‘Pergunte ao Candidato’: Denilson Sampaio (PSD), de Itatiaia responde sobre plano de governo

by Diário do Vale

dsc00049

Volta Redonda e Itatiaia – O candidato a prefeito de Itatiaia Denilson Sampaio (PSD) esteve na redação do DIÁRIO DO VALE na manhã desta quinta-feira (15) respondendo aos questionamentos dos internautas. O candidato comentou sobre seu plano de governo como a criação de ciclovias, geração de empregos, qualificação profissional e construção de moradia popular.

Denilson Sampaio destacou seu compromisso com a educação, saúde e infra estrutura do município no qual pretende dar prioridade, caso seja eleito. Confira a entrevista que foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

O candidato desta sexta-feira (16) é Samuca Silva (PV), na disputa pela prefeitura de Volta Redonda. As perguntas devem ser enviadas antes da entrevista por inbox http://m.me/diariodovale. Fique atento às regras e acompanhe o cronograma: goo.gl/gwfkW9.

Abaixo as respostas do candidato com alterações para a transcrição. 

Internauta – Em seu plano de governo há a criação de ciclovias em Itatiaia, mas em relação ao transporte público existe algum projeto?

Denilson Sampaio – Está incluída no nosso plano de governo a mobilidade em Itatiaia, e dentro dessa mobilidade que a gente fala a gente vai ter uma melhoria no transporte. A gente vai ter ligação dos bairros com ciclovias e vamos implantar também um ônibus, como há modelos em outras cidades, um ônibus gratuito. \A gente vai melhorar o transporte e ainda vai oferecer esse ônibus de graça para que as pessoas possam circular e consumir dentro do município. A gente com certeza vai priorizar o transporte público em Itatiaia, com qualidade.

Internauta – A saúde de Itatiaia passa por alguns problemas, tenho dificuldade para marcar consulta e faltam médicos e especialista no Hospital Municipal, caso seja eleito, quais as melhorias que o senhor fará na saúde?

Denilson – O país passa por um problema sério na saúde e em Itatiaia não é diferente. O que a gente pode fazer é modernizar o sistema de saúde porque não dá para viver mais nesse atraso. A gente está vivendo num mundo digital, num momento importante de informatização, e a prefeitura está muito atrasada nesse ponto. Então, isso vai ser uma prioridade minha: criar o cartão cidadão em Itatiaia, para que a gente possa modernizar e agilizar o atendimento do cidadão itatiaiense, pra que a gente possa melhorar a questão da saúde e com relação a hospitais, o Hospital de Itatiaia sempre foi de baixa complexidade. Agora com essa reforma que foi feita nos últimos oito, dez meses, com a reforma do cetro cirúrgico, isso vai facilitar que a gente posa melhorar o atendimento de pequenas cirurgias no hospital de Itatiaia, mas a gente ainda vai ficar dependente dos outros municípios e da rede. E a gente não pode mais viver com essa situação. Eu acho que o crescimento econômico de Itatiaia é importante pra que a gente possa resolver essa questão da saúde, e só existe uma maneira: com parcerias público-privadas. Eu tenho conversado muito com as empresas, negociei com várias empresas e sempre passei para eles a nossa preocupação, que é melhorar a questão da saúde. A gente precisa criar uma UTI pra que a gente possa fazer as cirurgias em Itatiaia e se tiver algum incidente a gente tenha que levar para um Samer, levar pra outro hospital particular e gastar uma fortuna do dinheiro público. A minha ideia é otimizar os custos e otimizando os custos, criando a UTI em Itatiaia e aí com certeza melhorando a saúde em nosso município. Outra prioridade do meu projeto é criar o Hospital da Criança: fazer um anexo a esse hospital para que agente possa pegar os pediatras que existem na rede e colocar num único local. A gente não vai inventar nada: só não vamos mais deixá-los cada um em um posto de saúde. Concentrados em um único local, a gente não vai mais ter problema de falta de funcionário. A quantidade de pediatras que a gente tem contratado será suficiente para atender o problema da saúde, principalmente o atendimento da criança, que tem que ser a nossa prioridade. Não dá pra uma mãe desesperada chegar com o filhinho no colo e não ter um pediatra. Eu sempre falo que saúde é obrigação. Esse é meu compromisso com Itatiaia: é ter essa obrigação de fazer a saúde funcionar.

Internauta – Sou servidora pública há seis anos e quero saber do candidato se existe algum projeto para os funcionários públicos?

Denilson – Existe sim, Eu, que sou um pequeno empresário, sempre valorizei a mão de obra. Acho que para a gente funcionar bem, seja uma empresa ou o setor público, a gente tem que valorizar as pessoas. E a valorização tem que ser uma contrapartida desse funcionário público, porque a gente tem algumas adas maiores empresas do mundo a gente precisa prestar um serviço de qualidade. A gente precisa sempre qualificar esses servidores públicos pra que a gente possa valorizá-los. A gente tem um projeto para os servidores públicos que inclui uma gratificação, como a participação no lucro das empresas. Lógico que isso tem que passar pela Câmara Municipal, mas a ideia é que na medida em que a receita cresça e os servidores façam sua parte para isso. A ideia é ter uma gratificação semestral ou anual para quem trabalha. Esse é meu foco com os servidores públicos. Valorizá-los porque sem eles eu não vou conseguir governar. Eu conto muito com os servidores de Itatiaia, porque eu vou valorizar, pode ter certeza disso.

Internauta – Apesar da instalação de uma fábrica automobilística em Itatiaia não há uma escola técnica para qualificar os jovens para o mercado de trabalho. Quero saber do candidato qual a sua proposta para a geração de emprego na cidade?

Denilson – A gente não consegue construir uma casa começando pela laje. Tem que começar pelo alicerce. E se o alicerce não for bom é perigoso a laje cair. Eu acho que esses últimos seis anos de desenvolvimento econômico efetivo de vinda de grandes empresas para o município de Itatiaia foram fundamentais. Não poderia imaginar que viesse uma fábrica da Jaguar Lande Rover, por exemplo, então não tinha como qualificar ninguém antes. Era jogar dinheiro público fora e eu tenho responsabilidade com o dinheiro público. Eu não podia sair qualificando as pessoas em diversas áreas sem ter certeza que essa atividade viria para Itatiaia. Então hoje temos mais de sete atividades dentro do município de Itatiaia, a gente já tem um terreno doado por uma empresa que acredita no meu projeto e doou um terreno de 8 mil metros quadrados para a prefeitura municipal e esse fundo do Centro de Capacitação já tem um valor para que a gente possa construir um colégio e o mais importante a gente vai fazer isso em parceria com público privado que vai ministrar o curso junto com a gente e as empresas. Essas empresas que vão fazer a mão de obra local com a necessidade deles. A gente com isso vai resolver o problema da empresa porque contratar de fora é fica mais caro também um custo que as empresas estão olhando, por isso eles acreditaram no projeto de Itatiaia. Que é o Centro de Qualificação e qualificar para as empresas deles ai eu consigo colocar a mão de obra de Itatiaia nos empregos que estão surgindo no município e qualificado nas atividades que vão surgindo, como por exemplo, uma empresa para ensinar logística, solda ou pintura, a gente vai montar o centro tecnológico lá dentro e o mais importante de graça. E mais importante ainda sem tirar um centavo da prefeitura que já é o benefício que a prefeitura deveria repassar pra ele e que ele é obrigado a depositar 5% do fundo de capacitação municipal e assim a gente vai construir uma cidade com certeza qualificada e empregada dentro do município. Infelizmente ainda não foi possível, a minha ideia é que no primeiro semestre a gente já coloca o Centro de Capacitação em pé e no segundo semestre a gente comece a ministrar os cursos.

Internauta – Quero saber do candidato, quais são as suas propostas para a educação?

Denilson– A educação mais uma vez como a saúde é obrigação. A educação é obrigação porque faz com que a cidade cresça economicamente. Porque uma pessoa que tenha educação, ela vai conseguir chegar ao mercado de trabalho mais rápido por si própria, então a gente tem que investir em educação. A gente pensa na criação no aumento de três creches que é um déficit que existe hoje no município então a gente tem que construir mais três creches. E a gente tem também que construir mais três escolas para que a gente possa colocar, que está dentro do meu plano de governo, colégio integral. A prioridade nossa é colocar colégio integral para melhorar o ensino dos alunos e também resolver o problema social. Tirar essa garotada da rua, que infelizmente na rua a gente sabe que não se aprende coisas boas, então a gente vai resolver dois problemas e mais um a mãe vai poder se inserir no mercado de trabalho. Quando eu falo que a Arno vai gerar mais de mil empregos desses mil empregos que a empresa vai gerar 70% são para mulheres, então como a mãe vai trabalhar sem ter onde deixar o filho, de cinco anos, seis anos. Vai deixar com a avó, tio, enfim talvez não seja bem cuidado. Então ela vai trabalhar com preocupação de como estar seu filho e possivelmente ela não vai render dentro da empresa e ai ela vai ser mandada embora. A empresa tem que ter 100% dos seus funcionários focados na produção. Nossa ideia é o colégio integral, principalmente para gerar emprego para as mulheres para aumentar a renda da família. A educação vai ter um papel fundamental como um braço no desenvolvimento econômico. Vamos investir muito forte na valorização dos professores para que melhore o ensino, a qualidade do ensino, e o colégio integral para mim é fundamental.

Internauta – Itatiaia possui um grande potencial turístico devido ao Parque Nacional do Itatiaia e Penedo. Mas os comerciantes reclamam sobre a falta de estrutura e principalmente de enchentes que acabam prejudicando o comércio. Qual o seu plano para melhorar esta situação?

Denilson – É um problema antigo e crônico de Itatiaia, esse projeto inclusive estava dentro da minha pasta na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, eu desenvolvi esse projeto de revitalização no Centro de Itatiaia junto com uma drenagem para resolver o problema da enchente. Tinha que ser passado pela Câmara Municipal e aí infelizmente teve um atrasado na aprovação e depois que conseguiu aprovar, infelizmente Itatiaia não tinha condição para poder fazer essa revitalização. Mas é minha prioridade, que eu acho que quando falamos em mobilidade urbana quando a gente vai fazer essa junção das pessoas convertendo para o Centro para aumentar o consumo no comércio, se a gente não tiver um comercio revitalizado com calçadas com acessibilidade, com um calçadão que esta previsto no centro melhorando a logística dos ônibus, melhorando carga e descarga dos caminhões por conta do comércio que está crescendo. A gente vai revitalizar e a gente tem certeza absoluta que o empresário tem essa visão sabe que Itatiaia vai crescer e se não tiver infraestrutura sempre vai ver o vizinho crescendo mais rápido que a gente. Vamos fazer com que as pessoas se convertam para o centro para melhorar o comércio e ai também vamos gerar mais emprego, gerando mais emprego, gera mais renda e consequentemente vamos ter nossa independência financeira para resolver nossas obrigações que são a saúde e educação.

Internauta – Quero saber do candidato qual a sua proposta para a segurança?

Denilson – A segurança de Itatiaia é um problema que é um problema nacional, mas que a gente tem que fazer em parceria. A gente tem que ter com o Governo do Estado uma parceria para que a gente possa colocar postos da PM (Policia Militar) nos bairros que a gente tem necessidade. Por exemplo, a gente vai fazer a ligação de Penedo, Vila Martinele a Vila Pinheiro, temos que ter ali um posto da PM. Na entrada de Penedo também que é uma RJ e a parceria com a Guarda Municipal e a minha ideia também é valorizar a guarda prepara-los para que possam também ajudar na segurança. Temos o projeto de modernizar com câmeras de segurança para fazerem o monitoramento na cidade e eu não tenho a menor dúvida de que a segurança está muito ligada a educação, quando a gente conseguir colocar o colégio integral a gente vai conseguir evitar que as pessoas fiquem na rua praticando algum tipo de crime. Eu acho que isso vem junto com o centro de capacitação municipal junto com a educação, essas coisas juntas vão resolver o problema da segurança. Agora, a gente tem um problema da segurança para resolver de imediato e aí a gente tem que fazer uma parceria com a PM e o Governo do Estado para que a gente possa efetivamente trabalhar juntos para resolver o problema da segurança.

Internauta – Quero saber como o candidato irá resolver o problema da água e esgoto no Nova Conquista? E sobre os asfaltos no bairro e a obra da Praça do Campo Alegre que está parada?

Denilson – Eu posso falar sobre o meu projeto, eu nunca fui candidato fui secretário de Desenvolvimento de Itatiaia e cumpri meu papel como secretário e agora quero cumprir como prefeito. O Nova Conquista é um bairro por incrível que pareça muita gente fala um monte de coisas, mas vai ser um bairro modelo em Itatiaia. Lá teve a regularização fundiária e em outros bairros isso ainda não aconteceu, então será um bairro modelo. Já está previsto o sistema de tratamento de água e esgoto, PSF (Posto Saúde da Família), colégio, creche. Tenho certeza que vamos conseguir fazer tudo isso funcionar o mais rápido possível. Questão da pavimentação eu vou priorizar a obra, a obra em Itatiaia tem que ser priorizada diferente com a obrigação que a gente tem que ter com saúde e educação, que é obrigação. Vamos destinar um valor para a obra funcionar em Itatiaia. Temos um problema sério com obra na cidade, se investimos pesado tenho certeza que vamos conseguir revitalizar o bairro não só no Nova Conquista mais em todos os bairros de Itatiaia.

Internauta – Como o senhor pretende administrar Itatiaia perante a crise econômica?

Denilson – Esse é um grande desafio, para a gente sair dessa crise é preciso que o Governo Federal também se empenhe, porque a crise é nacional não é exclusivamente do município. Eu tenho acompanhado isso de perto e atualmente existe uma estabilidade, chegamos no fundo do poço, mas daqui pra frente a gente acredita que as coisas vão melhorar. Com relação ao meu trabalho na prefeitura para resolver o problema da crise de novo é otimizar nossos custos, valorizando o servidor público para que a gente possa diminuir nossos custos e melhorar nossa arrecadação. Essa criação que tenho junto com as empresas de empregabilidade, mobilidade vai fazer com que a gente aumente cada vez mais a renda. Não posso deixar de exaltar que o turismo tem um papel fundamental nisso para que a gente possa gerar emprego investindo no turismo cada vez mais. Hoje a gente tem três pontos turísticos importantes em Itatiaia. Precisamos trabalhar em conjunto para melhorar.

Internauta – Em seu plano de governo, há previsão de construção de moradia popular?

Denilson – São umas das minhas prioridades que está em meu plano de governo que fiz questão de registrar em cartório para que ninguém mude, quem quiser pode ter acesso ou entrar na minha fan page que você vai ver e eu me coloco a disposição para tirar as dúvidas da população de Itatiaia. É minha prioridade, eu sei o que vai acontecer com Itatiaia até porque participei do desenvolvimento econômico e sei da responsabilidade, e a construção de 1.500 casas é fundamental, primeiro vamos estar cedendo colocando como prioridade 700 casas para o servidor público, a gente sabe que o servidor tem a renda dele e vamos melhorá-la para que ele tenha a sua casa própria, a gente sabe que tem muito mais servidores, mas vamos investir naqueles que têm necessidade eminente. Depois temos 300 casas para as pessoas que moram em áreas de risco e as outras 500 casas vão ser para a população em geral, principalmente para aquela população que paga aluguel porque com o crescimento econômico a locação dos imóveis vai aumentar e a gente vai ter renda e essa família vai trabalhar e ela vai poder comprar a casinha dela, mas se ela não tiver essa oportunidade que a gente vai criar pra ela comprar a casa própria financiada com o valor de acordo com a renda dela.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996