‘Pergunte ao Candidato’: Daniel Barbosa (PSB) candidato à prefeitura de Rio Claro responde aos internautas

by Diário do Vale
daniel

‘Pergunte ao Candidato’: Daniel (PSB) falou sobre seu plano de governo respondendo aos questionamentos dos internautas
(Foto: Franciele Bueno)

Volta Redonda e Rio Claro – O candidato do PSB à prefeitura de Rio Claro, Daniel Barbosa, foi o participante desta segunda (5) do projeto “Pergunte ao Candidato”. Ele apresentou seus projetos, respondendo a perguntas feitas por internautas, e  propôs o fim da polarização política na cidade, com dois grupos se alternando no poder.
Veja a seguir a transcrição da entrevista, com adaptações feitas para adequar as falas ao jornalismo escrito.

Internauta – Não tenho carro e sempre preciso ir para Barra Mansa ou Angra dos Reis levar minha mãe para fazer procedimentos médicos que em Rio Claro não tem. Quero saber do Dr. Daniel se ele pretende trazer para a cidade mais especialidades, que atendam melhor a população, e quais são as melhorias que ele fará na saúde.
DANIEL BARBOSA – Quando fui secretário de Saúde entre 2009 e 2010, nós conseguimos sanar este problema. Infelizmente hoje essa dificuldade voltou. Rio Claro está precisando do Dr. Daniel de novo na saúde. Temos projetos para trazer a todo o nosso município, não só a um distrito, mais especialidades, de acordo com a demanda: cardiologia, pediatria, mais um médico ortopedista em Rio  Claro, colocar mais médicos em outros distritos, principalmente em Lídice e Passa Três.

Internauta – Candidato, quais são suas providências em relação ao descaso da saúde em nosso município? Como no caso do SPA (Pronto-socorro) do distrito de Lídice, em que uma médica possui duas horas de horário de almoço, impossibilitando pacientes de emergência de serem atendidos.
Daniel – Como eu disse, as prioridades no nosso município hoje são saúde e educação. A saúde não pode esperar. O SPA de Lídice realmente está com o atendimento muito precário. No atendimento de emergência, o funcionário, o médico de plantão, ele realmente não pode ter duas horas de almoço. Ele não pode ter um horário de almoço específico. O médico tem que ficar ali pra atender e almoçar no momento em que for possível, sem prejudicar o atendimento. As pessoas têm que reclamar na ouvidoria, que eu implantei quando era secretário, para ser gerado um processo administrativo e a gente tomar as providências cabíveis.

Internauta – A minha pergunta para o candidato é sobre oportunidade para os jovens. Hoje em dia, é preciso ter pelo menos um curso técnico para conseguir um emprego e em Rio Claro tem pouca oportunidade. O que o senhor fará, se eleito, para garantir a capacitação dos jovens, sem que tenham que sair do município?
Daniel – O município tem a Faetec, mas infelizmente ela foi inaugurada e ainda não funciona. Foi um elefante branco que a gente recebeu. Um presente de grego, como dizem. A gente tem essa preocupação porque realmente existe um êxodo de nossos jovens para procurar emprego ou qualificação em outros municípios, porque Rio Claro não oferece até agora. Mas a partir de 2017, com o Dr. Daniel na prefeitura, a gente vai lutar para manter esses jovens no nosso município. Como? Fazendo convênios com o Senai e outras instituições para oferecer cursos técnicos para essas pessoas, pros jovens, que são o futuro do nosso município, e vamos fazer um balcão de empregos dentro da prefeitura. Vamos também trazer para Rio Claro cursos ligados ao turismo.

Internauta – A segurança na cidade está muito preocupante. A gente que é comerciante fica com medo de ser assaltado e sofrer algum tipo de violência. Andar na rua durante a noite e em lugares mais afastados também é perigoso. Precisamos de câmeras de segurança e patrulhamento. Então, quero saber do Dr. Daniel quais são as propostas para a segurança da cidade?
Daniel – Rio Claro já foi um município muito pacato e ainda é. Mas infelizmente, com esse desemprego, a economia caindo assustadoramente e as pessoas ficando desempregadas, começaram a surgir alguns assaltos. A gente vai considerar logo, de imediato, a colocação de câmeras em lugares que a gente julgar, com uma equipe técnica, que devem ser instaladas as câmeras, e a gente pretende montar a Guarda Municipal e cobrar do governador o aumento do efetivo da Polícia Militar, colocar os Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs) nas rodovias. A gente sempre foi um município pequeno, um município de família e hoje infelizmente entram pessoas no município que a gente não conhece, que a gente não sabe o que estão fazendo. A gente vai virar uma grande potência no turismo e precisamos cortar o mal pela raiz.

Internauta – Quais são as propostas do candidato para fomentar o turismo da cidade, que muitas vezes é deixado de lado e até mesmo a população local não conhece a história de Rio Claro por falta de divulgação.
Daniel – Eu não me lembro ainda de alguns governos terem a preocupação maior no turismo, que é a maior esperança da melhoria da economia do nosso município. Nosso município é riquíssimo em pontos turísticos e até hoje isso não foi explorado. As pessoas que assumem a prefeitura acham que o turismo é um projeto de médio a longo prazo e por essa política imediatista que a gente vive há muito tempo, não é feito o turismo por conta disso, porque não dá tempo de aquele gestor que está no mandato ver o fruto do trabalho no turismo. A gente tem que dar o pontapé inicial, e se não de tempo de ver o resultado na minha gestão, eu vou ver lá na frente. A gente tem alguns projetos para o turismo, inclusive na Vila Velha, que é o bairro mais antigo de Rio Claro, tem uma cachoeira de três quedas que a gente vai transformar num balneário para resgatar esse turismo. Trazer o turista para ver essa beleza que a gente tem e nenhuma cidade tem: uma cachoeira no Centro da cidade.

Internauta – O transporte em Rio Claro é muito precário, tanto de qualidade quanto de opções. Qual é a proposta do candidato em seu plano de governo para melhorar essa situação?
Daniel – A gente já vem sofrendo com a questão do transporte em Rio Claro há muito tempo. A empresa de ônibus que é contratada através de licitação em Rio Claro não pode ser maior do que o município. As regras têm que ser do município. A gente tem que entrar lá e fazer uma nova licitação e pode ser qualquer empresa que ganhe, mas que atenda todo o edital de licitação e as necessidades do nosso município.

Internauta – Sou moradora de Lídice e quero saber quais serão as melhorias que o Dr. Daniel fará no distrito se for eleito.
Daniel – Lídice é talvez a cidade que eu mais ame em minha vida, apesar de morar em Rio Claro. Não é por política que estou falando isso, é de coração. Lídice hoje tem cinco vereadores e o prefeito de Lídice e não tem um escritório da Light, um escritório da Cedae, uma agência bancária, um cartório, enfim, Lídice foi esquecida pela política de Rio Claro, há muito tempo. Eu já fui comerciante em Lídice e tinha que fechar a minha loja para ir ao banco pagar boletos. Vai ser o primeiro ato que vou fazer como prefeito Escritório da Cedae, escritório da Light e uma agência bancária em Lídice.

Internauta – O senhor pretende dar prosseguimento à reativação do Trem da Mata Atlântica, ligando Lídice e Angra dos Reis? Se sim, seria apenas para turismo?
Daniel – Com certeza. Hoje, eu não se todo mundo sabe, a linha férrea está desativada. Inclusive, em muitos trechos não existe trilho mais. A gente tem que entrar lá e fazer algum convênio para fazer voltar esse trem da mata atlântica e ver qual o trajeto que esse trem pode estar fazendo.

Internauta – O açude da Fazenda Grama está muito abandonado e poderia ser mais aproveitado para lazer nos fins de semana. Quero saber do candidato o que ele vai fazer para cuidar do açude e de toda a Fazenda da Grama.
Daniel – Fazenda da Grama é uma parte de Rio Claro que tem muito potencial turístico, inclusive o açude da Fazenda da Grama e eu quero dizer o seguinte: primeiramente, o açude é particular. A gente tem que entrar com um pedido através da prefeitura para desapropriação ou ver um outro caminho legal para estar explorando o açude. Ali é uma área de lazer muito perigosa. Já morreram pessoas afogadas, então a gente não pode fazer por fazer. A gente tem que preparar, colocar salva-vidas, colocar uns quiosques, explorar esse potencial para gerar emprego e trazer renda para o nosso município. Tem uma igreja linda na Fazenda da Grama pra gente explorar também. Tem vários pontos turísticos.

Internauta – Quais serão as primeiras medidas que o candidato vai tomar na cidade, se for eleito, e quais são as melhorias que pretende fazer para o servidor público?
Daniel – A gente tem que acabar com essa política imediatista e essa polarização. Chega de dois grupos só comandando a política de Rio Claro. A gente tem que somar. Eu quero propor a união de todos pelo bem de Rio Claro. Daniel, como prefeito, vai apoiar o sindicato dos funcionários públicos, que hoje está parado. Vocês estão há quatro anos sem aumento e nós vamos resolver esse problema fazendo um novo plano de cargos e salários. Eu quero trazer o funcionário para trabalhar com vontade com o prefeito, porque o prefeito não faz nada sem o funcionário.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996