OSBM recebe maestro e solistas convidados

Por Diário do Vale

A OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) apresenta nesta terça-feira (14), mais um concerto de sua Temporada 2018. Dessa vez, a regência será do maestro convidado, Marcos Arakaki, com as participações especiais do flautista italiano Massimo Mercelli e da pianista brasileira Vera Astrachan, solistas da noite. O evento acontece às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Centro, em Barra Mansa, com entrada franca e censura livre. Na quarta-feira (15), às 20 horas, o mesmo concerto será apresentado na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro.
O repertório levará o público a um belo passeio musical, através de compositores renomados, com obras e estilos bastante diferentes. O concerto inicia-se com “Rimetrias”, do compositor brasileiro Edino Krieger. Essa peça teve sua estreia em 2006, durante o tradicional Festival de Inverno de Campos de Jordão (SP), sendo agora executada pela OSBM.
O programa segue com a execução de duas peças do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart – “Andante para Flauta e Orquestra, K 315” e “Concerto para Flauta e Orquestra em Sol Maior K 313”. Essas obras fazem parte de um vasto repertório deixado por Mozart, que é considerado um dos gênios da música mundial. E a noite termina com “Sinfonia No 2 – Age of Anxiety”, do compositor norte-americano Leonard Bernstein, baseada no poema de mesmo nome de W.H.Auden. Essa obra teve sua estreia em 1949, com a Orquestra Sinfônica de Boston, tendo como solista, ao piano, o próprio compositor.
– Dessa vez, o público terá a oportunidade de assistir a atuação de um grande maestro, o Marcos Arakaki, e de dois solistas maravilhosos, Massimo Mercelli e Vera Astrachan. Esse mesmo concerto será apresentado no Rio de Janeiro e é um privilégio podermos ter em nossa cidade, gratuitamente, uma apresentação como essa. Convidamos a toda a população de Barra Mansa, como de outras cidades da região, a assistir a esse espetáculo – frisou o secretário de Educação do município e maestro Vantoil de Souza.
O evento é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio da CCR Nova Dutra, Saint Gobain e Ministério da Cultura, e apoio da Transporte Generoso.

O Maestro
Graduado em Música pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), na classe de violino do professor Ayrton Pinto e mestre em Regência Orquestral pela University of Massachusetts, Marcos Arakaki é o regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, sendo seu colaborador desde 2011. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, atuação em renomadas orquestras do país, como a Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras, e no exterior, como a Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, a Orquestra Sinfônica de Xalapa, a Orquestra Filarmônica de Universidade Autônoma do México, a Kharkiv Philharmonic, na Ucrânia, e a Boshlav Martinu Philharmonic, na República Tcheca.
Ao longo dos últimos 10 anos, Arakaki tem contribuído de forma decisiva na formação de novas plateias e difusão da música de concerto em mais de 70 cidades brasileiras, através de turnês e concertos em praças, parques e concertos didáticos. Paralelamente, tem desenvolvido atividades como coordenador pedagógico, professor e palestrante em diversos projetos e instituições culturais.

 

Massimo Mercelli
Flautista italiano, estudou no Conservatório Giovanni Battista Martini, em Bolonha, graduando-se aos 19 anos, com nota máxima, e aperfeiçoando-se posteriormente com Andrè Jaunet e Maxence Larrieu. Em sua carreira, já se apresentou em diferentes palcos pelo mundo, entre eles, Filarmônica de Berlim, Musikverein de Viena, Carnegie Hall, em Nova Iorque, Tchaikovsky Hall de Moscou e Wigmore Hall, em Londres. Tocou, muitas vezes, músicas dedicadas a ele e participou de estreias mundiais de compositores como Penderecki, Nyman, Glass, Sollima, Bacalov e Morricone, Gubaidulina.

 

Vera Astrachan
Uma das mais destacadas pianistas brasileiras, Vera Astrachan nasceu no Rio de Janeiro, foi aluna de Arnaldo Estrella e graduou-se pela UFRJ, onde obteve medalha de ouro. Mais tarde, aperfeiçoou-se com Hans Graf e Bruno Seidl¬hofer, em Viena, Ilona Kabos, em Londres, e Joaquin Nin-Culmell, em Berkeley. É detentora de inúmeros prêmios, tendo se apresentado em várias cidades europeias e norte-americanas, como Viena, Paris, Londres, Lisboa, Nova York, San Francisco e Los Angeles. No Brasil, Vera apresentou-se como solista das principais orquestras sob a batuta de regentes como Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Isaac Karabtchevsky, John Neschling, Roberto Tibiriçá, Roberto Duarte, Henrique Morelenbaum, entre outros. Em 2004, a pianista lançou em CD sua elogiada gravação com obras de Schumann e Ravel.

VOCÊ PODE GOSTAR

2 Comentários

Aposentado 14 de agosto de 2018, 23:14h - 23:14

Barra Mansa das contradições….A música vai bem e a Educação vai mal….Até quando Prefeito?

Triste Realidade 15 de agosto de 2018, 10:27h - 10:27

Também quase 10 milhões de reais por ano desviados para bancar Orquestra,
quem paga a conta são os alunos e professores.
Por uma orquestra amadora em Barra Mansa.
Deixa os profissionais para a Petrobrás ou Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996