Paróquias de Angra realizam celebração de Corpus Christi

Tradição dos tapetes será relembrada nas procissões religiosas do evento

by Mayra Gomes

Angra dos Reis – As paróquias católicas de Angra dos Reis estão se preparando para celebrar o feriado nacional de Corpus Christi nesta quinta-feira (30). A festa, que tem como objetivo lembrar a instituição da Eucaristia – corpo e sangue de Cristo -, contará com procissões e missas que deverão reunir centenas de fiéis. Além disso, a tradição de confeccionar tapetes pelas ruas também estará presente em alguns bairros.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Balneário, os tapetes serão confeccionados na noite de quarta-feira (29), ao longo da Alameda Luísa Angélica. A missa solene de Corpus Christi será realizada na quinta-feira (30), às 9h da manhã, na Igreja Matriz do bairro.

Na Japuíba, a programação religiosa terá início às oito da manhã do feriado, com a confecção dos tapetes na Rua Frei Gaspar. A missa solene será celebrada às 15h pelo pároco Padre Cícero e reunirá os fiéis de toda a Japuíba e adjacências.

No Centro, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição marcou o início da confecção dos tapetes na rua do Comércio para a procissão do Santíssimo, a partir das 8h. Os católicos enfeitam as ruas com imagens sagradas, flores e símbolos religiosos utilizando pó de serragem colorido, cal, pó de café reutilizado, sal grosso e outros produtos. A programação termina com procissão e missa na igreja Matriz às 18h. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, está apoiando a confecção de tapetes no centro da cidade.

A Paróquia São Sebastião, no Frade, também começará às 8h de quinta-feira (30), a preparar a Rua São Sebastião para a procissão religiosa. Os tapetes coloridos serão confeccionados ao longo da rua lateral da Igreja Matriz do bairro, e a missa solene será às 19:30h.

Em Camorim Grande, uma missa às 19h de quinta-feira será celebrada na igreja do bairro, sede da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, para lembrar o dia de Corpus Christi.

No Parque Mambucaba, a Paróquia São José Operário vai celebrar a data em dois momentos religiosos. Haverá missa solene na Igreja Matriz do bairro às 9h e confecção de tapetes na parte da manhã, no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Histórica de Mambucaba. A missa festiva será às 18h.

Em Jacuecanga, a Paróquia Santíssima Trindade concentrará as celebrações com missa às 18h na igreja de São José, no Village, celebrada pelo pároco Padre Gilberto Stanisce. Logo após, haverá procissão com passagem pelo tapete solidário de alimentos doados durante a celebração, destinados às famílias carentes assistidas pelo movimento dos Vicentinos.

Na Ilha Grande, a Paróquia São Sebastião reunirá seus fiéis na Igreja Matriz, no Abraão, para missa às 19h, seguida de procissão na Praça da Matriz e benção do Santíssimo no Cruzeiro.

Corpus Christi 

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e é uma festa religiosa da Igreja Católica que celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em lembrança à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. O feriado é marcado pela confecção dos tapetes de serragem que colorem ruas e avenidas de várias cidades brasileiras. Em Minas Gerais, cidades históricas como Sabará, Ouro Preto e São João Del Rei são famosas pela tradição. Os tapetes coloridos tiveram origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX).

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996