quinta-feira, 6 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Pacientes de Volta Redonda com Covid-19 são encaminhados para hospitais no Rio

Pacientes de Volta Redonda com Covid-19 são encaminhados para hospitais no Rio

Matéria publicada em 5 de julho de 2020, 10:59 horas

 


Volta Redonda – O DIÁRIO DO VALE teve a confirmação por parte de familiares de ao menos três pacientes acometidos pela Covid-19 que estão sendo transferidos para hospitais de campanha na capital. Os casos foram relatados entre o fim da noite de sábado e a madrugada deste domingo. Um dos principais motivos para as transferências seria o fato do Hospital Regional Zilda Arns ainda não estar recebendo pessoas infectadas pelo coronavírus, depois que o governo do estado atrasou os repasses para a organização Social que administra a unidade.

A interrupção dos serviços no Hospital Regional, ao que parece, teve reflexo quase imediato na ocupação dos leitos da rede pública em Volta Redonda. Neste sábado, o prefeito Samuca Silva afirmou que  o município ultrapassou a taxa de ocupação de 50% dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para Covid-19, na rede pública municipal. A ocupação está em 62%, segundo o prefeito.  Com isso, Samuca anunciou também neste sábado que editará um decreto proibindo a entrada de novos pacientes com Covid-19, que não sejam da cidade na rede pública municipal.  Mais: o prefeito pretende contratar leitos da rede particular para suprir a demanda.

Vale ressaltar que a rede pública municipal teria mais de 50 leitos de UTI no total, sendo 27 deles isolados para paciente com Covid e, destes 62% estavam ocupados, segundo Samuca Silva. Foi por essa razão que o comércio não poderá reabrir as portas. Há um acordo firmado com o Ministério Público e a Justiça, pelo qual a ocupação dos leitos destinados exclusivamente à Covid não pode passar de 50%. Se isso ocorrer, o comércio fecha.

Fluxo mudou

No início da pandemia do coronavírus, Volta Redonda abrigou pacientes de praticamente todo o estado e principalmente da Baixada, Rio e Grande Rio. Todos eram encaminhados para o Hospital Regional, que é administrado por uma organização social. Através de um edital de emergência, o governo do estado transformou a unidade em referência para tratamento da Covid-19 em todo estado. Quem ganhou a concorrência foi a própria OS que já administrava o Hospital Regional.

No entanto, o Tribunal de Contas do Estado encontrou irregularidades no contrato emergencial e determinou a suspensão dos pagamentos que deveriam ser feitos pelo governo estadual. Com isso, no último dia 20 de junho o hospital parou de receber novos pacientes. Informações extraoficiais apontam que apenas 7% dos 232 leitos do Hospital Regional estejam ocupados no momento. Enquanto isso, pacientes da região seguem para serem tratados a quase 200 quilômetros de distância.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

24 comentários

  1. Avatar

    Meu Deus, ir para o Rio de janeiro, não.

    Isso não pode acontecer, pois a pessoa fica sozinha lá, sem notícias para a família.

    Meu Deus, que absurdo.

  2. Avatar

    Meu Deus, ir para o Rio de janeiro, não.

    Isso não pode acontecer, pois a pessoa fica sozinha lá, sem notícias para a família.

    Meu Deus, que absurdo.

  3. Avatar

    Inadmissível transferência de pacientes de VR, incompetência prefeito Samuca. Hospital Santa Margarida KD????
    Hospital de campanha????
    UHG????
    Hospital do Retiro????
    Hospital do Idoso????

  4. Avatar

    KD os babacas que estavam defendendo a socialização dos leitos de VR pra pessoas do Rio e Grande Rio?

  5. Avatar

    Sempre questiono e ninguém responde!!! Quem audita os números que o Gestor anuncia em sua live? Porque esta omissão da câmara de vereadores? Durante o funcionamento do Hospital Regional, seus números não contabilizavam nas estatísticas de Volta Redonda, porque com o seu fechamento, virou o problema chave da pandemia? Reflitam e respondam sem colocar a sua ideologia politica na frente! Tem algo estranho no reino do gestor.

  6. Avatar

    Bagunça geral. Que decepção esse GESTOR. HOJE em dia também todos que morrem é covid.

  7. Avatar

    Disse tudo, Zé Venâncio.

  8. Avatar

    O elefante azul do Samuca,no bairro Niterói,e para que? afinal? que gestão desastrada a desse prefeito…e o que dizer deste Governador ? ☹️

  9. Avatar

    Duas palavras para resumir esse fato do Hospital Regional . Indignação e incompetência . Pensem muito bem sobre os candidatos a prefeito e vereador .

  10. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    Ué mas porque não levaram esses paciente para o HOSPITAL DE CAMPANHA??? E outra coisa, o GOVERNO DO ESTADO não falou que RESOLVERIA a questão do HOSPITAL REGIONAL quanto as OS? Ou seja, não CUMPRIU COM A PALAVRA ….

    • Avatar

      Witzel decepcionou a maioria do povo do Rio ! Acreditamos que por não ser político profissional seria diferente, mas aí que tudo indica parece que é mesmo um extrume!

    • Avatar

      Cadê o hospital de campanha no estádio de volta redonda???

  11. Avatar

    Que desastre esse governo. Sra marcia cury,coordenadora da covid na região, outro desastre

    • Avatar

      Cadê a gestora Marcia Cury?
      Se não está conseguindo dar conta de uma coordenação imagine prefeita.

  12. Avatar

    Porque não junta todos os prefeitos da região e assumem a bronca deste hospital, o que se gasta em cada cidade poderia ser empregado neste hospital!!!!toda a estrutura do hospital do estádio é alugada, desmonta essa bosta é manda todos para lá!!!!

    • Avatar
      Quem são os brasileiros.

      A culpa é do “DNA”” dos brasileiros? Seríamos nós um dos povos mais corruptos do mundo em todas as camadas sociais? Somos um povo sem vergonha?
      Somos um povo que só sabe criticar mas que faz pouco para melhorar? Todo dia é a mesma ladainha?
      Quem somos nós?

    • Avatar

      Vereadores de Volta Redonda, apareçam para esclarecer o que está acontecendo em Volta Redonda referente aos últimos acontecimentos referentes a está Pandemia junto ao EXECUTIVO;as eleições estão aí, o POVO não é bobo e vai cobrar de vocês nass Urnas em Novembro.

  13. Avatar

    Lixo de estado. O estado do RJ só puxa o interior pro mesmo buraco onde está a baixada. Isso daqui é um atraso.

  14. Avatar

    Acredito que o prefeito esteja divulgando estatísticas mentirosas. Se a ocupação de leitos para tratamento da Covid é tão baixo na rede municipal, porque enviar pacientes para hospitais do Rio???

  15. Avatar

    Enquanto nós ficamos em casa nossos entes queridos são encaminhados para Rio de Janeiro.
    Enquanto o empresário quebra por não poder trabalhat os representantes do ministério recebem em dia seus poupudos salários.
    Enquanto nós contribuintes lutamos para sobreviver e pagar nossas contas o prefeito bate cabeça e joga nosso dinheiro no lixo.

Untitled Document