Paola da Pizzaria é diplomada pela Justiça Eleitoral

Diplomação ocorre após TSE reconhecer fraude a cota de gênero praticada pelo PRTB cassar mandato de vereador

by Mayra Gomes

Foto: Divulgação

Barra Mansa – A Justiça Eleitoral diplomou, nesta terça-feira (2), como vereadora, definitivamente, Paola Silvério Sapede, a Paola da Pizzaria do PSDB. Depois de um longo processo os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deram a vitória aos tucanos, que a partir de agora possuem duas cadeiras no legislativo do município fluminense. O PRTB perde a única cadeira conquistada nas eleições de 2020 por não cumprir a legislação em relação a igualdade de gênero nas chapas proporcionais.

O então vereador e secretário de Esportes de Barra Mansa, Bruno Oliveira é quem fica sem o mandato por conta de seu partido ser acusado de fraudar a cota de gênero ao disputar o pleito.

Por unanimidade, os ministros entenderam que a legenda usou candidaturas femininas fictícias para simular o cumprimento da cota de 30% das candidaturas de mulheres.

De acordo com o advogado de Paola, Dr Caio Carvalho, do escritório Carvalho e Corrêa Advogados: “O Tribunal Superior Eleitoral pacificou o entendimento de que os partidos políticos têm a responsabilidade de, além de respeitar a cota de 30% de candidaturas femininas, incentivar as candidatas do sexo feminino a efetivamente participar do pleito eleitoral, de modo a evitar as chamadas candidaturas fictícias ou meramente formais”.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996