
Foto: Divulgação
Estado do Rio – A equipe do Programa Produtores de Água e Floresta (PAF) participou de uma reunião com representantes da EMATER-RIO para discutir a ampliação das parcerias institucionais em apoio à conservação ambiental na Região Hidrográfica II, área de atuação do Comitê Guandu e abrangida pelo programa.
O encontro teve como principais objetivos a apresentação do novo ciclo do PAF e o início das tratativas para assinatura de um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A proposta é estabelecer uma atuação conjunta mais estruturada entre as instituições, visando à colaboração mútua em programas e projetos voltados à infraestrutura verde e à recuperação ambiental nas regiões atendidas pela EMATER-RIO.
Representaram o PAF, o Comitê Guandu e a empresa Água e Solo os técnicos Fernando Antunes e Raul Demolinari, além de Jussara (AGEVAP) e Hendrik Mansur (Comitê Guandu/GTIV). Pela EMATER-RIO, estiveram presentes José Matias, Everton Lessa e Ricardo Vieira.
Realizada em março, a reunião reafirmou o interesse de ambas as instituições em fortalecer a cooperação em prol da conservação ambiental e do desenvolvimento do meio rural na região. A parceria pode contribuir significativamente para a mobilização de proprietários rurais, o apoio à regularização ambiental e a implementação de práticas conservacionistas.
O PAF segue avançando em suas articulações, criando bases para expandir ações de apoio à conservação de florestas, à proteção de recursos hídricos e à geração de benefícios para comunidades rurais. A busca por parcerias institucionais é essencial para fortalecer a mobilização dos proprietários dos municípios abrangidos pelo programa.
O Programa Produtores de Água e Floresta é uma iniciativa do Comitê Guandu, realizada pela AGEVAP, com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na Região Hidrográfica II.