Padaria Escolar de Pinheiral forma seis turmas em curso de panificação

by Diário do Vale

O curso dá oportunidade dos alunos incrementarem seus currículos para o mercado de trabalho
(Foto: Prefeitura Municipal de Pinheiral)

Pinheiral – A Padaria Escolar de Pinheiral entregou certificados de conclusão do curso de Panificação para seis turmas, que eram compostas por alunos da rede municipal e por pessoas da comunidade, neste último final de semana, no auditório da Prefeitura Municipal. As entregas foram realizadas pela vice-prefeita e secretária de Educação, Sediene Maia dos Santos, e pelo secretário municipal de Educação, Souza Júnior.

O curso de Panificação conta com aulas presenciais, que abordam disciplinas teóricas e práticas, onde os alunos devem cumprir a carga horária de 30 horas. A matriz curricular é composta por disciplinas como: Matemática, Projeto de Desenvolvimento em Panificação, Nutrição, entre outras.

Até ano passado, o curso era aberto somente para alunos das redes estaduais e municipais, já neste ano além dos alunos, os participantes também foram pessoas da comunidade com perfil de situação de vulnerabilidade, risco e exclusão social.

O secretário municipal de Educação, Fernando Antônio Cabral de Souza Júnior, comentou que todos os alimentos produzidos no curso são voltados para os alunos das escolas da cidade.

– A gente ensina eles a produzirem diferentes tipos de biscoitos e pães à base de leite. Tudo o que utilizamos na Padaria Escolar são alimentos utilizados dentro das escolas. Dessa forma, nós direcionamos alguns desses insumos para a padaria com o intuito de aumentar a produção e atender as escolas a partir disso, destinando tudo para os alunos da rede – explicou o secretário.

Para Cristiane Lúcia Roberto, de 39 anos, aluna do curso de panificação, disse que o curso dá muitas possibilidades pessoais e profissionais.

– Decidi fazer o curso porque atualmente trabalho em uma padaria e vejo uma necessidade de ter um padeiro, além de pensar em abrir meu próprio negócio. A criação do curso é uma iniciativa muito boa para ter uma nova oportunidade de crescimento e também ajudar nossos amigos e familiares. No meu caso, há instituições na igreja que faço parte onde saímos para distribuir sopões. Então o curso possibilita que eu faça pães e biscoitos e leve para essas pessoas, complementando a ação – afirmou a aluna.

Já o secretário municipal de Educação, concluiu que a proposta do curso é promover inclusão de pessoas e gerar uma nova perspectiva de vida.

– É uma nova opção para que essas pessoas não entrem no mundo das drogas e da criminalidade, não podendo deixar de destacar que se trata de uma ação empreendedora. Para essa turma em específico, nós conseguimos incluir a parte de ação empreendedora nas aulas para que os alunos possam aprender a fazer os pães e biscoitos e utilizar isso para a comercialização, gerando emprego e renda que não necessita de carteira assinada. Essa é uma medida que vamos buscar manter no curso – concluiu Fernando Antônio.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996