Pessoas vulneráveis podem ter direito a pulseira de identificação com QRCode

Alerj vota nesta quarta-feira (14) projeto de lei sobre o tema

by Lívia Nascimento

Estado do Rio – Nesta quarta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) vota o projeto de lei n.º 789/23, do deputado Munir Neto, que autoriza o Executivo a fornecer pulseiras de identificação com QR Code para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas como Alzheimer, Parkinson, Epilepsia e Autismo, entre outras condições que exigem cuidados especiais. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.

Pelo projeto, as pulseiras terão um design resistente, confortável e à prova d’água, com o QRCode impresso de forma permanente. Este QRCode armazenará dados pessoais essenciais, incluindo nome completo, endereço, tipo sanguíneo, doenças preexistentes, medicamentos de uso contínuo, tipos de alergias, e telefone de contato emergencial. Essas informações serão registradas em um banco de dados único, que será utilizado exclusivamente para atendimentos emergenciais e identificação dos usuários.

O cadastramento para o uso das pulseiras será voluntário e poderá ser realizado pela própria pessoa ou por seu responsável legal, especialmente nos casos onde o indivíduo não possui plena capacidade civil. A medida ainda prevê ainda a possibilidade de distribuição de pulseiras com fecho oculto, que dificultem sua remoção pelo usuário, garantindo a segurança de pessoas incapazes.

“A pulseira QRCode pode ser uma ferramenta útil para identificar pessoas idosas e pessoas com doenças crônicas mentais em caso de emergência, desde que as informações contidas no QRCode”, justificou Munir.

 

You may also like

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996