFRENDO MUITO (455 fazendinha não existe mais)

George Lucas Publicado segunda-feira, 28 de outubro de 2024 às 17:45 horas - 17:45

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, frequentemente nos brinda com ótimas ideias e excelentes serviços. Mais uma vez parabéns. São nossos impostos transformados em bons serviços. Toda comunidade agradece.

Comments are closed.

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996