Paquistão executa dez condenados em um dia - Diário do Vale
segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 12:25 h

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Paquistão executa dez condenados em um dia

Paquistão executa dez condenados em um dia

Matéria publicada em 17 de março de 2015, 08:49 horas

 


As autoridades paquistanesas executaram dez condenados, o maior número em um só dia, após a suspensão parcial da moratória sobre a pena de morte que estava em vigor desde 2008, informaram autoridades à AFP.

Dois condenados foram enforcados em Karachi, no Sul, dois em Rawalpindi, no Norte, cidade vizinha da capital Islamabad, e seis no centro da província de Punjab, no Leste do país, acrescentaram as fontes da AFP, elevando para 37 o número de execuções feitas no país desde meados de dezembro.

As autoridades suspenderam parcialmente a moratória em casos de condenados à morte por atos terroristas, na sequência do ataque dos talibãs contra uma escola de Peshawar (no Noroeste), que causou 153 mortes, em meados de dezembro passado.

Desde o início deste mês, as execuções foram ampliadas, após ordem dada pelo Executivo paquistanês aos governos provinciais, no sentido de agilizar as condenações de quem esgotou as possibilidades de recurso e cujos pedidos de clemência foram rejeitados pelo presidente.

Organizações defensoras dos direitos humanos, como a Anistia Internacional ou a Human Rights Watch, estimam que cerca de 8 mil pessoas estejam no corredor da morte em prisões paquistanesas por um dos 28 crimes que preveem a pena capital, entre eles assassinato, violação ou blasfêmia.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document