quinta-feira, 24 de setembro de 2020 - 02:53 h

TEMPO REAL

 

Capa / Internacional / Paris enfrenta greve geral que pode atingir outras cidades da França

Paris enfrenta greve geral que pode atingir outras cidades da França

Matéria publicada em 5 de dezembro de 2019, 09:32 horas

 


Metrô, ônibus e lojas não funcionam. Há risco de confrontos

Sem transporte público, franceses usam bicicletas para se deslocar em Paris
(Foto: Gonzalo Fuente)

França – Uma greve geral, hoje (6), na França, contra as novas medidas sobre as aposentadorias ameaça paralisar vários setores. Determinados a forçar o governo a abandonar os planos, trabalhadores dos transportes ferroviários e aéreos, professores, pessoal hospitalar e outras categorias paralisaram as atividades.

As redes de transportes em Paris e outras cidades francesas estão fortemente afetadas pelo movimento.

Paris, nesta quinta-feira, parece uma capital diferente, disse um jornalista. “Parece um domingo, uma vez que 90% dos trens do Metrô e 80% dos ônibus estão parados” acrescentou. A paralisação é sentida, ainda, nos aeroportos e no recolhimento de lixo pela cidade.

Com o argumento de que quer tornar a economia francesa mais competitiva, o presidente Emmanuel Macron pretende avançar com uma série de cortes nos gastos públicos. Em particular, quer simplificar o sistema de aposentadorias.

Macron argumenta que o atual sistema é injusto e muito dispendioso. A reforma proposta pelo governo tenciona substituir os 42 regimes de pensões que existem atualmente por um sistema por pontos e põe fim a direitos laborais, principalmente, dos funcionários do Metrô de Paris.

Em todo o país estão convocadas 245 manifestações para hoje. Há a possibilidade de confrontos entre grupos violentos e a polícia. O comércio foi aconselhado a fechar.

*Informações Agência Brasil


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

4 comentários

  1. Avatar

    Mais um país que se arrebenta, depois de anos de governos socialistas. Onde os políticos da esquerda chegam ao poder, em pouco tempo o caos impera.

    • Avatar

      Incrível a capacidade de opinar sem se aprofundar no assunto.Parece que nem leu o texto. É justamente por querer adotar medidas neoliberais que o governo liberal francês está sofrendo essa retaliação. E em trinta anos somente Hollande pode ser considerado socialista. Aproveita a internet e pesquise. Esses bolsominons sofrem de síndrome de Estocolmo, só pode ser. Estamos vendo o mais despreparado governante destruir direitos básicos e o cidadão que certamente está incluindo nesse grupo opinando sobre aqueles que não aceitam que mexam com suas conquistas.

    • Avatar

      Esse aí mal deve saber o nome de 3 vereadores da cidade onde vive e quer entender do sistema político francês.

      É o que sempre digo : Infelizmente a internet deu voz a uma legião de retardados mentais.

    • Avatar
      juanito el caminhador

      Tipico comentário de quem tem como fonte de informação unica o antagonista

Untitled Document