Pastoral da Sobriedade realizou quase 10 mil atendimentos em 2018

by Diário do Vale

Casa da Santíssima Trindade é o local de encontro dos agentes da Pastoral da Sobriedade em VR – Foto: Julio Amaral

Volta Redonda – Atuando na diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda desde 2001, a Pastoral da Sobriedade chegou à região para desenvolver uma ação concreta da Igreja na prevenção e recuperação das pessoas com dependência química. O trabalho é amplo e conseguiu atingir uma marca impressionante: 18 mil atendimentos em 12 meses.
De acordo com Denise Ferreira de Souza Ribeiro, são 120 agentes de pastorais da sobriedade atuando na região da diocese. Esse contingente está dividido em 18 grupos de autoajuda e em Volta Redonda são sete.
– Já na sede da Pastoral da Sobriedade, localizada no número 128 da Casa Santíssima Trindade, no Retiro, atualmente trabalham 22 agentes atuantes – destaca Denise.
Segundo o psicopedagogo clínico e especialista em dependência química, Edson dos Santos Ribeiro, atual coordenador da Casa Santíssima Trindade, o papel da Pastoral da Sobriedade é auxiliar na prevenção, recuperação, intervenção, reinserção familiar. Da mesma forma, ele destaca a atuação política junto aos dependentes químicos e de outras dependências. O coordenador destaca que em toda a diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda a pastoral da sobriedade realizou 9.970 atendimentos em 2018, sendo que 1.290 deles ocorreram na própria Casa Santíssima Trindade. Desse total, lembra Edson, 74,08% são referentes a atendimentos para os familiares desses dependentes.
– Este índice acentuado de atendimento familiar ocorre porque o quantitativo familiar é bem maior e também porque a família se torna co-dependente, necessitando também de acompanhamento – diz Edson.
Denise explicou que os encaminhamentos são feitos de diversas formas, em geral pelas comunidades e pelos padres, pelas escolas e pelo poder judiciário através da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), que atua dentro do Fórum. “Para quem quiser ser atendido, basta procurar a sede da Pastoral da Sobriedade, no Retiro ou a comunidade do seu bairro”, diz.
Além do grupo de autoajuda, que funciona toda segunda feira, às 19h, a Pastoral da Sobriedade também oferece outros serviços na sede da Casa Santíssima Trindade, como é o caso do “grupo de família”, que atende toda terça feira, às 19h.
– Também possuímos o grupo ABS (Amigos em Busca da Sobriedade), que atende os dependentes toda quinta feira às 19h, lembrando que os atendimentos são direcionados para todo tipo de pessoa independente da idade, sexo ou credo – explica Denise.

Sobriedade em movimento

Há um ano, a Pastoral da Sobriedade está desenvolvendo na Casa da Santíssima Trindade o projeto ‘Sobriedade em Movimento’. Segundo Lucas Gonçalves, que idealizou o projeto juntamente com a professora de educação física Dayana Ferreira, a ideia é promover uma atividade funcional e incentivar a busca pela saúde junto aos dependentes, seus familiares ou gente de fora que quiser aderir.
– A atividade física proporciona prazer e bem estar a este dependente fazendo com que ele descubra na prática de exercícios uma melhor qualidade de vida e esqueça sua dependência química. O projeto funciona três vezes por semana e nos horários da manhã e à tarde na segunda, quarta e sexta feira – explica.
A Casa Santíssima Trindade está localizada na Rua Fernando Ferrari, 128, bairro Retiro. Telefone de contato: (24) 3342-8537

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996