quarta-feira, 28 de julho de 2021 - 17:57 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Pacientes afetados pela Covid-19 em Itatiaia estão recebendo atendimento de fisioterapia respiratória

Pacientes afetados pela Covid-19 em Itatiaia estão recebendo atendimento de fisioterapia respiratória

Matéria publicada em 25 de fevereiro de 2021, 08:06 horas

 


As sessões acontecem aos domingos no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia

Este serviço também vai auxiliar na reabilitação dos pacientes que contraíram o novo coronavírus – Foto: Divulgação PMI.

Itatiaia- Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, além de contribuir com o retorno seguro as suas atividades diárias, a Prefeitura de Itatiaia, através da Secretaria Municipal de Saúde vem oferecendo serviços de fisioterapia respiratória às pessoas afetadas pela Covid-19, principalmente aquelas que apresentaram sintomas mais graves.

Segundo a secretaria de Saúde, este serviço também vai auxiliar na reabilitação dos pacientes que contraíram o novo coronavírus, ressaltando que as sessões acontecem aos domingos, das 08h às 17h, no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros, no Jardim Itatiaia.

Para receber o tratamento é necessário fazer o agendamento através da Centro Municipal de Fisioterapia, por meio do telefone (24) 3352-1438 ou (24) 9 92148162.

Além do atendimento realizado com o auxílio de aparelhos e também de forma manual, os pacientes também têm acesso a palestras e podem tirar as suas dúvidas sobre os exercícios respiratórios por meio de um grupo de whatsapp.

– Todos os domingos atendemos individualmente e fazemos pequenos grupos presencias, seguindo as medidas de segurança como uso de máscaras e distanciamento. Nesses encontros, converso sobre o tratamento e faço um bate-papo onde que cada um compartilha as suas dificuldades, limitações e as suas conquistas – disse Paula Motta, especialista em fisioterapia respiratória.

Paula explica ainda que após serem contaminados pelo novo coronavírus alguns pacientes podem apresentar limitações como dificuldades na respiração e a fisioterapia respiratória é essencial nesse processo de reabilitação.

– Algumas pessoas são mais suscetíveis a Covid-19 e após serem infectadas precisam passar por tratamentos de reabilitação. Muitos pacientes apresentam dificuldade na respiração e a fisioterapia contribui muito nesse processo de recuperação – explicou.

Vítima da Covid-19, o morador de Itatiaia, Marcelo Henrique, compartilha o resultado positivo do tratamento.

– Fui vítima da Covid e fiquei muito mal. Durante a minha internação no Hospital de Itatiaia eu fiquei sabendo desse tratamento de fisioterapia respiratória e logo iniciei para fortalecer o meu pulmão. Esse tratamento foi fundamental para a minha recuperação. Hoje, ainda faço tratamento em casa com aparelho e também sou atendido todos os domingos. Esse serviço foi muito bom pra mim. O resultado foi muito positivo e eu já consigo frequentar a academia para treinar e também consigo caminhar – destacou.

O Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros fica localizado na Avenida II, 800, no bairro Jardim Itatiaia.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document