>
domingo, 22 de maio de 2022 - 17:17 h

TEMPO REAL

 

Capa / Pergunte ao candidato / ‘Pergunte ao Candidato’: Dudu (PMDB) de Itatiaia responde internautas

‘Pergunte ao Candidato’: Dudu (PMDB) de Itatiaia responde internautas

Matéria publicada em 22 de setembro de 2016, 11:38 horas

 


dsc00195

Volta Redonda e Itatiaia – Nesta quinta-feira (22) foi a vez do candidato de Itatiaia pelo PMDB, Eduardo Guedes, o Dudu, responder ao vivo no Facebook às perguntas enviadas previamente pelos internautas.

Nesta sexta-feira (23) a entrevistada será Isabel Fraga, candidata em Volta Redonda pelo PSTU. As perguntas devem ser enviadas antes da entrevista por inbox http://m.me/diariodovale. Confira as regras para participar e acompanhe o cronograma de entrevistas: goo.gl/gwfkW9.

A seguir, a transcrição da entrevista

Internauta – A Vila Magnólia sofre com descaso do governo, somos sempre deixados de lado em situações de assistência básica. Quero saber do candidato Dudu o que ele vai fazer de concreto na nossa região.
Eduardo Guedes, o Dudu – Nós sabemos dos problemas da Vila Magnólia, que carece de coisas simples, como uma área de lazer, que sofre com a questão do transporte público. Precisamos ampliar as linhas de ônibus circular na nossa cidade e contemplar também a Vila Maia e Vila Magnólia. Da mesma forma, precisamos reurbanizar toda a Rua Bom Jesus de Santana. A população daquela localidade sofre muito em época de chuva e até mesmo em outras épocas, quando a água e o esgoto retornam para a casa dos moradores. Vamos saber priorizar o que é mais importante, porque não serei eu como prefeito que direi o que são as emergências, e sim a população.

Internauta – Itatiaia está precisando de mudanças urgentes. Quais serão as prioridades do governo do senhor, se for eleito?
Dudu – Realmente, Itatiaia hoje precisa de medidas urgentes em todas as áreas, e a principal é a Saúde. Nessa interinidade à frente do município, há cerca de dois meses, nós já temos buscado transformar. Estamos concluindo as obras do centro cirúrgico e da maternidade. Agora vai voltar a nascer realmente itatiaiense. Mas nós sabemos que as urgências estão em todas as áreas e nós precisamos priorizar. Temos urgência hoje na Educação: faltam vagas nas creches, faltam salas de aula, falta qualificação para o nosso jovem, que hoje quer oportunidade de emprego, já que pela Rodovia Presidente Dutra os ônibus transportam trabalhadores de outras cidades para trabalharem nas nossas empresas.  Precisamos ter uma prioridade de resgatar a cidade de Itatiaia. Meu plano de governo é muito simples, mas é um plano que vai ser realmente executado.

Internauta – Quais medidas preventivas o candidato Dudu pretende tomar para que desastres em tempos de chuva não destruam casas, como costuma acontecer?
Dudu – O princípio de tudo isso está na prevenção. Nós temos que ter um plano junto à Defesa Civil. O principal fator disso é evitar o que hoje vem acontecendo na nossa cidade. Obras simples evitariam desastres e evitariam que o Poder Público tivesse que fazer um desembolso maior para resolver o problema. Na Vila Niterói, nós tempos uma grande preocupação. Foi feita uma canalização numa empresa em frente uma canalização do lago e a água vai para a Vila Niterói, onde foi feita uma avenida industrial e a água caminha para a Vila Niterói. Já estamos trabalhando para tomar providências para fazer o desvio dessa água. Da mesma maneira, há anos em outros locais, como no Centro da cidade, em Penedo, e em outros locais onde aconteceu desabamento, um bueiro, uma boca de lobo, teria sido reduzida a água e não haveria tantos prejuízos a tantas famílias e a nós moradores de Itatiaia.

Internauta – A cidade de Itatiaia é sempre valorizada e conhecida pelo Parque Nacional, mas outras localidades também merecem atenção e tem potencial para turismo e cultura. A minha pergunta para o Dudu é sobre propostas para valorizar toda a Itatiaia, que podem até melhorar a economia.
Dudu – Nós falamos hoje, na cidade de Itatiaia, no crescimento industrial, mas além de qualificar o jovem para que ele ocupe esses empregos, nos precisamos valorizar toda a cidade de Itatiaia. Nós temos hoje o nosso Parque Nacional, Penedo, Maromba e Maringá na região serrana. Precisamos ofertar para toda a cidade de Itatiaia avanços nas questões de turismo e de cultura. Nós temos na Nova Conquista uma lagoa maravilhosa que precisa se tornar um atrativo assim como uma lagoa maravilhosa na Vila Maia. No parque nacional, nós temos uma estrada que está esburacada e, embora seja federal, o município tem que interferir com urgência porque as condições dela prejudicam a nossa população e os nossos turistas. Valorizando toda a cidade, vamos melhorar nosso comércio e a economia local.

Internauta – Como o senhor disse que conhece de perto a realidade do funcionalismo público, o que fará para melhorar nossas condições de trabalho e salário?
Dudu – Eu não só conheço de perto. É muito além disso. Minha mãe é servidora pública há 34 anos. É servente concursada da secretaria de Educação, eu sou inspetor de disciplina concursado da secretaria de Educação. Então, diferente de falar que eu imagino, eu vivo isso todos os dias. E quero aproveitar essa oportunidade e dizer aos nossos servidores públicos que precisamos fazer uma política voltada para eles. O nosso servidor precisa de garantias de salário feitas através de um plano de cargos e salário. Não podemos deixar que o nosso servidor fique à mercê das mudanças de governo. Precisamos ter as garantias do nosso servidor baseadas em lei. E também garantias de condições de trabalho.

Internauta – O candidato sabe como está a situação das contas públicas do município para já ter noção do que poderá fazer ao assumir o governo, se eleito?
Dudu – Tenho total noção das contas públicas e por isso vamos priorizar e ver as urgências. Se tiver cortar, vamos cortar, mas vamos trabalhar com as prioridades do cidadão e vamos atrás do governo federal e do governo estadual e vamos conseguir trazer recursos para a nossa cidade. Nosso plano de governo é um plano simples, mas foi baseado naquilo que ouvi ao longo do meu mandato como vereador e da nossa população. Então já temos noção de onde nós vamos cortar e tenha certeza de que nós não vamos cortar de áreas importantes. Nós vamos investir direito. A Saúde recebe uma grande fatia do nosso orçamento e vamos investir na saúde preventiva, que é muito mais barata do que a saúde curativa. Se investirmos direito, nós vamos economizar.

Internauta – A educação básica da cidade está precisando de atenção e melhorias imediatas. A minha pergunta para o Dudu é sobre o que fará para investir tanto no lado dos profissionais quanto dos estudantes.
Dudu – Nos lados dos profissionais, já respondi anteriormente, já que falei da valorização de todos os profissionais do município, o que inclui a educação. Vamos dar atenção imediata á educação. Precisamos ampliar as vagas nas creches, construir salas de aula, valorizar os profissionais de educação e ter essa capacidade, esse senso de urgência pra isso. Nessa interinidade, Itatiaia já conta com um secretário de Educação, o professor Amarildo, que é especialista em querer fazer, em querer trabalhar. Hoje em Itatiaia tem-se a prática de aluguéis, inclusive em anexo de creches. Você alugar algo de emergência, tudo bem, mas ter um período de quatro, cinco, seis, sete anos e ainda estar tendo essa prática de aluguéis em vez da construção, eu não concordo.

Internauta – Nós que dependemos da saúde pública não temos o devido atendimento no hospital. A maior dificuldade é em conseguir especialistas. Todos dizem que isso é um problema geral, mas não podemos ficar reféns disso. O que está no plano de governo do candidato para reverter essa situação?
Dudu – A demanda hoje de consultas é muito grande. Vamos partir para mutirão para acabar com as demandas reprimidas. Por falta de exame, ou por demora, pode ficar muito mais cara a saúde curativa. Consulta é yuma forma de saúde preventiva.

Internauta – Como o Dudu pretende sanar o problema de falta de água, que é estranhamente comum em algumas localidades da cidade?
Dudu – Esse problema da falta d’água há anos aflige nossa população. O município fez um termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público em relação ás questões das captações da nossa cidade. Precisamos regularizar todas as nossas captações, estudar uma maneira de colocarmos em prática o Plano Municipal de Saneamento Básico onde entra também essa questão da água. Nós sabemos do grande manancial de água que temos na nossa cidade. No Portal de Penedo temos um aquífero maravilhoso, de onde estamos estudando fazer ali um reservatório de milhões de litros para que possam ser bombeados para o tratamento e depois distribuídos à nossa população de Baixo Penedo. Da mesma forma já estamos bem avançados no estudo para que possamos recuperar as outras captações da cidade de Itatiaia. A captação principal sofreu um deslocamento muito grande com o risco de deixar a cidade toda sem abastecimento de água, então nós fizemos em caráter urgente para sanar esse problema. Estamos trabalhando em busca de recursos do nosso município para sanar definitivamente esse nosso problema.

Internauta – O que a população pode esperar do candidato, se for eleito, nas áreas de transporte e segurança?
Dudu – Na área de transporte, hoje, nós sofremos muito com a péssima qualidade do transporte na nossa cidade, dos ônibus circulares, dos micro-ônibus. Nessa interinidade eu já chamei a empresa responsável para que possamos, já, trocar todos os ônibus e micro-ônibus e ampliar os horários. Precisamos interligar a área de Maromba e Maringá e dos vales com Penedo e Itatiaia. A comunidade escolar sofre com o horário defasado de transporte, um tempo muito longo entre um horário e outro, a má qualidade dos veículos, mas a empresa já me apresentou a compra de novos micro-ônibus para circularem na cidade. Nós precisamos ampliar as linhas circulares do nosso município. Nós precisamos trabalhar pra termos o transporte com a passagem o mais barata possível e com transporte de graça. Isso não é uma proposta mirabolante porque o que você fizer na área social você ganha no comércio. Na área de segurança o que a população pode esperar é um trabalho muito intenso junto o governo do estado para melhorar o quantitativo de policiais para que possamos trabalhar para termos nas áreas centrais da cidade tudo o que tem hgoje de moderno em segurança, como o monitoramento. Mas o principal para mim na segurança é investir na educação, no esporte e qualificação dos nossos jovens.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document