
Repórter Franciele Bueno entrevistou o candidato do PSOL com perguntas dos internautas
(Foto: Libânia Nogueira)
Volta Redonda e Itatiaia – Nesta terça-feira (6) foi a vez de Adriano Santos, candidato a prefeito pelo PSOL em Itatiaia, responder às perguntas enviadas pelos internautas em transmissão ao vivo pelo Facebook do DIÁRIO DO VALE. Adriano foi o primeiro do município a participar do “Pergunte ao Candidato”.
Nesta quarta-feira (7), o entrevistado será Danilo Caruso, também do PSOL, que disputa a Prefeitura de Volta Redonda. As perguntas ao candidato devem ser enviadas por mensagem na página do jornal – neste link http://m.me/diariodovale – com nome completo, idade, profissão e bairro onde mora.
As respostas transcritas a seguir foram resumidas.
Internauta- Sofro com a Saúde de Itatiaia, no Hospital Municipal não tem ortopedista de plantão e as consultam demoram meses para acontecer. Qual o seu plano de governo para melhorar a Saúde?
Adriano Santos- É inadmissível que uma cidade como Itatiaia que tem, já há muito tempo, uma renda muito, muito considerável, a arrecadação é ótima, e todos os governos dizem, na hora de fazer a questão da Saúde funcionar, “está em crise, está com problema”, mas não é a mesma coisa para as empresas e tudo mais. Agora, nós vamos colocar essa questão de investir realmente na Saúde, porque questões básicas, como faltar fisioterapeuta, é inadmissível que isso aconteça. Então, primeiro, vamos acabar com a farra com o dinheiro público e investir realmente naqueles que precisam. Nós não vamos mais ter problemas de falta de médicos, porque nós vamos valorizar o funcionalismo, porque nós vamos dar condições, realmente, de que haja material de qualidade, porque nós vamos fiscalizar, não vamos terceirizar e vamos acompanhar de perto todas essas questões relacionadas à Saúde.
Internauta – Algumas localidades de Itatiaia, como a Vila Esperança e Vila Niterói, sofrem com as chuvas fortes durante o verão. Este ano no bairro Vila Niterói uma casa desabou e outras 15 ficaram interditadas. Quais serão as medidas do candidato, caso eleito, para prevenir estes desastres? O senhor pretende implantar mais pluviômetros na cidade?
Adriano Santos- Infelizmente, com o descaso que os governos anteriores tiveram com esses bairros, ali praticamente não teve investimento de infraestrutura e de engenharia, realmente, para conseguir deter esses problemas e fazer com que eles realmente fossem resolvidos. Nós temos obras tanto na Vila Esperança, que têm que ser, realmente, refeitas, porque foram feitas de forma incorreta. É preciso haver um estudo geotécnico muito apurado.
Internauta – Em seu plano de governo existe proposta para capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho? Considerando a instalação da fábrica da Jaguar Land Rover na cidade.
Adriano Santos – Acho que esta é uma preocupação não só dos moradores do Centro, mas de toda a Itatiaia, é essa questão da capacitação, porque nós temos uma realidade que os próprios moradores que trabalham lá dizem que saem dois ônibus para Resende, seis ou oito ônibus para cidades do interior de São Paulo, e para Itatiaia um microônibus, porque não tem capacitação. Nós temos que cobrar que as empresas, então, coloquem isso junto com a prefeitura, porque isso só foi promessa e já se passou muito tempo. E nós temos uma preocupação que não é só a capacitação para o mercado de trabalho, a nossa preocupação é com a educação de forma geral, das crianças, dos adolescentes, jovens e adultos, para a gente ter uma formação plena, que a gente possa ter pessoas com senso crítico, que possam intervir na sociedade. Porque o desenvolvimento econômico pode ter chegado, mas só para uma minoria privilegiada, para os empresários, para os políticos da cidade, e o social até agora nada.
Internauta- O senhor pretende explorar o potencial turístico da cidade, onde fica o Parque Nacional do Itatiaia?
Adriano Santos – O que nós temos que fazer é agir com responsabilidade para proteger essas mesmas qualidades naturais. Nós não podemos entrar numa de “ah, vamos explorar o potencial” e aí construir cada vez mais hotéis e pousadas de forma descontrolada e resorts como no plano diretor aprovado pelos vereadores.
Internauta – Indo nessa mesma linha de turismo, moradores de Penedo, outro ponto turístico de Itatiaia, reclamam da falta de estrutura e principalmente de enchentes que acabam prejudicando o comércio.
Adriano Santos – Toda essa questão de enchente e falta de água é absurda. Felizmente, ao contrário de cidades como Volta Redonda, Resende, que precisam fazer a captação do Rio Paraíba, nós temos aquela água cristalina lá e nós fazemos uso. Só que, por falta de investimento, de responsabilidade dos governos, que já passaram pela cidade, nós não temos um programa de saneamento básico na cidade, os esgotos são jogados direto nos rios, a água só recebe uma cloração, só recebe cloro, a distribuição é do século passado, não existe uma rede de distribuição. Então, evidentemente vai faltar água para os moradores, vai faltar água para os turistas, faltar água para as pousadas, e aí no período de enchente, por falta de fazer um programa que resolva essa questão do saneamento e dessa questão da água e da distribuição, porque acontecem esses problemas das enchentes. Então, a gente precisa de um programa de saneamento básico, um programa geotécnico que realmente consiga fazer a solução. Preferem colocar asfalto, encher de asfalto, e o que acontece?! A possibilidade de enchente é maior. Nós queremos que, realmente, antes do asfalto, tenham as ligações da água, renovadas, as distribuições feitas de forma correta, a água com mais qualidade do que nós temos, evitando esses problemas de enchente que trazem muito prejuízo para todos.
Internauta – Considerando que o senhor é professor, qual a sua proposta de governo para educação?
Adriano Santos – Há 31 anos que eu venho batalhando pela educação no município, eu chamei alguns colegas na época que Itatiaia se emancipou para formar o Plano de Carreira, depois de lutas nós conseguimos o Plano de Carreira e saiu apenas para os professores, orientadores e pedagógicos educacionais, mas o restante dos funcionários das escolas e creches não foi contemplado. Escola com qualidade, com infraestrutura, com salas que tenham material pedagógico de qualidade e alimentação escolar, isso é o básico, não podemos admitir que haja falta disso. Para, além disso, nós vamos investir na valorização profissional de todos os educadores, vamos investir mais na ampliação das creches, da educação infantil. Não vamos permitir terceirizações. É uma educação que deve ser discutida com a comunidade, com eleição para diretores, com democracia e participação.
Internauta – No seu plano de governo existe alguma proposta para a segurança, devido aos furtos registrados nas casas de veraneio?
Adriano Santos – Uma cidade que está crescendo bastante, que tem atraído cada vez mais pessoas e não tem um programa de segurança é muito preocupante. É claro que a segurança de modo geral é uma responsabilidade, competência do Governo Estadual, do Governo Federal e que cabe a nós da prefeitura é ampliar essa parceria e ver o que a prefeitura pode oferecer melhores condições de trabalho, possibilitar que haja uma melhoria para que tanto a Polícia Militar e Polícia Civil possam cumprir um papel. Um papel de segurança da comunidade e não contra a comunidade, exatamente para proteger a sociedade. E aí por isso que nós vamos chamar essa comunidade para a gente elaborar conjuntamente um programa de segurança cidadã. O que é isso? É exatamente com o que a gente possa a partir já com o acúmulo que tem sobre as discussões desse setor, a gente convidar as pessoas pra avaliarem, ver as ações prioritárias, vê com a prefeitura o que é possível à gente fazer e nós vamos dar prosseguimento a isso. Nós não vamos permitir que as pessoas fiquem inseguras, que tenha medo de sair de casa, enquanto aqueles que não respeitam as pessoas possam estar livremente, nós temos uma preocupação séria com isso mesmo.
Internauta – Diante da crise econômica, o senhor acha que a prefeitura terá recurso para atender as demandas da população?
Adriano Santos – Olha só, eu questiono e a gente tem uma preocupação pessoal com essa questão da crise. Agora quem não está em crise, são os governantes. Prefeito que recebe R$ 20 mil os vereadores que recebem quase R$ 10 mil para duas sessões que não duram 10 minutos, esses nunca estão em crise. Nós queremos inclusive fazer uma reforma administrativa que nós vamos valorizar o funcionário, vamos diminuir o salário do prefeito, dos secretários, e vamos aumentar os salários dos técnicos, aqueles que realmente têm capacitação. Evidentemente que vamos ter que rever, vamos ter que fazer uma auditória séria, independente e externa de todos os contratos da prefeitura, vê o que está errado. O que está errado nós não vamos continuar, as irregularidades nós vamos mandar para a Justiça, não vamos concordar com essas coisas. Não vai ter crise somente para o povo, nós vamos refazer isso e Itatiaia, veja só um exemplo, são 11 milhões que se gasta por ano com cargos de confiança, a arrecadação do IPTU são 12 milhões e meio, praticamente toda a arrecadação do IPTU é só para pagar uma grande maioria de cargos de confiança que não sabem nem onde fica a Prefeitura. Se a gente acabar com essa farra no dinheiro que está acontecendo e vem acontecendo há muito tempo vai ter muito dinheiro mais ainda do que tem pra gente dá solução para isso.
Internauta- O senhor tem conhecimento da situação financeira da prefeitura?
Adriano Santos – O conhecimento da questão financeira que é publicado pelos sites oficiais da Prefeitura e que é divulgado pela Câmara Municipal é o conhecimento que eu tenho. Conhecimentos mais detalhados eu não tenho. Nós temos uma cidade que bate recordes de arrecadação que tem um dos maiores PIBs per capita do Estado do Rio de Janeiro e não é de hoje que isso acontece, só que essa cidade Itatiaia da qual eu nasci e moro e tenho muito orgulho. Essa cidade já deveria ser uma cidade de qualidade de vida, deveria ser um exemplo. Por que a arrecadação tem aumento, mas não é só por causa das isenções, o emprego aumenta, mas não é para a população da cidade. E ai por causa dessa Lei Prodemi, que os vereadores, que o presidente da Câmara aprovou também, eles aprovaram uma lei tão absurda, não é que eu sou contra incentivos não, mas pra mim incentivos é principalmente para quem precisa os pequenos, os médios, comerciantes, pequeno produtor, aquele que está tentando empreender seu negócio, mas lá é só para os grandes. Então nós temos dinheiro sim agora a gente precisa inverter para deixar de ser para uma minoria para investir em quem necessita.
Internauta- Quais serão as prioridades do seu governo, caso seja eleito?
Adriano Santos – Prioridade, acabar com essa farra que estão fazendo lá, vamos fazer uma auditoria externa independente para saber, contrato irregular vai mandar para a Justiça. Vamos fazer uma reforma administrativa que a gente só fique com cargos de confiança realmente necessários. Nós vamos pegar e fazer nessa reforma administrativa, inclusive uma revisão colocar o Plano de Carreira do Funcionário Público emergencialmente para ser votado na Câmara com a discussão dos funcionários para valorizar realmente o funcionário público, fazer essa revisão, incluindo os funcionários das escolas e creches. Vamos procurar realmente valorizar quem merece e trabalha. Vamos governar com a participação da população através do orçamento participativo. Vamos perguntar quais são os problemas dos bairros e população vai participar, vai poder acompanhar, vai cobrar. Não precisará esperar quatro anos para avaliar nosso governo, essas são basicamente nossas prioridades. Não vamos pegar e levar o dinheiro onde já era pra chegar, acabar com os privilégios, fazer uma cidade com direitos. Vamos ter uma cidade que todo mundo vai ser orgulhar.
Acompanhe aqui o cronograma de entrevistas.
1 comment
Acorda itatiaia Viegas de psol PT pcdb
Comments are closed.