Papa Francisco morre aos 88 anos

Primeiro latino-americano a ocupar o cargo, Francisco ficou 12 anos a frente da Igreja Católica

by Weylla dos Reis Gonçalves Chaves

Internacional – Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, o Papa Francisco.  A morte foi às 2h35 desta madrugada, no horário de Brasília, e divulgada pelo Vaticano. “Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte do nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, afirmou o cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja.

Nos últimos anos, o papa estava passando por problemas de saúde e deixou de participar de eventos importantes da Igreja, como a procissão da Sexta-feira Santa no Coliseu de Roma do ano passado e deste ano. Foi em maio de 2022 que Francisco apareceu em público, pela primeira vez, usando uma cadeira de rodas por causa de uma crise de dores no joelho. Neste ano, a saúde do papa piorou e ele precisou se afastar um pouco mais. Ele estava se recuperando de um pneumonia nos dois pulmões, que o deixou internado por cerca de quarenta dias.  Por conta da saúde frágil, não participou tão ativamente da Semana Santa deste ano. No entanto, ontem, domingo de Páscoa (20), o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.

Na página do Vaticano, no comunicado sobre a morte, um agradecimento a Francisco que foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo mais importante da Igreja Católica. “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso ao Deus Trino”

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936 , o papa Francisco, que tinha como nome de batismo Jorge Mario Bergogli, assumiu o cargo após a renúncia de Bento XVI em 2013. Ele permaneceu no cargo de líder da Igreja Católica por 12 anos.
Ainda não há informações sobre o funeral do Papa Francisco. A expectativa é que ao longo do dia, o Vaticano divulgue os detalhes. Nas próximas semanas, a Igreja deve se reunir para a votação que define o novo Papa.

 

Você também pode gostar

1 comment

guto 21 de abril de 2025, 12:12h - 12:12

O Papa Francisco lutou contra o aborto, pois para ele isso era um verdadeiro genocídio!

Reply

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996