Os melhores espiões do cinema

Por Diário do Vale

 

Pioneiro: O James Bond original, de 1962

Tom Cruise volta aos cinemas em mais uma Missão Impossível. Realizando façanhas incríveis em nome da CIA, o serviço secreto americano. Que anda desmoralizado depois que o presidente Donald Trump declarou, publicamente, que acredita mais no presidente russo Vladimir Putin do que na CIA, no FBI e na NSA. Mas pelo menos no cinema os espiões americanos sempre estiveram com a bola toda. Na verdade, quem chamou a atenção para eles foi um senhor inglês, chamado Bond, James Bond.

Missão Impossível: Tom Cruise escala o Burj Khalifa

Quando o primeiro filme do 007 chegou aos cinemas, no verão de 1962, foi um sucesso comparado ao “Guerra nas Estrelas” do George Lucas. A produção barata, que custou apenas um milhão de dólares, rendeu centenas de milhões no mundo inteiro. E gerou uma serie que continua até hoje. Ainda que o James Bond moderno, interpretado pelo Daniel Craig, seja uma caricatura do original, vivido pelo inimitável Sean Connery.
No filme “O satânico dr.No”, James Bond é resgatado, no final, por um agente da CIA, Felix Leiter. Os produtores americanos acharam que era hora de colocar a CIA no papel principal, e criaram várias series de televisão. Uma delas foi “Missão Impossível”, sobre uma equipe de agentes que usava engenhocas de alta tecnologia para ludibriar seus inimigos.
Na série original, de 1966, Peter Graves recebia suas missões através de um gravador de fita de rolo que sempre dizia: “Essa mensagem se auto-destruirá em cinco segundos”. E o gravador pegava fogo. Em 1996 o diretor Brian de Palma criou a versão moderna, estrelada pelo Tom Cruise. Num ataque de estrelismo, Cruise fez com que toda a equipe de espiões fosse morta na abertura do filme. Porque ele não queria dividir o heroísmo com ninguém. E nos cinco filmes seguinte a equipe Missão Impossível passou a ser um time de um homem só.
No papel do agente Ethan Hunt, Cruise já voou pendurado na porta de um avião, andou em cima do trem bala francês e escalou a torre do Burj Khalifa em Dubai. Tão famoso quanto ele é o espião Jason Bourne, interpretado pelo Matt Damon desde o sucesso de “A identidade Bourne” em 2002. O último filme da franquia foi “Jason Bourne” de 2016, onde o herói fez par com a sueca Alicia Vikander, a nova Lara Croft do cinema.
Curiosamente, a mesma Alicia Vikander esteve no remake de outra serie famosa dos anos 60: O agente da UNCLE. A UNCLE surgiu de uma sugestão feita pelo criador do James Bond, Ian Fleming, ao produtor americano Norman Felton. Na série original, estrelada pelo Robert Vaughn e Dave McCallum, em 1964, a UNCLE (Sigla de rede unida para a manutenção da lei) é o serviço de inteligência das Nações Unidas. Por isso o espião americano Napoleon Solo faz dupla com o russo Ilya Kuriakin. Como nos filmes do James Bond uma atração do filme são os aparelhos de alta tecnologia. Como uma caneta rádio transmissor que permite que os agentes se comuniquem com a sede em Nova York a partir de qualquer ponto do mundo.
Em 2015 a serie foi transformada num filme para o cinema, com o Super Homem Henry Cavill no papel de Napoleon Solo. Mas a versão moderna não tem nada a ver com o original, e só mantem os nomes dos personagens. James Bond, Jason Bourne e Napoleon Solo são personagens fictícios, que não se parecem em nada com os espiões da vida real. Que não andam por aí se exibindo em carros esporte de luxo nem trocando tiros no meio da rua. Os espiões de verdade tentam ser muito discretos e evitam chamar a atenção.

DVD: Vikander e os agentes da UNCLE

Um bom filme sobre o mundo real da espionagem é “A ponte dos espiões”. Onde Tom Hanks faz o papel de um advogado que participa da troca de um agente russo por um piloto americano no auge da Guerra Fria. Todos esses filmes estão disponíveis em DVD e até em Blu Ray e são ótimos de ver, comendo pipoca, nessa noites frias de inverno.

por:  Jorge Luiz Calife – [email protected]

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996