Estado do Rio – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) divulgou nesta terça-feira (3) uma nova edição do Panorama da Covid-19, referente à Semana Epidemiológica (SE) 34 (18 a 24 de agosto), período em que foi registrado aumento de todos os indicadores da doença. A taxa de positividade teve o maior crescimento e, diferente do boletim da semana passada, foi detectado também aumento do número de solicitações de leitos.
Os indicadores precoces – taxa de positividade, atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e números de solicitações de leitos – sinalizam o aumento de casos antes mesmo da elevação registrada nos sistemas de informação. Por isso, o monitoramento é primordial para ações de preparação da SES-RJ no combate ao crescimento da doença e na orientação para o reforço das medidas de prevenção e controle, como a vacinação. A divulgação do panorama foi retomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) detectarem uma tendência de aumento gradativa em pelo menos três semanas consecutivas.
Em relação à taxa de positividade, houve um crescimento de 2% na SE 30 para 13% na SE 34, referentes aos testes RT-PCR realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) em amostras coletadas em unidades de saúde da rede pública. Já no teste rápido de antígeno, o aumento foi de 3% na SE 30 para 7% na SE 34. O boletim também demonstra que houve crescimento de 14% no número de solicitações de leitos – foram 550 pedidos na semana 30; na SE 34, o número subiu para 629.
Unidades de Pronto Atendimento
Sobre os atendimentos nas UPAs do Estado do Rio, houve uma mudança de metodologia. Até a semana passada, os números divulgados eram referentes ao Código Internacional de Doenças (CID). Atualmente, os técnicos consideram os dados de sinais e sintomas de síndrome gripal compatíveis com a Covid-19 para acompanhamento dos registros deste indicador. No atendimento de adultos, houve crescimento de 1.123 na SE 30, para 1.440, na SE 34. A elevação também se manteve para o número de crianças. Na SE 30, foram 760 atendimentos; enquanto, na SE 34, chegaram a 1.123. A SES-RJ ressalta que, apesar do aumento dos indicadores precoces, o cenário ainda não apresenta impacto nas taxas de ocupação de leitos das unidades.
Alerta
A SES-RJ, através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), emitiu no dia 23 de agosto um alerta sobre o aumento nos indicadores precoces da Covid-19 para todos os municípios do Estado do Rio. O documento reforça que a vacinação é fundamental para prevenir a disseminação da doença. Também orienta sobre a necessidade de distanciamento físico, quando houver diagnóstico de síndrome gripal por Covid-19; além de reforço de medidas simples, como lavagem das mãos e evitar a utilização das mãos para cobrir nariz e boca ao espirrar.