Pastoral Carcerária pede doações para presos da cadeia pública

by Diário do Vale

Volta Redonda – A Pastoral Carcerária em atuação na região deu uma boa notícia sobre as condições da Cadeia Pública de Volta Redonda. Segundo o grupo da Igreja Católica, a unidade está com pouco mais de 200 presos e tem capacidade para 302 detentos. Por outro lado, a pastoral pediu que a população ajude com a doação principalmente de materiais higiênicos e cobertores.
– A pastoral está sempre ajudando no que é possível. Vale a pena lembrar que ajudamos com materiais doados. Até cobertores que ganhamos são doados e nós passamos para cadeia pública, sendo tudo documentado – disse Luiz Adriano.
Ele ressaltou que a direção da cadeia pública a pastoral trabalham em harmonia.
– A pastoral sempre teve uma harmonia muito boa com a direção da cadeia pública. Sempre que chega uma nova direção, fazemos questão de agendar uma reunião para que dessa forma eles conheçam os agentes da Pastoral e o nosso trabalho – comentou.
Segundo Luiz, o papel da pastoral é visitar e evangelizar os detentos, bem como fiscalizar as condições carcerárias. Luiz destacou que uma luta antiga e ainda em pauta é a construção de uma unidade feminina, para que as infratoras do Sul Fluminense não tenham de ir para unidades de outros locais do estado, dificultando a visita dos familiares.
A coordenação da assessoria de comunicação do Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária) afirmou que a unidade prisional é considerada tranquila. A assessoria também confirmou que a unidade de Volta Redonda no momento não enfrenta problemas de superlotação. O maior problema da secretaria, e do governo do estado de uma maneira geral, é a crise econômica.

Projetos de ressocialização

A Seap tem parceria atualmente com a Fundação Santa Cabrini, que vem captando empresas públicas e privadas para a absorção de mão de obra prisional, que ajuda na remição de pena e na ressocialização dos internos.
– Atualmente há 2.171 internos que realizam atividades laborativas nas unidades prisionais do Estado. Este número representa 4% da população carcerária. Além disso, novos cursos voltados para a qualificação profissional dos presos como fábricas de tijolos e reciclagem estão com previsão de início no segundo semestre. Um Decreto de cotas, garantindo que toda a empresa que participe de licitação seja obrigada a contratar de mão de obra prisional, também está sendo elaborado.
Atualmente, o número de presos que fazem cursos no sistema é de 957 internos. A comunicação também informou que já existem alguns projetos para resolver problemas de superlotação nas suas unidades prisionais, como uma nova cadeia no Complexo Penitenciário de Gericinó, com capacidade para 650 internos e que já estava com 80% das obras realizadas.

Cadeia pública de Volta Redonda está com ocupação menor do que é possível

 

You may also like

3 comments

CRISTHIAN 4 de outubro de 2018, 06:08h - 06:08

vo doar o kid bengala e o negao do zap

Lucas 16 de setembro de 2018, 14:49h - 14:49

Pastoral não tem morador de rua ou idosos abandonados nos asilos precisão não? Tomem vergonha e vá ajudar quem realmente precisa, já pagamos pra esses caras ficarem ai vivos tá bom demais, o que roubaram meu celular estão ai perdi mil reais no assalto, paga comida pra eles com meu imposto e ainda tem pastoral querendo doaçao? Brasil é uma piada

cada uma! 16 de setembro de 2018, 12:22h - 12:22

ah fala sério, pra essa turma aí eu estou doando uma cama para faquir, um tigre, um leão, um demônio da tasmânia e uma coleção de cobras venenosas das austrália como animais de estimação.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996