A partir desta quinta-feira, 27, às 22h15, o Futura estreia a série “Pense Grande.doc”, que traz 26 episódios com histórias de jovens empreendedores brasileiros que estão desenvolvendo seus próprios projetos. A série foi produzida em parceria com a Fundação Telefônica Vivo e será apresentada por Lellezinha, atriz e cantora do Dream Team do Passinho.
Os vídeos foram produzidos e dirigidos por jovens das cinco regiões brasileiras, que participaram da formação audiovisual dos projetos Geração Futura Universidades Parceiras e Curtas Universitários, ambos do Canal Futura, e contempla negócios dos mais diversos segmentos e de todas as regiões do país. Entre as iniciativas apresentadas estão a redução de impactos ambientais através da moda, projeto gastronômico que une cultura, comida e renda para os refugiados de diversas regiões, projetos que prometem facilitar o acesso à água potável, café gourmet administrado por uma jovem com Síndrome de Down, produções de baixo impacto, sustentáveis e inovadoras, entre outros. A escolha dos cases teve curadoria do Futura e da Fundação Telefônica Vivo.
Na estreia, o telespectador conhecerá o “Barkus”, projeto desenvolvido no Rio de Janeiro por três jovens facilitadores financeiros que dividem seu conhecimento em uma plataforma na web. São mentores pessoais que, com aulas e acompanhamento, dão dicas a outros jovens sobre como cuidar do próprio dinheiro. O projeto faz parte da rede de empresas que já foram incubadas pelo programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo que estimula o jovem a pensar no empreendedorismo social como projeto de vida e apoia jovens com assessorias, mentorias e apoio financeiro. Na semana seguinte, a série conta a história de uma jovem com síndrome de Down que abriu o próprio negócio, o “Bellatucci”, um café gourmet em São Paulo que além de ser comandado por ela, também emprega outros portadores de Down.
– Em 2016, o programa Janelas de Inovação, também realizado em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, buscou jovens realizadores e produtores de conteúdo para retratar escolas com projetos inovadores. Nesta série, queremos levar ao público histórias de empreendedorismo jovem, com viés criativo e diferenciado – explica João Alegria, gerente geral do Futura.
O lançamento da série reforça o compromisso da Fundação Telefônica Vivo e do Futura de inspirar os jovens a pensar no empreendedorismo como projeto de vida, uma vez que 74% dos jovens gostariam de ter o próprio negócio, desafiando-se a criar produtos e serviços. O dado é do estudo “Juventude Conectada”, realizada pela Fundação Telefônica Vivo com jovens entre 15 e 29 anos, lançado no mês passado. A economia está em transformação e os jovens são os primeiros a perceberem essas mudanças.
– O ‘Pense Grande.doc’ foi todo pensado no jovem, desde a seleção de empreendedores, passando pela apresentação e pela linguagem utilizada. É um programa produzido por jovens e para jovens. Isso foi importante para nós porque facilita o diálogo e cria referência midiática para este público – explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo. “No estudo Juventude Conectada, que lançamos recentemente, os jovens apontam que há pouca inspiração na mídia quando se trata de empreendedorismo e a produção do documentário também visa atender esta carência”, conclui.
Após a exibição, os episódios estarão disponíveis exclusivamente no canal do Youtube da Fundação Telefônica por uma semana e, após este período, também no Futura Play. A programação e sinopse de todos os episódios estão no site www.pensegrandedoc.com.br.
© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. – Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996