Oscar 2025: Ainda Estou Aqui é considerado “vencedor” por especialistas

Longa brasileiro provoca debate sobre memória da ditadura e direitos humanos; cerimônia de premiação do Oscar acontece neste domingo (2), em Los Angeles (EUA)

by Lívia Nascimento

Cerimônia será transmitida a partir das 21h, no horário de Brasília – Foto: Reprodução Oscar.org

País – O filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, é considerado “vencedor” antes mesmo do Oscar, destacam estudiosos. Lançado em 2024, o longa, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, já recebeu 38 prêmios, incluindo o Prêmio Goya e o Globo de Ouro de Melhor Atriz. Com 5 milhões de espectadores, o filme traz à tona a memória da ditadura militar (1964-1985) no Brasil e o impacto sobre as famílias afetadas, como a de Rubens Paiva, que foi sequestrado, torturado e morto pela ditadura.

Estudiosos como o professor Arthur Autran destacam a “repercussão social” do filme, que gerou um debate positivo sobre o cinema brasileiro e valorizou a memória nacional. Para a professora Dirce Waltrick, a visibilidade internacional do filme representa uma “vitória expressiva” para a arte brasileira, que tem alcançado maior reconhecimento.

Marco Pestana, da UFF, vê o filme como uma obra que, apesar de tratar de um período obscuro, dialoga com o presente, especialmente em um contexto global de ascensão de regimes autoritários. O filme também traz à tona temas como os direitos das famílias, abordados pela advogada Ariadne Maranhão, que destaca o impacto das violações dos direitos humanos na autonomia das mulheres.

Com ou sem Oscar, o filme “furou a bolha”, atingindo até aqueles que desconheciam as violências da ditadura. A repercussão também levou o STF a reavaliar o caso de Rubens Paiva, abordando a aplicabilidade da Lei da Anistia.

Saiba onde assistir

Neste domingo (2), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia os premiados da 97ª edição do Oscar, a maior celebração do cinema mundial. O Brasil está na disputa com três indicações, todas para o filme Ainda Estou Aqui, concorrendo nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres no papel principal.

Quem comanda a cerimônia este ano é o humorista Conan O’Brien, que estreia como apresentador do Oscar. Reconhecido por seus talk shows, como Late Night with Conan O’Brien e The Tonight Show with Conan O’Brien, ele atualmente se dedica ao podcast Conan O’Brien Needs a Friend.  A cerimônia ocorre no Dolby Theatre, em Hollywood, e será transmitida ao vivo no Brasil pela TV Globo, TNT e Max, a partir das 21h (horário de Brasília). Com informações da Agência Brasil.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996