Ótica da Cidadania entregou mais de 21 mil óculos em 2015

by Diário do Vale

fabrica de oculos

Volta Redonda – A Ótica da Cidadania Padre Ernesto Moreira Lamim, localizada no Estádio da Cidadania, entregou mais de 21 mil óculos em 2015. Os beneficiados são estudantes da rede pública (municipal e estadual), idosos, deficientes físicos que não possuem renda, além de alunos da Apae, portadores do vírus da Aids e internos do Centro de Socioeducação Irmã Asunción de La Gándara Ustara (Degase). Já no início de 2016 a unidade bateu recorde de entrega já beneficiando, apenas nos dois primeiros meses do ano, cerca de 4,3 mil pessoas.

De acordo com o diretor da ótica, João Reis Machado, diariamente são montados cerca de 100 unidades com lentes e armações de qualidade. “Nosso principal objetivo é facilitar o acesso para que os estudantes, idosos e outros beneficiários que têm direito ao serviço tenham um atendimento ágil e com tecnologia avançada”, explicou o diretor da ótica.

Para mandar fazer os óculos, segundo o diretor, é preciso a apresentação do Cartão SUS, declaração de matrícula na rede pública e a receita, no caso de estudante. “Para os idosos, além da receita e do cartão do SUS, é necessário apresentar comprovante de residência e ter uma renda até dois salários mínimos”, afirmou o diretor. Os alunos do projeto EJA (Educação para Jovens e Adultos), também são atendidos pela Ótica da Cidadania.

De 1997 a 2015 foram entregues 187.301 mil óculos. Ano passado, 3.225 alunos, 1.198 estudantes do EJA e 15.112 idosos, além de 1.853 outros casos previstos dentro das regras do programa, foram beneficiados pelo projeto. Quem faz parte dessa estatística é o aposentado Liverman Bastos Santos, de 75 anos, morador do bairro Santo Agostinho, que receberá, pela segunda vez, os seus óculos. “Essa é a segunda vez que venho fazer os meus óculos. Esse é um benefício e tanto que a população de Volta Redonda recebe do poder público. O atendimento é excelente e a qualidade também”, afirmou o aposentado.

Iniciativa tem quase vinte anos

A Ótica da Cidadania, que fica no segundo andar do Estádio da Cidadania desde 2009, nem sempre funcionou no esquema atual, e também não atendia por esse nome. O projeto na verdade já existia desde 1995, através da FAE (Fundação de Amparo ao Estudante), que funcionava no bairro Parque das Ilhas, mas o serviço beneficiava apenas estudantes do ensino fundamental (primeira à quarta séries).

Com o início da primeira administração do atual prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), em 1997, foram adquiridos equipamentos mais modernos, e os atendimentos na ótica foram estendidos para estudantes da rede pública até o segundo grau, usuários da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), alunos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), pacientes do programa DST/Aids de Volta Redonda, deficientes físicos e idosos a partir dos 50 anos com renda de até dois salários mínimos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996