OSBM toca com Léo Gandelman em concerto no Instituto Cultural Municipal

by Diário do Vale

Léo Gandelman elogiou o Música nas Escolas: “O projeto é simplesmente espetacular e o resultado está aí, com essa orquestra maravilhosa”

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) terá um convidado especial para o próximo concerto da Temporada 2018, que acontece nesta terça-feira (26), às 20 horas, no Instituto Cultural Municipal. Com a regência de Daniel Guedes, a OSBM recebe como solista da noite o saxofonista Léo Gandelman, um dos nomes de destaque da música brasileira.
Mesclando o clássico ao popular, o repertório promete agradar em cheio ao público. O concerto será aberto com “Sinfonia No 1 em Dó Maior Op.21”, de Beethoven, seguida de “Concertino Para Saxofone e Orquestra”, de Radamés Gnattali. Fazem parte ainda do programa as canções “Valsa Triste”, também de Gnattali, “As Rosas Não Falam”, de Cartola, “Lamento”, de Pixinguinha e Vinícius de Moraes, e “Furuvudé”, composição do próprio Gandelman.
O saxofonista, que esteve em Barra Mansa no último dia 21, para ensaiar com a OSBM, comentou sobre a expectativa para a apresentação, elogiando a orquestra.
– Num momento em que nosso pais vive uma fase de desmonte de orquestras, tocar com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com quem já toquei outras vezes, é um grande prazer. A OSBM é uma orquestra que se renova, que está sempre crescendo, melhorando – afirmou ele. Gandelman falou ainda sobre o repertório escolhido e destacou como especial o fato de tocar pela primeira vez uma música com um novo arranjo, feito pelo trombonista Vittor Santos.
– Será um momento muito especial tocar com a orquestra, pela primeira vez, ‘Lamentos’, com arranjo de Vittor Santos. Também quase não tenho oportunidade de tocar composições minhas, como ‘Furuvudé’, com uma orquestra. E quero dizer também que é uma honra tocar com Daniel Guedes, um músico acima da média, que faz música com o coração, que entende a música de forma especial – falou o saxofonista, ressaltando ainda a execução de “Concertino”, de Radamés Gnattali.
– Radamés é um dos maiores compositores da música brasileira. Toquei essa peça, em 2001, em Nova Iorque, no Linconl Center. Ele tem elementos da música brasileira, da música universal. Me perguntaram ‘Essa música é brasileira?’, ‘É jazz?’, e eu respondi ‘É Radamés!’ – contou.
Léo Gandelman também elogiou o Projeto Música nas Escolas, desenvolvido em Barra Mansa. – Esse projeto é simplesmente espetacular e o resultado está aí, com essa orquestra maravilhosa, que hoje é conhecida no país inteiro. O maestro Vantoil (Vantoil de Souza, diretor Artístico da Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa) está de parabéns, ele é um visionário, um empreendedor da música – finalizou.
O evento, gratuito e com classificação livre, é realizado pela Prefeitura de Barra Mansa e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com o patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra, Saint Gobain e apoio do Instituto Cultural Municipal.

O solista

Mais conhecido como instrumentista, com destaque para o saxofone, Léo Gandelman é um artista marcado pela versatilidade: é também compositor, arranjador e produtor musical. Começou seus estudos musicais cedo, aos seis anos, e, embora aos 15 já fosse solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, pontua sua carreira entre o clássico e o popular com a mesma desenvoltura, o que o consagrou junto a públicos variados. Além dos trabalhos próprios, com os quais chegou a mais de 500 mil discos vendidos, participou de gravações de diversos grandes nomes da música brasileira, somando participações em mais de mil discos. Em 30 anos de carreira solo, Léo Gandelman é hoje um dos mais influentes músicos brasileiros. Atualmente, também apresenta o programa “Vamos Tocar”, no canal Bis, da Globosat, que já está na sua terceira temporada.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996