‘Pergunte ao Candidato’: Professora Clarice (PT) de Barra Mansa responde internautas

by Diário do Vale
professora-clarice-pt-bm-libania-nogueira-6

Foto: Libânia Nogueira

Volta Redonda e Barra Mansa – Nesta quinta-feira (8) foi a vez da candidata Clarice Ávila, a Professora Clarice, do PT, que disputa as eleições em Barra Mansa, participar do “Pergunte ao Candidato”. A candidata responde às perguntas enviadas previamente pelos internautas em entrevista transmitida ao vivo na redação do DIÁRIO DO VALE.

Nesta sexta-feira (9) é a vez do candidato à reeleição em Piraí, Luiz Antonio, do PDT.

Confira a transcrição da entrevista na íntegra com a candidata petista.

Internauta – Clarice, qual é o seu plano de governo em relação à educação profissionalizante para os adolescentes de Barra Mansa?
Clarice Ávila – Eu sou a professora Clarice, sou candidata a prefeita de Barra Mansa pelo PT, tenho me preparado, sou professora há 25 anos. Estou terminando meu mestrado em políticas públicas estou preparada para receber esse desafio que é administrar Barra Mansa com muita competência. E respondendo a pergunta, nós sabemos que o Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) está atendendo algumas demandas de cursos profissionalizantes, então o compromisso do nosso governo em Barra Mansa será ampliar essa parceria com Faetec, com o Governo Federal e com o Governo do Estado para que a gente possa estar ampliando esse número de vagas e assim atendo melhor os nossos jovens e principalmente adolescentes para que nós possamos mão de obra qualificada para que o trabalho em Barra Mansa e emprego sejam ampliados. Nós também temos o Proeja, EJA profissionalizante, então nós queremos fazer uma parceria com o Governo Federal, com o Instituto Federal de Educação para que nós possamos ter o Proeja, que é o EJA, os alunos irão estudar, se formar, concluir o ensino fundamental da primeira fase e segunda fase e junto com o ensino fundamental eles irão ter mão de obra qualificada. Então Proeja é um compromisso do nosso governo também ampliando essa parceria com o Governo do Estado e Governo Federal.

Internauta – O que será feito em relação aos distritos de Barra Mansa que há muito tempo estão abandonados, como Rialto, por exemplo.
Clarice Ávila – Muito boa essa pergunta por que ontem mesmo na nossa caminhada nós estivemos em Rialto. Rialto é um dos distritos que mora no meu coração, lá nós temos o Torneio Leiteiro, hotéis fazenda que já existem lá, mas Rialto precisa de uma atenção. E o compromisso do nosso governo é dar uma atenção para todos os distritos, sem exceção, e Rialto por já possuir esse aspecto turístico, nós queremos pavimentar as estradas vicinais para que os turistas possam estar visitando os hotéis fazenda com condições para isso e ampliando a construção de outros hotéis fazenda naquele local para que Rialto continue sendo um ponto turístico e também um ponto de atração para que a cultura e lazer possam ser ampliados em Barra Mansa. Então, o compromisso do nosso governo é tornar Rialto e os distritos um lugar agradável de viver.

Internauta – Candidata, a senhora como educadora, o que acha sobre á aprovação automática nas nossas escolas, onde as crianças saem sem ler e escrever, mesmo com as supostas aulas de reforço?
Clarice Ávila – Eu sou professora há 25 anos e este ano especificamente estou trabalhando com alfabetização e é um desafio trabalhar com alfabetização e em Barra Mansa implementou a alfabetização em ciclos. Nossos colegas alfabetizadores estão com muita reclamação com a alfabetização em ciclos, por que as crianças vão passando do primeiro ano para o segundo ano, do segundo para o terceiro ano automaticamente. Só pode reprovar no terceiro ano e nós quando pegamos essas crianças no terceiro ano ainda sem saber ler, sem saber escrever o próprio nome, nós sentimos a carência da alfabetização. Então nosso compromisso de governo petista, com modo petista de governar, é rever a alfabetização em ciclos. Sabemos que em vários municípios, vários estados já estão abolindo a alfabetização em ciclos por que ela está falindo. Nós iremos conversar com a base, com os alfabetizadores e iremos propor e conversar e ver qual a melhor forma de alfabetizar nossos alunos que não seja automático. Porque nós acreditamos que quando o aluno chega no terceiro ano sem saber ler e sem saber escrever o próprio nome nós não estamos dando conta de uma educação pública de qualidade. Nosso compromisso é rever a alfabetização em ciclos, porque já é uma reclamação dos nossos colegas alfabetizadores para que nós possamos ter alunos quando chegar no terceiro ano de alfabetização eles estejam realmente letrados.

Internauta – Qual o seu plano de governo para os servidores públicos?
Clarice Ávila – Sou servidora pública também de Barra Mansa e sinto na pele o que os nossos amigos servidores públicos estão sentindo. Salários atrasados, desvalorização, ambiente de trabalho inadequado. Nosso compromisso de governo é preparar os nossos servidores públicos para terem valorização, e como vai começar a valorização dos servidores no nosso governo, já estamos conversando com o sindicato da categoria e nós iremos propor o dissídio para a categoria. O que seria isso? Um acordo coletivo, o piso dos nossos servidores públicos está abaixo do mínimo, isso é um absurdo. Primeiramente nós vamos arrumar a casa e colocar o piso dos servidores públicos no salário mínimo, depois nós iremos junto com o servidor o Plano de Cargos e Salários, porque hoje o salário do nosso servidor público é cheio de penduricalho, isso é quando ele aposenta, ele não leva esses penduricalhos para aposentadoria e o salário dele cai. O Plano de Cargos e Salários irá valorizar o nosso servidor público, ele terá uma aposentadoria digna e também irá valorizar sua formação, o seu estudo. O nosso Plano de Cargos e Salários é nosso compromisso e o salário em dia, hoje o nosso servidor público não sabe o dia que recebe, iremos colocar o salário no último dia útil do mês novamente. É o compromisso do nosso governo com você servidor público.

Internauta – Com o aumento da frota de veículos na cidade, o trânsito está cada vez mais caótico, principalmente no Centro. Quais as melhorias que podem ser feitas para diminuir o trânsito na cidade?
Clarice Ávila – Diminuir o trânsito passa por transporte de qualidade, nós iremos implementar o Bilhete Único em Barra Mansa integrado, onde os moradores de Barra Mansa poderão ser transportado em mais de uma coletivo pagando apenas uma passagem, esse é o compromisso número um com a população de Barra Mansa. Também iremos rever essa licitação que foi feita, esse novo transporte do município ainda não está contemplando nossos moradores, ainda não temos um transporte coletivo acessível para os nossos cadeirantes com elevadores, a passagem está altíssima, este ano nós tivemos dois aumentos de passagem. Temos que rever essa licitação, colocar realmente um transporte de qualidade com horário porque hoje uma das reclamações é o horário dos nossos transportes e nós iremos implementar o Bilhete Único Integrado precisamos fazer isso porque o transporte coletivo de qualidade significa menos carros particulares nas ruas.

Internauta – A promessa do Pátio de Manobras é antiga e não sai do papel, o que a senhora pretende fazer para concluir este projeto?
Clarice Ávila – O Pátio de Manobras também significa um trânsito melhor para os moradores de Barra Mansa, sabemos que a obra do Pátio de Manobras não depende apenas do governo municipal, é uma obra que está também nas mãos do Governo Federal. O papel do governo municipal é dialogar com o Governo Federal para que estas obras sejam concluídas. Hoje nós temos um impasse nas obras do Pátio de Manobras porque os moradores que ficam no entorno de onde vai passar o viaduto entraram na Justiça porque não aceitaram o acordo.  E nosso respeito com esse morador, que mora nos entornos de onde estão sendo realizadas as obras do viaduto, será priorizar, o morador tem uma identidade ali, ele construiu, ele investiu seu dinheiro ali, então ele precisa ser valorizado. Nós não podemos passar por cima do morador para que as obras sejam concluídas. O compromisso do nosso governo é dialogar com esse morador, é dialogar com o Governo Federal para que nós possamos chegar a um acordo e terminar as obras do Pátio de Manobras tão esperada pelo povo de Barra Mansa.

Internauta – Considero a saúde de Barra Mansa péssima, vou à farmácia municipal e nunca consigo medicamento, além disso, o atendimento na Santa Casa demora e às vezes a unidade fica superlotada. O que a senhora pretende fazer para melhorar a saúde de Barra Mansa?
Clarice Ávila – A saúde de Barra Mansa será compromisso do nosso governo e pra isso nós precisamos melhorar os PSFs (Postos de Saúde da Família). Hoje, o morador vai no PSF do seu bairro e não encontra médico nem especialista, quando nós caminhamos nas ruas essa é a reclamação do morador. O nosso compromisso é trazer médicos e especialistas para os PSFs e também equipar os agentes de saúde. Quando encontramos com os agentes de saúde, eles perguntam o que a senhora vai fazer professora Clarice? Porque hoje nós não conseguimos nem marcar uma consulta por que nós não temos médicos, nós não temos cotas de consulta. O nosso compromisso com os moradores de Barra Mansa é equipar os PSFs com médico especialista, preparar os agente comunitários de saúde para que eles possam ter cotas para marcação de consultas e com isso nós iremos desafogar a Santa Casa e as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), porque quando os moradores não encontram médico e especialistas nos seus bairros eles têm que ir para  UPA e a unidade superlotada, a Santa Casa também e muitas vezes os moradores de Barra Mansa têm que procurar médicos nas cidades vizinhas. Isso é um desrespeito com a saúde de Barra Mansa, o compromisso do nosso governo é investir em saúde com orçamento participativo. Os moradores irão participar do governo, nós ganhamos prêmio quando o PT administrou Barra Mansa com o orçamento participativo. Vamos retomar, o morador terá transparência na gestão, nós iremos investir o dinheiro da saúde na saúde, nós iremos investir o dinheiro da educação na educação e iremos respeitar o morador de Barra Mansa como ele merece.

Internauta – Fico preocupada com a segurança da cidade devido aos roubos e assaltos, mesma sendo competência do Estado, como a prefeitura poderia intervir?
Clarice Ávila – A segurança perpassa por vários aspectos por uma educação de qualidade, nós precisamos ter projetos para os nossas crianças e adolescentes. Hoje eu trabalho em uma comunidade periférica onde os meus alunos passam quatro horas na sala de aula e doze horas nas ruas porque as mães precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos. O município precisa ter responsabilidade com essas crianças e com essas famílias, precisamos ter projetos para tirar nossas crianças das ruas, também precisamos te ruma integração entre Governo do Estado, Municipal e Federal com a segurança pública integrada. Nós precisamos dialogar e criar postos avançados de segurança pública nos principais pontos da cidade. Precisamos fortalecer os conselhos de segurança, principalmente o conselho antidrogas, o compromisso do nosso governo é fortalecer esses conselhos e também implementar o conselho de segurança pública, temos compromisso com a segurança. Iluminação, a segurança também perpassa por iluminação se você passa por uma rua que está mal iluminada ali você terá riscos de assalto. Nosso compromisso é dialogar, fazer uma parceria para que nos possamos ter mais segurança em Barra Mansa e diminuir os números de assaltos e roubos.

Internauta – Estou desempregada há dois anos e não sei mais o que fazer, as empresas dizem que não estão contratando por causa da crise. A senhora tem algum projeto para a geração de emprego em Barra Mansa?
Clarice Ávila – Sim, hoje em Barra Mansa nós temos duas zonas especiais de negócios que estão ociosas, temos o compromisso de atrair empresas para estas zonas especiais de negócios, porque se nós trouxermos empresa para Barra Mansa, nós iremos gerar emprego e renda, mas trazer empresa para Barra Mansa sem ter saúde e educação em primeiro lugar nós não iremos conseguir. Nosso compromisso é arrumar a casa, nós precisamos ter tratamento de esgoto, água potável onde está a zona especial de negócio, precisamos ter saúde, educação em primeiro lugar para que as empresas sentam-se atraídas em instalar suas unidades em Barra Mansa. Iremos fazer todo o esforço para dialogar com as empresas para que aquelas zonas especiais de negócios tenham pequenos distribuidores já que Resende, Porto Real e Itatiaia existem as grandes empresas de montagem de automóveis, então se nós trouxermos para Barra Mansa empresas que tenham distribuição de peças automobilísticas, nós iremos dialogar com as grandes empresas na nossa região e também gerar emprego e renda para nossa cidade. Mas para isso nós também precisamos qualificar a mão de obra porque nós não queremos que empresas cheguem em Barra Mansa e tenha contratação de mão de obra de outras cidades. Nós precisamos qualificar os moradores de Barra Mansa com mão de obra especializada para que esses moradores sejam os empregados dessas empresas que nós iremos atrair para a nossa cidade.
 
Internauta – Sofro constantemente com o horário do ônibus e isso está atrapalhando a comunidade, caso seja eleita, como a senhora poderia nos ajudar?
Clarice Ávila – Nós temos que rever esse edital de licitação que foi fechado nesse atual governo para que nós possamos utilizar o que consta ali. Consta um aplicativo onde os moradores poderão acessar através do seu celular os horários dos ônibus, isso hoje é uma falácia. Também iremos fiscalizar, o compromisso do nosso governo é fiscalizar os horários dos ônibus porque hoje é uma grande reclamação. E nós voltamos na pergunta da internauta, quando ela pergunta o que eu faço para que o trânsito da cidade melhore. E eu respondi que precisamos de transporte de qualidade também perpassa por horários, o trabalhador não pode ficar uma hora aguardando o coletivo. Nós iremos fiscalizar os horários e utilizar o que consta no contrato que é o aplicativo, do próprio celular o morador vai controlar o horário do seu coletivo.

You may also like

18 comments

capivara 12 de setembro de 2016, 22:51h - 22:51

ta ruim pra ele hein…

Wantuil fortes Silvério 10 de setembro de 2016, 04:21h - 04:21

Vejo muita crítica ao PT, todos tem bunda para fazer suas sujeira .como o PSDB que criou à reeleição. Quem fala do PT, É muito invejoso . O PT ganhou na urna, com muito trabalho.

VAI VENDO 9 de setembro de 2016, 13:53h - 13:53

PT que afundou o Brasil na lama ajudado pelo PMDB, PP entre outros ALIADOS simpatizantes dos vermelhos? Tô fora!

Uma pergunta: Onde foi parar o vermelho e a estrela do PT dos santinhos dos petistas?

Leitor VR 9 de setembro de 2016, 20:33h - 20:33

Aguarde as próximas eleições e verá. PT foi o partido que mais cresceu em 2016 em pedidos para afiliações, enquanto os queridinhos da direita e dos coxinhas estão perdendo. rs chupa!

Dense 10 de setembro de 2016, 06:37h - 06:37

Quem tá lendo a meteria pro leitor pois 3 a cada 5 pistas são analfabeto ou não

Leitor VR 10 de setembro de 2016, 19:52h - 19:52

Acho que sei quem é analfabeta aqui. rsrsr

Leitor VR 8 de setembro de 2016, 20:28h - 20:28

Pior do que o PT é este jornal apresentar um áudio horroroso como este. Será que é proposital? Ouvi entrevista de candidato de partido de direita com áudio bem limpo.

VAI VENDO 9 de setembro de 2016, 13:55h - 13:55

O áudio pode ser horroroso, mas o PT é muito mais, além de ser especialista em desviar os meus e nossos impostos.

joao 8 de setembro de 2016, 17:59h - 17:59

CHEGA DE PTRALHADA ACOBOU COM O BRASIL

Gentileza 8 de setembro de 2016, 17:38h - 17:38

Háaaa coitada

Márcio Soares 8 de setembro de 2016, 16:29h - 16:29

PT nunca mais…

Leão do Sul 8 de setembro de 2016, 11:41h - 11:41

Nem ela vota nela

tuca 8 de setembro de 2016, 11:32h - 11:32

Professora se 03 gatos comem 03 ratos em 03 segundos então 10 gatos comem 10 ratos em quantos segundos?

lunatico 10 de setembro de 2016, 21:34h - 21:34

10 segundos

tuca 13 de setembro de 2016, 15:40h - 15:40

Errou !!! Você de ser do PT também.

Dense 8 de setembro de 2016, 11:25h - 11:25

O ptista não apóia a o Jonas Martins o PT não estava junto ao pmdb de cabral se quem votou no PT tb não votou no Michel também não votou no Michel e se ela tem vice e se ela fazer alguma coisa e o vice assumir será golpe ou não devemos votar nela para não ter problemas de golpe

Dense 8 de setembro de 2016, 11:22h - 11:22

Aí pergunta tá pra ela se ela acha a Dilma a Dilma o Lula inocentes se acredita na inteligência do filho dele que de uma hora pra outra ficou milionário se apóia a o Sérgio moro a lava jato se não então o aecio o Cunha então são inocentes se os o que ela achou de mandar nosso feijão pra Cuba construir o porto de Cuba enquanto os portos no Brasil estão caindo aos pedaços e pq quando era fora colorido fora sarney3 fora fhc não era competição pq só agora é se apóia a quebradeira do fora temer ou os protesto pacificos do fora dilma a luta armada se apóia o mst MS asa os sem terra a cut

Dense 8 de setembro de 2016, 11:13h - 11:13

PT kkkkkkk e piada né só olhar angra paraty etc o Brasil

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996