>
quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 08:58 h

TEMPO REAL

 

Capa / Pergunte ao candidato / ‘Pergunte ao Candidato’: Rodrigo Drable (PMDB) apresenta propostas para Barra Mansa

‘Pergunte ao Candidato’: Rodrigo Drable (PMDB) apresenta propostas para Barra Mansa

Matéria publicada em 26 de setembro de 2016, 11:18 horas

 


dsc00315

Foto: Libânia Nogueira

Volta Redonda e Barra Mansa –  O candidato a prefeito em Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB) participou na manhã desta segunda-feira (26) do “Pergunte ao Candidato” na redação do DIÁRIO DO VALE. Drable apresentou propostas para Barra Mansa respondendo aos internautas no Facebook, confira.

Abaixo, a entrevista na íntegra:

Internauta – Diante da crise econômica como o candidato pretende administrar a prefeitura?

Rodrigo Drable – Nós vemos que Barra Mansa passa por um grande problema que vai além da crise financeira nacional. Nós temos uma crise institucional e administrativa no município e a melhor forma para combater isso é sanearmos as dívidas, respeitarmos o servidor e colocarmos em dia o calendário de pagamentos. De forma razoável e responsável e sem promessas vazias como nós vemos acontecendo ao longo dos anos.

Internauta – E a novela do pátio de manobras. O senhor acha que será solucionada?

Rodrigo Drable – O pátio de manobras se tornou um problema que envolve Justiça e o Ministério Público, mas eu vejo que se o município quiser resolver ele entra no processo faz um termo de ajuste e conduta com o Ministério Público, arca com a despesa de desapropriação das casas, e bota o projeto para frente. O que a gente não pode mais é sempre colocar a culpa no processo ou nos problemas para evitar fazer investimento e impedir, com isso, o desenvolvimento da cidade.

Internauta – Não temos saúde em Barra Mansa devido à desvalorização dos servidores públicos e falta de recursos para as unidades de atendimento. Quero saber do candidato qual sua proposta para os servidores?

Rodrigo Drable – Barra Mansa passa por um momento delicado de saúde onde os postos não funcionam, onde as UPAs ou estão fechadas ou com atendimento precário e a Santa Casa com um problema que sobrecarrega de usuários tremenda. Nós precisamos normalizar os postos de saúde que é onde começa a prevenção com médicos, medicamentos e exames. Precisamos regularizar o atendimento na UPA e, com isso, desafogar a Santa Casa dando qualidade no atendimento de média e alta complexidade e pra isso é óbvio, é necessário que façamos a valorização do servidor através do salário em dia, um dos passos para isso é acabar com a OSs (Organizações Sociais) em Barra Mansa que, na cidade, é um modelo fracassado. Infelizmente o governo municipal não respeitou a legislação que determinava que os recolhimentos trabalhistas fossem feitos antes do pagamento do mês subsequente de maneira que hoje nós temos uma dívida potencial de quase R$ 80 milhões, esse modelo é fracassado, não serve mais e nós vamos extingui-lo na cidade.

Internauta – O Rio Barra Mansa alaga as ruas dos bairros que ele corta, sempre que ocorre uma chuva mais forte. Qual a proposta do senhor para os bairros daquela área, como Boa Sorte, São Luiz e Nova Esperança?

Rodrigo Drable – Nós temos um problema em que a calha do rio, o leito do rio está assoreado e a cada dois, três anos, Barra Mansa consegue o apoio do Governo do Estado para fazer uma patrulha com uma máquina dentro do rio retirando esse material. Nós temos que ter uma patrulha própria, o serviço de desassoreamento tem que ser permanente. Se a calha do rio estiver limpa e o nível normal às enchentes terão impacto menor, continuarão existindo até pelo desenho topográfico da cidade e da região, mas para evitar o agravamento das consequências, essa é uma das atitudes necessárias: nós termos uma patrulha própria. A patrulha pode ser conseguida através do recurso ou do Fecam ou de emenda parlamentar de maneira que possamos fazer manutenção e evitar as consequências mais drásticas.

Internauta – A maioria das escolas foi reformada, no entanto os alunos já perderam aulas logo no início deste ano por conta de greve. Como o senhor pretende tratar os profissionais da educação?

Rodrigo Drable – É bom dizer que a maioria das escolas não foi reformada não. Infelizmente os alunos estudam em escolas precárias, algumas unidades foram reformadas, mas se forem ver a qualidade da reforma já não existem mais, os prédios estão novamente deteriorados, os serviços foram mal feitos. Agora o profissional da educação, ele merece atenção sobretudo, sou filho de uma professora aposentada que sofre com atraso de pagamento, os profissionais da ativa da mesma maneira. É importantíssimo que nós valorizemos o funcionário respeitando principalmente o pagamento em dia e o calendário de pagamento. Os nossos profissionais merecem reconhecimento e pagamento. A melhor escola de Barra Mansa pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é Bartholomeu Anacleto lá em Floriano, onde os professores pegam ônibus cedinho às 6h da manhã para chegarem às 7h em Floriano lá na Vila dos Remédios. Apesar de ter a melhor nota, fui fazer uma visita na escola e a diretora se surpreendeu porque eu estava ali e ela não entendeu o motivo da visita. Eu disse que o motivo era dar os parabéns a ela e ela disse: olha isso nunca ninguém fez. É inaceitável que os nossos profissionais não tenham reconhecimento pelo mérito que eles conquistam. Se a escola foi a melhor, deveria receber um prêmio, reconhecimento até por motivação para as demais.

Internauta – No seu plano de governo para a educação está prevista a implantação de PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários)?

Rodrigo Drable – Na verdade o PCCS começou a ser implantado, mas os cortes que eram necessários para os pagamentos dos últimos níveis não foram feitos. Então hoje nós temos o nível 14 e 15 que não foram pagos e a prefeitura não mostra como serão pagos. Tem que ser feito um reajuste disso, os cortes que serão necessários tem que ser feitos e eu defendo a implantação do PCCS da forma como foi aprovado, mas sem enganar ninguém. É um compromisso sério de fazer o que é necessário para colocar em prática.

Internauta – Como o governo do senhor irá tratar a questão da diversidade de gêneros tão debatida atualmente?

Rodrigo Drable – Creio que a diversidade é um problema social que tem que ser debatido em toda a sociedade, desde a igreja, as famílias, as comunidades e, com naturalidade, que é uma realidade e o principal para isso é o respeito ao ser humano.

Internauta – Barra Mansa é uma cidade carente na área de esporte, o senhor tem algum projeto para incentivar os jovens a praticarem mais esportes?

Rodrigo Drable – Nós temos vários projetos, eu sou ciclista, sou atleta, sou adepto ao atletismo, ao esporte. Vejo que Barra Mansa hoje deixou de lado o esporte. As escolas, para você ter uma ideia, 40 escolas das 62 ativas não tem aula de educação física, isso é muito grave. Porque a partir da escola nós fomentamos os jovens a quererem participar das escolinhas, depois das escolinhas os grupos de competição e a partir daí o auto desempenho. Então existe uma cadeia que precisa ser respeitada e é claro que junto com a escola, o esporte é o melhor caminho para afastar os nossos jovens das drogas. Nós temos vários projetos e gostaríamos da participação de toda a sociedade dando aqui a garantia que as atividades serão fomentadas e os torneios desde os estudantis aos adultos retornarão para a cidade.

Internauta – No nosso bairro a violência sempre foi um problema sério para nós moradores. Enfrentamos dificuldades também por causa do tráfico de drogas, qual a política do senhor para a segurança pública?

Rodrigo Drable – Nós vemos que modelos que foram implementados em outras cidades se tornaram referência e funcionaram. Um deles é o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp, onde você tem Guarda Municipal trabalhando junto com Polícia Militar e Polícia Civil e na nossa visão isso tem que ser expandido para o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, porque são elementos essenciais para uma segurança complementar e efetiva. Barra Mansa terá seu Ciosp e terá um serviço de qualidade melhorando muito a segurança do cidadão.

Internauta – Sofremos com o transporte público temos que ficar horas e horas no ponto sem contar precariedade dos ônibus que circulam no município. Qual a sua proposta para melhor o transporte em Barra Mansa?

Rodrigo Drable – Primeiro ponto vale dizer que foi feito uma licitação, que não resolveu em nada o nosso problema. As empresas são as mesmas, as linhas foram diminuídas, os ônibus são os mesmos e a única coisa que mudou de forma efetiva foi o preço da passagem que aumentou muito. Então nós revisaremos a licitação, os termos do contrato e principalmente a frequência dos ônibus rodando pela cidade, de maneira de uma forma inteligente possamos inclusive buscar meios para reduzir a passagem e atender melhor o cidadão.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. O que esse cara vez para barra mansa, quando vereador? Ele sempre apoio Eduardo Cunha abertamente, Barra mansa não aguenta mais esses sangsugas, somente Cláudio Manes merece uma oportunidade, com certeza emprego não faltará.

  2. Tdos tem a mesma ladainha.keremos atitude. Deus me livre de ueslei, pensou.. patota do atual. Esse outro citado ai tb to fora. Sobra o rodrigo drable mesmo. O resto eh furada.

  3. Tenho reparado que nos debates realizados em Barra Mansa o Rodrigo Drable mostra um certo despreparo.

    Ele se perde muito contando histórias, dá muitas voltas e na maior parte das vezes não diz o que irá fazer com relação à isso ou mais aquilo que perguntam (ou se diz costuma ser vago demais).

    E neste ponto, Ueslei Brito e Claudio Manes dão um banho nele. Estes dois, nos debates, são bem objetivos e vão direto ao ponto sem dar estas voltas.

    Exemplo desta voltas e viagens do Rodrigo estão nesta entrevista que ele deu ao Diário do Vale. Falou pra caramba, mas na prática não disse realmente como, quando e aonde.

    1) Saúde: Nós precisamos normalizar os postos de saúde. Precisamos regularizar o atendimento na UPA e, com isso, desafogar a Santa Casa.

    Meu comentário: Rodrigo é vago. Não diz como isso irá acontecer, que métodos e expedientes ele e sua equipe utilizarão para isso, muito menos até quando eles pretendem tornar isso possível. Um vereador tem acesso aos custos, orçamentos e tal. Rodrigo deveria passar uma noção mais exata de como e quando.

    2) Alagamentos do Rio ( situação da calha): Leito do rio assoreado. Apoio do estado para fazer patrulha com máquina no rio para retirar material. Mas B.Mansa precisa de máquina/patrulha própria para desassoreamento permanente.

    Meu comentário: Vago novamente. Rodrigo, diga como isso será possível. Quanto custa? Como ir atrás deste investimento? Recursos próprios ou com apoio do Estado??? Enfim, como e até quando B.Mansa poderá ter esse material próprio?

    3) Educação: a maioria das escolas não foi reformada. Infelizmente os alunos estudam em escolas precárias. Escolhas melhores avaliadas em ensino deveriam receber um prêmio, reconhecimento até por motivação para as demais.

    Meu comentário: Vago novamente!!! O que pretende fazer com as escolas já existentes então Sr. candidato??? Diga de uma vez!!! Com relação ao prêmio para as escolas mais bem avaliadas, não venha dizer que elas “DEVERIAM RECEBER UM PRÊMIO”. De um candidato se espera que ele diga “elas irão TER um prêmio”.

    4) PCCS Educação: Os cortes que serão necessários tem que ser feitos e eu defendo a implantação do PCCS.

    Meu comentário: Chega de ser vago Rodrigo, pelo amor de Deus. Você é um candidato a prefeito. Você não tem que vir a público dizer que DEFENDE. Você tem que dizer: “GARANTO A IMPLANTAÇÃO DO PCCS PARA A EDUCAÇÃO”.

    5) Incentivo ao esporte: as atividades serão fomentadas e os torneios desde os estudantis aos adultos retornarão para a cidade.

    Meu comentário: Todos os candidatos dizem isso, mas se o Rodrigo conseguir cumprir tá bom…no fim das contas eles acabam se utilizando de torneios organizados pelos próprios moradores nos bairros para dizer que foi a prefeitura que organizou.

    6) Segurança: B.Mansa terá o Centro Integrado de Operações de Segurança com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil.

    Meu comentário: Ok, a ideia é excelente, mas mais uma vez o candidato foi vazio, pois se as outras cidades utilizam, porque somente Barra Mansa não tem??? Falta de efetivo destas forças, por exemplo, comprometeria essa excelente ideia. Ele poderia ter entrado no mérito de porque nossa cidade nunca teve CIOSP e tirar bastante proveito disso a seu favor. Não soube!

    7) Licitação do Transporte: As empresas são as mesmas, as linhas foram diminuídas. Vamos revisar a licitação do transporte público. Para que de uma forma inteligente possamos inclusive buscar meios para reduzir a passagem e atender melhor o cidadão.

    Meu comentário: Vago, vago, e mais vago sempre e a toda hora! Rodrigo é vereador em B.Mansa, ele sabe até os detalhes mais mínimos desta licitação. Isso de “BUSCAR MEIOS” já deixa claro que não tem mais jeito, não. O cidadão com o mínimo de preparo e de vivência e experiência percebe isso nas falas dele.

  4. OLHA MEU, VOTAR É OBRIGAÇÃO QUE PODEMOS FUGIR DELA TENDO ASSIM UMA PEQUENA MULTA A PAGAR, MAS PORÉM ALGUNS DIREITOS SUSPENSOS. REFLITAM BEM SE VALE A PENA NOS OMITIR A IR AS URNAS NO DOMINGO. BARRA MANSA PASSA POR UMA ENORME DIFICULDADE PELA QUAL NOS A PERGUNTAR, PQ QUERER SER PREFEITO DE UAM CIDADE DESSA. NÃO CABE SOMENTE A MIM JUGAR, MAS TB A VC. VAMOS AS URNAS ESCOLHAMOS O MELHOR AOS NOSSOS CORAÇÕES E VEJAMOS NO QUE VAI DAR. QUEM SABE VENHA UM QUE TRABALHE Á VISTA DE BUSCA CADA VEZ MAIS DE CONHECIMENTOS DE CAUSA E PRINCIPALMENTE COM RESPONSABILIDADE.

  5. A SANTA CASA ESTÁ SUFOCADA PORQUE SÓ ATENDE COM PLANO DE SAÚDE, ATENDIMENTO PELO SUS SÃO POUCOS LEITOS. A SANTA CASA PRECISA SER MUNICIPALIZADA OU ESTATIZADA URGENTE. POSTINHOS DE SAÚDE NÃO ATENDEM A NECESSIDADE DA POPULAÇÃO DOENTE DE BARRA MANSA. O ATENDIMENTO DA UPA É PRECÁRIO. NÓS ELEITORES CONTINUAREMOS ENGANADOS E MANIPULADOS. OS CANDIDATOS SÃO OMISSOS E COMPROMETIDOS COM O SISTEMA. LAMENTAVELMENTE UM DESSES SERÁ ELEITO. O POVO VAI CONTINUAR AMARGANDO.

  6. TÁ CHEGANDO O DIA POVO DE BARRA MANSA, POR FAVOR VAMOS SABER VOTAR. NÃO QUERO FAZER APOLOGIA AO NÃO VOTAR. MAS, DO JEITO QUE ESTÁ, TÁ MUITO DIFÍCIL ESCOLHE ALGUÉM DE CONFIANÇA.

  7. Depois das eleição o estado vai decretar falência e foi o partido PMDB QUEBROU o sobre a relação com Eduardo Cunha.

Untitled Document