quinta-feira, 2 de dezembro de 2021 - 15:32 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Parlamentares criticam Jucá e dizem que vão entrar com ações contra o ministro

Parlamentares criticam Jucá e dizem que vão entrar com ações contra o ministro

Matéria publicada em 23 de maio de 2016, 13:45 horas

 


Partidos contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff reagiram nesta segunda-feira (23) ao conteúdo de gravações de conversas entre um dos principais articuladores do processo contra a petista, o ministro do Planejamento Romeró Jucá (PMDB-RR), e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Divulgadas hoje pelo jornal Folha de S.Paulo, as conversas mostram o senador Jucá sugerindo que uma “mudança” de governo poderia resultar em um pacto com o Supremo Tribunal Federal para frear investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Na Câmara, o PSOL adiantou que elabora um pedido de prisão de Jucá sob o argumento de que o ministro tentou obstruir a Justiça. Segundo o presidente nacional da legenda, o sociólogo Luiz Araújo, e o líder do PSOL na Casa, Ivan Valente (SP), o documento será entregue diretamente à Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda na tarde de hoje.

Outro partido que está mobilizado é o PT. A sigla quer ter acesso a outras gravações e documentos relacionados ao mesmo assunto. O objetivo do partido de Dilma Rousseff é tentar usar estas informações para tentar anular o processo de afastamento da petista. Paulo Pimenta (RS), vice-líder do PT na Câmara, disse que a gravação comprova que o “processo de impeachment foi motivado por uma articulação criminosa com forte presença na Câmara e no Senado”.

Apesar de admitir “absoluta perplexidade” com a gravação, Paulo Pimenta afirmou que não há surpresa no envolvimento de uma “organização criminosa” dentro do Parlamento que barganhava votos pelo impeachment em troca de proteção a deputados e senadores que fariam parte de um esquema de negociações de Medidas Provisórias, emendas e outras matérias na Casa, que “perceberam o risco de perder o poder”.

“Isto foi utilizado como moeda de troca para obtenção de votos”, disse Pimenta, defendendo que a revelação comprova que havia uma tese de que a mudança de governo pudesse alterar o foco das investigações da Lava Jato.

Pimenta antecipou que setores do PT já estão consultando a área jurídica para tentar acessar outras gravações e informações relacionadas ao mesmo teor da conversa entre Jucá e Machado. Para o deputado, os documentos que eram conhecidos desde março, se fossem divulgados à época, poderiam influência no resultado da votação na Câmara e no Senado que acabaram afastando Dilma do comando do Executivo, por 180 dias.

Senado

No Senado, Telmário Mota (PDT-RR) disse que ele, o presidente do PDT, Carlos Lupi e o senador Lasier Martins (PDT-RS) entrarão amanhã com uma representação no Conselho de Ética do Senado que pedindo a cassação do mandato do ministro do Planejamento e senador licenciado Romero Jucá (PMDB-RR).

Para os pedetistas, a situação de Jucá é a mesma que resultou na cassação do senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), que foi gravado pelo filho de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, oferendo um plano de fuga e uma mesada em troca de o executivo não fazer acordo de delação premiada com o Ministério Público no âmbito das investigações da Operação Lava Jato.

“Novamente nós estamos vivendo uma situação extremamente delicada no país que vem dessas crises: política, econômica e, mais uma vez, um senador da República está envolvido em tentar obstruir a Justiça brasileira. Então o procedimento do senador Jucá é igual ao do senador Delcídio e isso está nos impulsionando a entrar com uma representação no Conselho de Ética contra o mandato do senador Romero Jucá.

Telmário ressaltou que neste caso, espera a mesma celeridade e interesse dados ao caso Delcídio do Amaral. “Do contrário, essa Casa passa a ter dois pesos e duas medidas e aqui nós não estamos para passar a mão na cabeça de ninguém. É muito grave o que o senador Jucá falou com o Machado. Ele tenta obstruir diz que precisava do impeachment para fazer um pacto com o Judiciário. O Judiciário não pode estar fazendo pacto com senadores envolvidos em corrupção em nenhuma situação”, avaliou.

Até partidos aliados do governo Temer já pediram providências. O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (DEM-GO), lembrou que a sociedade brasileira saiu às ruas para conter um processo de corrupção e apoiar a Lava Jato.

“Se no decorrer deste momento problemas surgirem, deverão ser tratados com rigor. Qualquer denunciado tem a obrigação e o direito de se defender das acusações que recaem sobre ele. Mas esses atos individuais deverão ser tratados longe da administração pública para que a reestruturação e a credibilidade do governo não sejam comprometidas. Só assim teremos as mudanças necessárias e desejadas pela população” defendeu Caiado, acrescentando que o governo Dilma é um exemplo claro de perda de confiança da população por deixar que problemas individuais contaminem o governo.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

28 comentários

  1. Interessante o PSOL alegar que o Jucá obstruiu a justiça. Por acaso não foi a mesma coisa que a Dilma fez protegendo o Lula?

    Interessante tbm é agora começarem a falar que o PT é da Dilma. Não é mais do LUla? Será porque ele está depressivo no hospital chegando ao ponto do médico falar que ele está com amnésia e que não poderá mais se defender?

  2. Volta Dilma só com você na presidencia a lava jato vai cassar as bruxas.

    • SE ELA FOR ESPERTA, ELA DEVERÁ FUGIR DO BRASIL E SE ESCONDER DEBAIXO DAS ASAS DE FIDEL CASTRO E FICAR QUIETINHA. MAIS DIAS OU MENOS IDIAS, MORO METE ALGEMAS NELA.
      ELA É A BAINHA DAS BRUXAS A QUE VOCE SE REFERE COMEDORA DE PÃO COM MORTADELA.

    • E OS QUE ESTÃO “COMENDO” AGORA, PARA AS ILHAS CAYMAN. TENDO EM VISTA A LIMITAÇÃO INTELECTUAL DE ALGUNS : ILHAS CAYMANS – PARAÍSO FISCAL NO CARIBE. PARE DE LER VEJA E SÓ ASSITIR “JORNAL NOCIVAL”, SE INTERE MAIS SOBRE O SWISSLEAKS BRAZIL E PANAMÁ PAPERSl. E VERÁ…..

  3. A turma da mortadela está alvoroçada! O JUCÁ NÃO NOS REPRESENTA. SOMOS DA TURMA DO MORO! aliás, preparem-se, pois o japonês vem aí. o primeiro a ser pego vai ser o mister cachaça

    • Deixaram de ser coxinhas pra serem trouxinhas.

    • E NÃO DEMRA MUITO!

    • Ze Brega, mortadela é algo que não chega a minha mesa, mas há quem goste.Graças a meu trabalho honesto, diga-se de passagem antes que algum coxinha idiota fale besteiras, moro bem, ando de Outlander (nova), como nos melhores restaurantes de nossa cidade, viajo para o exterior wuase todo ano, mas nao tenho como deixar de admitir que o governo Lula/Dilma melhorou e muito a qualidadr de vida do povo brasileiro, inclusive a sua.

    • TURMA DO MORO ? KKKKKKKKKKKKKK, SABE DE NADA INOCENTE………

  4. Só os coxinhas cegos de ódio contra PT não enchergaram o que estava claro e cristalino. Vai bater panela agora coxinha idiota?
    Massa de manobra.

    • APOSENTADO, QUANDO EU ME REFERI AOS MILITARES, REFERI A MILITARES MACHOS, NÃO ALGUMA MERDA PROTEGIDA PELO GOVERNO SAFADO DO LULA E DILAM. A DILMA NÃO É RESPONSÁVEL PELA ATITUDE DA LAVA JATO. ELA E O LULALAU VÁRIAS VEZES TENTARAM CONTER A CAMINHADA DESTES BRAVOS HOMENS DA LEI. QUANDO EU DISSE QUE ESTAVA FORA, É PORQUE TENHO CERTEZA QUE TODO O CONTINGENTE POLÍTICO BRASILEIRO ESTÁ CAGADO. O MAIS LIMPO ENTRE ELES COM CERTEZA DEVE TER PRATINHAS ROUBADAS NO BOLSO. MORO NÃO TERÁ NEMHUMA DICULDADE EM PRENDER O CAPO LULA E SUA ACECLA DILMAINCOMPETENTE.
      O BRASIL SE TORNOU OPAÍS MAIS CORRUPTO DO MUNDO E VOCÊ AMIGO, EU E MILHÕES DE BRASILEIROS VAMOS ARCAR COM O ÔNUS DESTA LAMBANÇA.
      HOJE SÓ CONSIGO VER UM LADO ERRAO. O NOSSO, QUE EM AMBOS OS CASOS DISCUTIMOS POR VERMES QUE NÃO MERECEM MAIS NOSSA CONFIANÇA. EU NÃO SÓ DISCUTO MAIS POLITICA COMO NUNCA MAIS VOTO EM EM SAFADO NENHUM.

    • Cara pintada, perito (em falar merda),cantinflas, zé brega, vai vendo, fazem parte da turma dos sem noção

    • Cara pintada, perito (em falar merda),cantinflas, zé brega, vai vendo, fazem parte da turma dos sem noção

  5. O jucá ja se licenciou do cargo e o DV engolindo barriga ainda!!

    Após vazamento de gravações sobre Lava Jato, Jucá se licencia do governo.

    O ministro do Planejamento, Romero Jucá, anunciou nesta segunda-feira (23) que está se licenciando do governo do presidente interino Michel Temer.

    O anúncio ocorre no mesmo dia em que a Folha divulgou gravações em que Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato.

    Gravados de forma oculta, os diálogos entre ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e Jucá ocorreram semanas antes da votação na Câmara que desencadeou o impeachment da presidente Dilma Rousseff. As conversas somam 1h15min e estão em poder da PGR (Procuradoria-Geral da República).

    Mais opções

    Publicidade

    O ministro do Planejamento, Romero Jucá, anunciou nesta segunda-feira (23) que está se licenciando do governo do presidente interino Michel Temer.

    O anúncio ocorre no mesmo dia em que a Folha divulgou gravações em que Jucá fala em pacto para deter avanço da Lava Jato.

    Gravados de forma oculta, os diálogos entre ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e Jucá ocorreram semanas antes da votação na Câmara que desencadeou o impeachment da presidente Dilma Rousseff. As conversas somam 1h15min e estão em poder da PGR (Procuradoria-Geral da República).

  6. DUAS coisa ficaram bem Claras , a primeira e que era GOLPE e a outra e que a LAVA JATO E REALMENTE INDEPENDENTE SO ESSA DILMA MESMO PRA FAZER ISSO A PARTI DE AGORA RESPEITO MAIS AINDA ELA.

  7. Não e possível só isso de comentários ,rssrsrrsrsrrs.Cadê os defensores da moral os que gritavam que não era GOLPE????

  8. Coxinhas teleguiados estão com cara de forévis agora… Ah, os inigualáveis franguinhos da Sadia…

  9. NÃO VÃO BOTAR CAMISINHA VERDE AMARELA ? VÃO INFLAR O PATO DA FIESP ? CADÊ OS CARTAZES COM DIZERES “AGORA O BRASIL TEM JEITO” ? NÃO VÃO BATER PANELA ? A PRAÇA BRASIL ESTÁ ESPERANDO VCS……………

  10. OI MINHA OPINIÃO. NÃO SOU COXINHA MAS SOU CONTRA TODA SACANGEM QUE ESTÁ ACONTECENDO.
    EM VÁRIAS POSTAGENS DEIXEI BEM CLARO QUE EU ERA MILITAR. ENTÃO NÃO É PRECISO DIZER QUE LADO ESTOU.
    COM RELAÇÃO À SUA COLOCAÇÃO TENHO A DIZER O SGUINTE: ESTAMOS TODOS FUUUUUUUUUUUUUUUUUU!
    EU TÔ FORA, NÃO COMENTO MAIS NADA E COLOCO NAS MÃOS DE DEUS, JÁ QUE MEUS MENINOS DA FARDA NÃO QUEREM PEGAR ESTE ABACAXI. QUE DEUS NOS LIVRE DESTA VERGONHEIRA.

    • Para seu conhecimento os “generais comandantes militares” também estão envolvidos nesta falcatrua, basta ler reportagem sobre este caso no JB que vc verá que o Sr Romero Jucá diz claramente que tem o apoio dos generais para fazer esta patifaria toda.

    • e ai cara pintada????,rsrsrsr

  11. Onde estão os coxs de Volta Redonda, e o tompete do brejo quando vai sair um texto declaração de amor para os vampiros do governo, fugiram todos pros esteits.

  12. Cadê as paneleiras e os paneleiros? Eheheh…

  13. E AI COXINHAS TÁ AI A PROVA DO GOLPE. QUERO VER COMENTÁRIOS NÃO FIQUEM EM SILÊNCIO.

    • Quem tem que ficar calado é a galera da mortadela, que com o pite não falava nada e agora quer dá uma de moralista. e sobre o governo do PMDB quem botou eles lá foi você, ou esqueceu que ele era a outra metade da sua chapa?

Untitled Document