Parte dos músicos da OSBM veio da própria formação da orquestra

by Diário do Vale


OSBM acompanhou turnês nacionais e internacionais, além de se apresentar em temporadas na região (Foto: Arquivo)

Barra Mansa – Criada em 2005, como resultado do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, a orquestra sinfônica de Barra Mansa (OSBM) é formada atualmente por 90 integrantes, professores, monitores e alunos. A grande maioria dos componentes é oriunda do próprio processo de formação do projeto musical existente há 14 anos. Segundo Vantoil de Souza Junior, secretário de Educação de Barra Mansa e regente da orquestra, o modelo do projeto de formação continuada permitiu o seu crescimento técnico até chegar à sua atual formação.

O maestro destacou que o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa tem parcerias muito importantes para a formação dos músicos. Para a graduação, tem um convênio com o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), que oferece licenciatura em música e bacharelado, ambos com nota máxima no MEC. Já para a pós-graduação, o projeto tem convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que oferece vagas no mestrado em música, garantindo a solidez da formação dos músicos.

– O projeto também conta com inúmeros professores oriundos do processo de formação. Como no caso do maestro Isaac Francis Cesário, que é o regente da Banda Sinfônica de Barra Mansa, e que está no projeto desde seu início, começando como aluno e, que assumiu o cargo de professor e maestro. Outro exemplo é o Professor Werley Nicolau, atual regente da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, que também estuda no projeto desde o início. Werley é graduado em música pela UFRJ, já estudou na Alemanha e, hoje, é professor e maestro no projeto – explicou o secretário.

Apesar da formação dos 90 integrantes da OSBM, Vantoil de Souza Junior, frisou que quando há necessidade de aumentar o número de participantes, novos alunos ainda no processo do projeto são convidados para compor o grupo.

– Quando necessário mais alunos avançados do projeto são convocados para compor o grupo. Uma questão importante é que nenhum músico da orquestra atua apenas tocando. Todos são professores ou monitores do projeto de formação, atendendo nas escolas. Contudo, para ingresso na orquestra, é necessária aprovação em processo de audições, mesmo para quem já é do projeto. Anualmente os músicos são submetidos a audições, onde são avaliados quanto ao desenvolvimento técnico – disse.

Em relação às maiores dificuldades que a orquestra precisa no momento, o secretário de educação, citou que as prioridades são uma sala de concertos em Barra Mansa e, a captação de recursos, mesmo tendo aprovação nas leis de Incentivo à Cultura Federal e Estatual.

Apresentações marcantes

O regente da orquestra lembrou que ao longo da sua formação e desenvolvimento foram muitas conquistas durante os últimos anos. Segundo o secretário de educação, a orquestra participou durante seis anos como Orquestra Residente no Curso do Maestro Isaac Karabtchevsky, em Recife e Olinda – PE. Também já participou durante sete anos do concerto de inauguração da Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, fez o acompanhamento da Turnê Brasileira do Balé Kirov, de São Petesburgo e o acompanhamento da Turnê Brasileira do Balé Bolshoi, de Moscou; a orquestra também acompanhou a Turnê Brasileira do Balé do Theatro Alla Scala de Milão; e realizou três concertos para o Papa Francisco, na Praia de Copacabana; participou também no Espetáculo de 50 anos da Rede Globo; e já realizou apresentações com cantores famosos como o Milton Nascimento, Ivan Lins, Gilberto Gil, e muitos outros.

– A cristalização das temporadas de concerto em Barra Mansa também foi muito importante para a OSBM, onde ofereceu música de altíssima qualidade para a população, com acesso gratuito. Outra grande conquista da OSBM foi a manutenção do processo de formação, que oferece ensino musical de alta performance para milhares de crianças e jovens de Barra Mansa – destacou Vantoil.

You may also like

5 comments

Ex musico 28 de janeiro de 2019, 09:27h - 09:27

Muito mais que formar músicos, o projeto forma cidadãos e oferece às crianças uma nova perspectiva de futuro. Mesmo que não se tornem músicos profissionais, a disciplina e o senso de convívio mútuo os conduz a uma vida mais saudável, amigável e focada na meta que traçarem para suas vidas. Vida Longa ao Projeto Música nas Escolas!

Morador de Barra mansa 28 de janeiro de 2019, 10:33h - 10:33

Só que deveria ser na Suíça e não em Barra Mansa .

Aposentado 27 de janeiro de 2019, 13:21h - 13:21

Esse Secretário fala meio verdade…A maioria dos Músicos são Profissionais do RJ que vem 1 x semana em B. Mansa, Essa Orquestra cresceu mais que o Município e a Educação e hoje consome recursos da Educação, razão pela qual as escolas estão defasadas pedagogicamente e sem manutenção, Servidores de apoio há 15 anos sem reajustes, cheio de fantasmas na educação. Brevemente a Cidade vai ter que optar pela Educação ou Música e entregar este Projeto com o Maestro e sua Família para uma outra Cidade, pois retirar R$ 10.000.000,00/ano da combalida Educação Pública não dá…CHEGA!!

Triste Realidade 27 de janeiro de 2019, 16:31h - 16:31

Na verdade a cidade de Barra Mansa não tem como arcar esses custos para bancar
uma orquestra do secretário de educação, tirando verba desta destinação para os músicos.
Que o município tenha uma orquestra, mas amadora.
É muito dinheiro para pouco expectador, suas apresentações não dá mais de 100 pessoas,
parece até mesmo jogo do Voltaço.

Músico 28 de janeiro de 2019, 00:00h - 00:00

Quem dera se o projeto tivesse um orçamento de 10 milhões/ano. Se assim fosse, poderíamos comprar mais instrumentos e atender muito mais crianças, pois o projeto não é só a orquestra. Estamos na maioria das escolas do município dando aula e musicalizando as crianças.

É preciso ver a veracidade das informações e conhecer o projeto antes de lançar criticas na internet!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996