Pesquisadora da USP desenvolve pesquisa sobre a Região Sul Fluminense

by Diário do Vale

A pesquisa visa analisar como as exposições diárias (poluição, alimentação e condições de trabalho) afetam a saúde das pessoas – Foto: cedida pela pesquisadora.

Volta Redonda- A coordenação do MEP(Movimento Ética na Política) foi procurada recentemente por Ana Carolina Russo, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP(Universidade de São Paulo) para colaborar com a pesquisa de campo que ela e as  pesquisadoras Isabelle Lauroux e Maria do Carmo, estão desenvolvendo nas cidades de Volta Redonda, Pinheiral, Barra Mansa e Barra do Piraí.

De acordo com a pesquisadora, a pesquisa visa analisar como as exposições diárias (poluição, alimentação e condições de trabalho) afetam a saúde das pessoas. Lembrando que o trabalho é feito através de coletas de sangue, urina e saliva para realização de exames que “mapeiam” as possíveis alterações provocadas pelo meio. “Esses exames não são de acesso à população, uma vez que não são realizados na rede pública”, Explicou a pesquisadora.

A pesquisadora da USP acrescentou que os exames são todos coletados por um laboratório de referência em Volta Redonda, onde as coletas são feitas nos domicílios.

De acordo com Ana Carolina, os voluntários, posteriormente terão acesso a todos os resultados de forma gratuita, e contam com o apoio dos pesquisadores para esclarecimento de eventuais dúvidas. “Há sigilo absoluto dos nomes dos participantes, exigência do comitê de ética da instituição. São cerca de 50 amostras, e encerramos amanhã, dia 12”, ressaltou a cientista que trabalha no seu pós-doutorado.

Amostragem regional termina dia 12

Ontem, quarta-feira, um dos conselheiros do MEP, foi contatado para colaborar com a pesquisa, exatamente por estar na faixa etária entre 18 e 50 anos, e ser do sexo masculino. Animado, diante da confiança e organização, sugeriu colaborar na divulgação da inédita pesquisa. “Fui contatado, via WhatsApp, a equipe agendou coleta de amostras em minha residência. O trabalho é muito importante, fato que me fez sugerir à direção do MEP ampliar a colaboração divulgando. Quem quiser contribuir com ciência, também pode contatar o MEP, via e-mail – [email protected], e repassaremos à Dra. Ana”, disse o voluntário do Movimento.

 

 

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996