;
terça-feira, 24 de novembro de 2020 - 12:34 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / PF prende Nuzman por suspeita de fraude na escolha do Rio para sediar Olimpíadas

PF prende Nuzman por suspeita de fraude na escolha do Rio para sediar Olimpíadas

Matéria publicada em 5 de outubro de 2017, 10:05 horas

 


1021297-20052016-_dsc8007

Nuzman foi presidente do Comitê Rio 2016
(Foto: Arquivo/ Tomaz Silva/Agência Brasil)

Rio- A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (5) o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e o diretor-geral do Comitê Organizador Rio 2016, Leonardo Gryner. Os dois são investigados por envolvimento num suposto esquema de compra de votos no Comitê Olímpico Internacional (COI) para a escolha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério Público Federal, a prisão temporária de Nuzman e Gryner é importante para permitir que o patrimônio seja bloqueado e para impedir que ambos continuem atuando, seja criminosamente, seja na interferência da produção probatória. Nuzman foi preso em casa, no Alto Leblon, zona sul do Rio.

Além dos mandados de prisão, foram cumpridos mandatos de busca e apreensão nas casas e empresas de Nuzman e Gryner e a quebra de sigilo telemático.

Segundo o MPF, nos últimos 10 dos 22 anos de presidência do COB, Nuzman ampliou seu patrimônio em 457%, sem indicação clara de seus rendimentos, além de manter parte de seu patrimônio oculto na Suíça.

Em razão das proporções mundiais do fato, o MPF requer, ainda, pelos danos morais causados, o bloqueio do patrimônio de Nuzman e Gryner em até R$ 1 bilhão.

A Operação Unfair Play foi resultado do trabalho conjunto de cooperação internacional entre os órgãos do Brasil, da França, da Antígua e Barbuda, dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Segundo o MPF, documentos e provas revelam que uma organização criminosa comandada pelo ex-governador Sérgio Cabral comprou o voto do presidente da Federação Internacional de Atletismo, o senegalês Lamine Diack, por US$ 2 milhões.

O pagamento pelos votos veio da empresa Matlock Capital Group, do empresário Arthur Soares, conhecido como Rei Arthur, que teria repassado a propina que pagaria a Sérgio Cabral diretamente para o senegalês, em troca dos votos pela escolha da cidade-sede das Olimpíadas de 2016.

Nuzman e Gryner, considerado braço direito do presidente do COB, foram, segundo o MPF, figuras centrais no esquema, já que teriam sido os agentes responsáveis por unir pontas interessadas, fazer os contatos e azeitar as relações para organizar o mecanismo do repasse de propinas de Sérgio Cabral diretamente a membros africanos do COI. Eles serão indiciados por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Às 11h haverá entrevista na sede da Superintendência da Polícia Federal na Praça Mauá, no Rio, para explicar os motivos da operação.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

9 comentários

  1. Avatar
    Padaria Pão e Marba

    Vai queimar pneu militonto petista, a PF vai levar o papi dos pobretas hein!!! Tic tac tic tac tic tac tic tac… E por falar em NASA, esta é uma agência do Governo Federal dos Estados Unidos (CAPITALISTA)!!! Ver um militonto Socialista / Comunista creditando uma agência dos EUA é a gota d’água. Uauhauauhauhauhauhaauha

  2. Avatar

    Em 16 e 29 de junho de 2016 a Dilma Roussef disse no twitter: “o meu governo viabilizou as Olimpíadas, graças ao planejamento bem feito e ao nosso trabalho dedicado estamos prontos” e o outro ” eu gostaria de ir às Olimpíadas porque fiz todas as tratativas preparativas e obras, sou a mãe e o Lula é o pai dos jogos olímpicos”…
    Olha aí esse jogos Olímpicos aparentemente com compra de votos para o Rio de Janeiro ser a sede. Parabéns ao casal pai e mãe das Olimpíadas do Brasil: Lula e Dilma Roussef!!!

    • Avatar
      Padaria Pão e Marba

      É guto… Com esses pais só podemos dizer que foi uma ‘PUTA’ Olimpiada!! Uaaaaaaaaaaaaauhauhuahuahauhauhauhauhuhauhauhuahuauahuauuahuhauuahauhuaauhuauauhauhauhauha

  3. Avatar

    O Brasil deveria ser proibido de disputar os jogos de 2020, face e maracutaia feita
    para os jogos serem aqui.
    Uma vergonha para o país, para o estado.
    Tudo é a base de propina.
    Pobre estado do Rio.

    • Avatar

      Nesse caso vão punir os atletas que não levaram nenhuma vantagem com a citada maracutaia. E não sei quanto ao COI e as Olimpíadas, mas no caso da FIFA, parece que tem sido frequente subornar para quem quer sediar a Copa do Mundo.

  4. Avatar
    Padaria Pão e Marba

    ”Segundo o MPF, nos últimos 10 dos 22 anos de presidência do COB, Nuzman ampliou seu patrimônio em 457%, sem indicação clara de seus rendimentos, além de manter parte de seu patrimônio oculto na Suíça”.

    “NOS ÚLTIMOS 10 ANOS”!!! Fato é que há anos o Brasil é governado por bandidos, mas nos últimos 13 / 14 anos, os corruPTos elevaram o nível de tal forma que conseguiram DESTRUIR a nação!

    • Avatar

      Que nada! Antes, o Brasil estava a um passo do abismo. Então no governo dos “cumpanhêros” o Brasil começou a andar pra frente… 🙂

    • Avatar

      Padaria Pão e Marba: Vc fala isso porque vc só tem 14 anos de idade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Avatar
      Capitalista com TIM de cartão

      Paneleiros histéricos e patos amarelos saudosos da Era FHC, que nos jogou de joelhos 3 vezes diante do FMI e outros credores internacionais. A NASA precisa estudar o pobre de direita.

Untitled Document