Palestra em universidades fala sobre meios de prevenir suicídio

by Diário do Vale

Volta Redonda e Barra Mansa

O Diretório Acadêmico de Medicina do UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda, organizou em prol do mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo, uma palestra com a psicóloga da instituição, Soraya Ferreira, e o voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV), Sérgio Justo, para falarem sobre como identificar os sintomas e como ajudar pessoas que estejam passando por dificuldades emocionais.
Embora casos de doenças contra a saúde mental venham crescendo no Brasil, o assunto ainda é pouco falado na sociedade, inclusive na área da saúde. De acordo com a psicóloga Soraya, essa realidade pode ser explicada pela visão de “vida perfeita” que a sociedade exige das pessoas, além da vergonha de abordar o assunto no âmbito profissional e pessoal.
-Temos vivido em um período que tudo é imposto a nós. Todo mundo tem que estar bem, todo mundo tem que mostrar nas redes sociais que está bem. Muitas das vezes elas acham que apenas elas têm o problema e se envergonham de conversar com um amigo próximo. O mais importante é poder notar os problemas e procurar ajuda – ressaltou
A sociedade tem mostrado cada vez mais o sofrimento psíquico, dentre eles a ansiedade e a frustração, e isso tem atingido principalmente os jovens adolescentes, fazendo com que cheguem a medidas extremas.
– Palestras como essa nos mostra como devemos buscar ajuda, como podemos identificar sintomas. Muitas das vezes o problema está do nosso lado e precisamos ter um conhecimento básico para conversar com esse paciente e saber a quais profissionais encaminhá-lo – destacou a aluna Beatriz Nicolite, estudante de Medicina.
Para Sério Justo, voluntário do CVV, o Centro de Valorização à Vida, funciona como um suporte emocional, pois as pessoas que realizam o atendimento são treinadas para lidar com todo tipo de ligação, são mais de 30 tipos de temas recebidos diariamente, como tentativa de suicídio, estupro e assassinato.

Barra Mansa

O Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, também está com uma programação voltada para o Setembro Amarelo. O a 2° edição do evento, que é uma iniciativa dos cursos de Psicologia e Jornalismo da instituição, acontecerá no dia 25 e contará com palestras e mesa-redonda sobre a conscientização e prevenção do suicídio.
O suicídio é apontado como um grave problema de saúde pública, que poderia ser evitado em 90% dos casos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O projeto oferece propõem um diálogo aberto para debater o tema e entre os convidados, estão Nany Carvalho, psicóloga e pesquisadora da temática “Suicídio”, Carine Naldi, psicóloga e professora do curso de Psicologia do UBM, Gilberto Caldas, sociólogo e jornalista, Zenaide Rocha, voluntária do CVV, e Jotha Rox, que é professor e músico.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996