Volta Redonda – O DIÁRIO DO VALE entrevistou nesta quarta-feira (31) o candidato à Prefeitura de Piraí, do PMDB, Arthur Henrique Tutuca. Ele respondeu a perguntas enviadas por internautas por meio da página do jornal, tratando de assuntos como contratação de médicos, geração de empregos, combate às drogas e transporte coletivo. O entrevistado desta quinta (01) será Ednardo Barbosa (PMDB), que disputa a prefeitura de Pinheiral.
Internauta – Gostaria de saber do Tutuca o que ele vai fazer pelo funcionário público, em relação a plano de carreira.
Artur Tutuca – Quando fui prefeito, sempre valorizei muito o funcionário público municipal. Para você ter uma ideia, nos anos em que fui prefeito, os servidores do município tiveram reajustes salariais de 65%. Eu vou fazer um trabalho de valorização do funcionário público e não apenas no que diz respeito a plano de carreira. Vamos tratar o servidor público com respeito, com dignidade, como sempre tratamos quando fomos prefeito de Piraí.
Internauta – A minha pergunta é sobre saúde. Quando vamos marcar consultas nos postos, a demora é muito grande, pela falta de médicos, principalmente pediatra. O que o senhor pretende fazer para melhorar isso? Porque muitos dizem que os médicos não ficam em Piraí pelo salário baixo.
Tutuca – Nas minhas caminhadas, pude perceber que uma das reclamações da população é a falta de médicos nos postos de saúde. Nós pretendemos fazer um levantamento, junto com a Secretaria de Saúde, para saber a demanda necessária e a partir disso vamos partir para a contratação para suprir essa demanda. E com relação ao salário, acho que a gente pode pagar um valor diferenciado para esse médico que vai ficar de plantão. Se ele vai fazer plantão, acho pode ter um salário melhor também.
Internauta – Moro em Arrozal e lembro de quando a creche começou a ser construída. Na época, achei que me ajudaria, para deixar a minha filha e eu poder trabalhar. Mas até hoje ela não está pronta, é um absurdo. No meio da crise, gasto muito dinheiro para pagar babá. Se o senhor for eleito, vai priorizar a conclusão desta obra?
Tutuca – Não é questão nem de priorizar. Quando saí eu deixei cerca de 60% da obra pronta. Tem um recurso do Ministério da Educação que, quando assumirmos a Prefeitura de Piraí, vamos constatar o que aconteceu para que essa obra não fosse concluída, porque já se vão três anos e oito meses. Nós pretendemos terminar o mais rápido possível essa obra que importante para o município, para a população e existem recursos do Ministério da Educação para terminar a obra.
Internauta – Quero saber o que o Tutuca vai fazer, se for eleito, para ajudar os comerciantes. A população sai para comprar tudo nas cidades vizinhas, porque é mais barato, mas a gente não tem condições de reduzir os preços. Precisamos de incentivo do governo para a economia circular dentro de Piraí.
Tutuca – A prefeitura não pode ajudar nesse caso com recursos do município, mas podemos nos reunir com os empresários de Piraí e buscar uma solução, que pode ser, por exemplo, uma cooperativa para que os produtos que serão vendidos no comércio de Piraí cheguem num preço melhor e consequentemente quem for adquirir poderá também pagar um preço menor. É questão de planejamento e de diálogo com os comerciantes de Piraí.
Internauta – Quais serão as primeiras mudanças que o Tutuca vai fazer se ganhar as eleições? E quais serão as prioridades durante os quatro anos?
Tutuca – A primeira coisa a fazer é reduzir custos. A crise é nacional e se a receita está estabilizada, você tem que diminuir as despesas. Isso aí é questão de matemática. Você diminui as despesas se a receita não aumenta. As prioridades durante os quatro anos serão a educação e a saúde, como sempre foram, e mais uma, que surgiu recentemente, que é a geração de emprego.
Internauta – Quero saber do Tutuca, se há algum projeto para tirar os jovens das drogas. A situação é muito preocupante, principalmente para as nossas crianças.
Tutuca – Realmente, a situação da droga é uma preocupação constante, não só em Piraí mas em todos os locais que a gente visita. É um trabalho muito sério e nós pretendemos fazer um trabalho primeiro junto às escolas do município, através da educação nós podemos fazer um trabalho de conscientização e através da família também, porque se a família não tiver uma participação nesse projeto não adianta nada. As secretarias de Educação e Saúde vão fazer um trabalho conjunto de conscientização com os jovens e as crianças do município.
Internauta – Só uma empresa de ônibus passa por Arrozal e sempre deixa os passageiros que precisam estudar e trabalhar fora na mão. Precisamos que o serviço melhore e que também tenha concorrência. O que o senhor pretende fazer quanto a isso?
Tutuca – Nós temos um problema no transporte coletivo em Arrozal porque as linhas que servem ao distrito passam por outro município, que é Pinheiral, e com isso a responsabilidade de liberar linhas de ônibus é do Detro, que é do governo estadual. Mas isso não impede que o prefeito converse com as autoridades estaduais para permitir que outra empresa também faça esse percurso. Isso nós podemos fazer e isso nós vamos fazer.
Internauta – Gostaria de saber do Tutuca, se está no plano de governo dele incentivar e dar espaço a atividades culturais. E se pretende atender a todos os bairros e distritos.
Tutuca – A atividade cultural é de suma importância e lógico que tem a ver com a pergunta anterior sobre as drogas. Nós podemos desenvolver uma atividade cultural nas escolas do município, onde os jovens e as crianças vão ter uma atividade cultural muito maior em todos os pontos do município, através da secretaria de Educação, junto com a secretaria de Cultura. Através das escolas, dos colégios municipais, nós podemos desenvolver um grande trabalho cultural no município de Piraí.
Internauta – Piraí tem diversos pontos turísticos, mas que não são valorizados e às vezes nem conhecidos pelos moradores. Quero saber se o Tutuca pretende estimular esse turismo local, que pode ajudar também na economia.
Tutuca – Quando estive na prefeitura, sempre procurei estimular o turismo no município. Nós criamos uma taxa diferenciada para os hotéis do município, para eles pagarem menos imposto com relação às outras empresas. Agora, é necessário também que as pessoas se conscientizem de que não depende só do poder público. O turismo depende também da iniciativa privada. Nós precisamos ter uma estrutura boa de hotéis. Nós temos pontos turísticos espetaculares no município que podem ser explorados, não pela prefeitura, mas pelas empresas privadas.
Internauta – A minha pergunta para o Tutuca é sobre geração de emprego. O que ele vai fazer para que os moradores não tenham que ir para outra cidade trabalhar?
Tutuca – Isso é uma grande preocupação hoje. A gente trabalhar para geração de emprego. Quando estivemos na prefeitura, nós conseguimos atrair várias empresas. Deixamos, ao sair da prefeitura no final de 2012 uma área de um milhão de metros quadrados que a prefeitura adquiriu próximo a Arrozal, às margens da Rio-São Paulo, que é uma área que tem que ser melhor explorada, que já era para ter empresas lá gerando empregos, então vamos trabalhar muito para que essa área seja ocupada com empresas para gerar empregos para o município. Mas não basta só gerar emprego: a gente tem que capacitar também as pessoas para que entrem no mercado de trabalho. Então, em paralelo com a atração de empresas tem que vir a capacitação da mão de obra.
Confira o vídeo transmitido ao vivo pelo Facebook.
Na quinta-feira (1º), é a vez do candidato Ednardo Barbosa, também do PMDB, na disputa eleitoral em Pinheiral.
4 comments
O PCC precisa atingir a todos da educação, não somente aos professores e especialistas em educação. Todos merecem ser valorizados! Qual prefeito vai incluir os outros servidores da educação no plano? O atual não incluiu…O sr Tutuca vai?
Na entrevista ele diz que vai criar o plano de carreiras e salários, mas o que eu acho estranho é que ele foi prefeito por 12 anos, porque não criou antes????
Rafael eu nao falei q vou criar plano de carreira. A prefeitura ja tem um plano de carreira, principalmente na area de educaçao. Obrigado pela sua participaçao.
Simples Rafael em época de eleições todos tem este vício fazer promessas que depois serão esquecidas. Veja o NETO também fez esta promessa e até o momento não cumpriu.
Comments are closed.