domingo, 20 de junho de 2021 - 22:29 h

TEMPO REAL

 

Capa / Intervenção no Rio Slider / Partidos reagem à decisão do STF sobre habeas corpus de Lula

Partidos reagem à decisão do STF sobre habeas corpus de Lula

Matéria publicada em 5 de abril de 2018, 07:42 horas

 


Partidos reagem a decisão sobre habeas corpus de Lula. (crédito AB)

PT e Psol lamentam decisão sobre habeas corpus de Lula. (crédito AB)

Brasília – Os comandos dos partidos políticos PSDB, PT, PPS, PSOL e DEM divulgaram notas sobre a rejeição, pelo Supremo Tribunal Federal, do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PT e o PSOL lamentaram o resultado, as demais legendas elogiaram. Os líderes usaram também as redes sociais para as manifestações sobre o julgamento, encerrado na madrugada desta quinta-feira (5).

O líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), divulgou nota em nome da bancada e do partido. “Uma decisão em sentido contrário frustraria a sociedade e ressaltaria o sentimento de retrocesso no combate à impunidade. O exemplo vem de cima e o Supremo fez a sua parte. Agora, deixemos o Lula para a Justiça. Vamos pensar e cuidar dos brasileiros injustiçados”, observa.

O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou que a decisão do STF despreza a democracia e o Estado Democrático de Direito. “Mostra-se necessária a formação de uma frente democrática contra a escalada de autoritarismo e violência – cujo ápice foi o crime político que vitimou nossa companheira Marielle Franco – que restitua o Estado Democrático de Direito e as liberdades políticas”, diz ele.

Após o julgamento, o líder do PPS na Câmara, Alex Manente (SP), afirmou que a decisão da Corte reforça o combate à corrupção e à impunidade no país. Acrescentou que é necessário, porém, aprovar o mais breve possível a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 410), de sua autoria, que estabelece a possibilidade de execução da pena após condenação em segunda instância.

“Com a decisão de negar o habeas corpus a Lula, o STF reforçou a postura que vem se fortalecendo a cada dia, de que ninguém está acima da lei. Ganha o país e todos aqueles que defendem o combate efetivo e permanente à corrupção”, disse Manente.

O líder do Democratas no Senado, Ronaldo Caiado (GO), usou as redes sociais para destacar a relevância da decisão do Supremo. “A decisão do STF é um sopro de fé e esperança em todos os brasileiros. Ainda há muito pela frente, mas o Supremo deu um passo importante”, afirmou no Twitter. “A decisão do STF respeita a Constituição, as leis e os cidadãos brasileiros.”

Em nota, o PT criticou a decisão do Supremo. “Ao pautar o julgamento do habeas corpus de Lula, antes de apreciar as ações que restabelecem a presunção da inocência como regra geral, a presidente do STF determinou mais um procedimento de exceção”.

O texto diz que não há justiça na decisão. “Há uma combinação de interesses políticos e econômicos, contra o país e sua soberania, contra o processo democrático, contra o povo brasileiro. A nação e a comunidade internacional sabem que Lula foi condenado sem provas, num processo ilegal em que juízes notoriamente parciais não conseguiram sequer caracterizar a ocorrência de um crime. Lula é inocente e isso será proclamado num julgamento justo”.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. estes senhores se podem ser chamado assim são culpados por ter um pais sendo roubado por toda esfera e sem punição porque porque eles estão legislando criando leis sempre para ser benificiado tanto no senado federal ,camaras por todo o pais sendo federal , estadual ou municipal não tem nenhum governo deste pais que não estão envolvidos em roubaleira ate nas esferas judiciais ,tem então não me venham falar em constituição isso não existe neste pais , vamos ver so um item se este pais e democratico porque somos obrigados a votar quem não votar não tem direito a emprego, emprestimos etc.. se isso e democracia não sei o que e todos os ministros estão envolvidos em tramoia ai vem a camara e senado dizer que o supremo rasca a constituição porque eles não votam e façam uma lei mais dura para que a justiça poça prende-los mesmos que sejam o que for acabar de vez com foro previligiado me faça o favor kk

  2. Nenhuma lei é absoluta neste país, nem mesmo o direito a vida, dúvida pega a constituição e verifique se esses direitos são válidos em caso de guerra, por exemplo. Portanto alegar que a constituição foi rasgadas é no mínimo imoral, se bem que eles a rasgam em tantos outros capítulos.

  3. E quando Jean Wyllys disse fazer oposição ao PT e todos riram, ele ainda ficou bravinho. Tá aí, sempre foi linha auxiliar do PT.

    Queria saber do PSOL de eles gostariam de ver os assassinos da vereadora presos somente após a última instância. A lei deve ser para todos, ninguém deve ficar acima da lei.

  4. O que me incomoda é o silêncio dos políticos da Região Sul Fluminense! Parece que eles querem herdar o voto da jararaca!

  5. Na nota do PT eles continuam insistindo que o molusco foi CONDENADO SEM PROVAS. Só engana os desatentos e os petistas que não sabem ler.

    A nota do PESOL vai falar igual maritaca na morta. E vai ganhar muitos e muitos votos.

Untitled Document