Paraty promove conscientização e sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente

Ações acontecem ao longo da semana e incluem oficinas, plantio de espécies nativas e iniciativas de limpeza

by adrielly ribeiro

Paraty – Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Paraty, através Secretaria do Meio Ambiente, realizará uma série de atividades voltadas para a educação ambiental e a sustentabilidade. As ações acontecem ao longo da semana e incluem oficinas, plantio de espécies nativas e iniciativas de limpeza e revitalização de áreas degradadas. Na terça-feira (4), na  Escola Cirandas e na Pequenina Calixto serão realizadas várias atividades voltadas para o meio ambiente. Entre elas, uma oficina de tinta natural, onde as crianças poderão pintar espécies que habitam o mangue. Haverá também a confecção de mudballs, bolinhas feitas de argila e farelos que ajudam na descontaminação e limpeza dos corpos hídricos, além de uma oficina de origami e atividades para a identificação de espécies nativas e exóticas.
Na quarta-feira (5), as ações se concentrarão no Rio Perequê-Açú e no Canal do Jabaquara, na Rua Caborê. Haverá o lançamento das mudballs no rio e no canal, plantio de espécies nativas, distribuição de mudas pela Secretaria de Agricultura de Paraty e uma abordagem sobre tratamento de água conduzida pelo Grupo Água de Paraty.
Estudantes do CIMEI Professor Fabiano, Escola Pequenina Calixto e Comunitária Cirandas estarão envolvidos nessas atividades. Ainda na quarta-feira, às 8h, no início da ciclovia da estrada do Corisco, haverá plantio de espécies nativas como parte do projeto Carbono Vivo para compensação de carbono. Essas ações contam com a parceria do Jardim Porto das Canoas e do CMB para a revitalização e recuperação das áreas degradadas no Rio Perequê-Açú e Jabaquara.
Já na quinta-feira (6), no Mangue da Terra Nova, com ponto de encontro no estacionamento do Cais de Turismo às 8h30, ocorrerá a limpeza do mangue e o transplante de espécies de mangue como parte do Projeto Carbono Vivo. Haverá também uma abordagem sobre tratamento de água pelo Grupo Água de Paraty, com a participação dos estudantes da Escola Parque da Mangueira.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996