quinta-feira, 21 de outubro de 2021 - 12:18 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / PF vai investigar FHC se houver indício de delito

PF vai investigar FHC se houver indício de delito

Matéria publicada em 19 de fevereiro de 2016, 15:59 horas

 


Amante: Fernando Henrique teria enviado dinheiro para amante através de empresa

Amante: Fernando Henrique teria enviado dinheiro para amante através de empresa

Brasília – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não descarta a investigação, pela Polícia Federal (PF),  do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). O sociólogo é suspeito de usar ilegalmente uma empresa no exterior para pagar pensão a uma jornalista, com quem teve um longo relacionamento extraconjugal. Ela vivia fora do país.

Hoje, durante vistoria de segurança de evento-teste da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, o ministro disse que, antes de decidir abrir ou não um inquérito, os orgãos do governo vão analisar se há indício de delito contra FHC.  José Eduardo Cardozo explicou que o procedimento é padrão e antecede qualquer investigação da PF.

“Isso passará por um estudo técnico e jurídico, todos aspectos que envolvem uma situação de ocorrerem eventuais delitos. Obviamente, havendo indícios de delitos puníveis, de competência federal, seguramente a Polícia Federal fará investigação por meio de inquérito policial”, disse o ministro.

“Isso não vale apenas para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas vale para todos brasileiros. Se houver indício de prática criminosa, dentro de situações que são eventualmente puníveis, tudo será absolutamente investigado”, completou o ministro da Justiça.

Ao esclarecer sobre os procedimentos da PF, o ministro aproveitou para rebater acusações de intervenção na instituição. “Volta e meia sou acusado pelos adversários de não controlar a Polícia Federal ou de instrumentalizá-la. Então, seguramente, quero dizer a vocês, pouco importa para mim se pessoas vinculadas à base governista, aos partidos que mantêm boa relação com o governo ou oposicionistas, é o mesmo procedimento. Sem a busca de factóides, sem a busca de exposição da imagem”, acrescentou.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a jornalista Mirian Dutra, que teve uma relação com FHC nos anos 1980 e 1990, disse que a empresa Brasif S.A Exportação e Importação repassava a ela e a seu filho recursos no exterior por ordem do ex-presidente. Ela afirmou que as  transferências foram feitas por meio de um contrato fictício de trabalho. Em entrevistas à imprensa, o ex-presidente nega que tenha usado a empresa para fazer repasses destinados a Mirian.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

13 comentários

  1. Na verdade, essa tentativa de colocar a oposição no foco da corrupção, não tem da do certo, Aecio Neves processo foi arquivado, isso é coisa desse Governo que levou a petrobrás e nosso Brasil a falência. Lula tem que pagar pelo que fez, e todo essa quadrilha que esta instalada dentro desse nosso Governo.

  2. Sem duvida alguma, o melhor governante brasileiro de todos os tempos, suas conquistas trouxeram benefícios que até hoje seguram esse país, em que pese a república sindicalista incompetente vigente

  3. >>>>>>> E NOS DIAS DE HOJE MUITOS AINDA VIVEM NOS SONS DAS CAVERNAS…. PENSAM CASO PENSAM E SE FALAM ASNEIRAS…..

  4. Caso venha investigar este senhor vai aparecer podridrão em tudo quanto é lado. Quem sabe assim a gente venha saber o motivo da doação da CSN ao judeu que na época diga-se de passagem estava fálido …

  5. Sem querer entrar no mérito da questão, mas me parece que o “aparecimento” e a “divulgação” desse caso por essa jornalista é coisa encomendada pelos “cumpanheiros”. Assim, eles podem confrontar as instituições com perguntas do tipo : …” e agora, vão investigar também ?”. E o PT, nosso antro de “moralidade e de ética” na politica, aquele partido que se jacta ou se jactava de dizer que nunca na história desse país…. e blá blá blá, poderá se sentir um pouco mais confortável. Afinal, todos fazem e cometem os mesmos “mal feitos” que a “cumpanheirada” anda fazendo. Antes, quando ainda não estavam se lambuzando com as benesses do poder, diziam que eram o novo, a ética na política.
    São piores que todos os outros.

  6. Veja: Lula era chamado de “o chefe” e a dona monga-muda, sua esposa de “a madame”referente as reformas do sitio e do triplex, feitas pela OAS, empreiteira beneficiada no Lava-Jato Safados, criminosos. Cadeia nesse mentiroso sem dedo.

  7. Carlos Magno de Oliveira

    Realmente este doou nossas empresas estatais e nenhuma investigação por parte daquele que o substituiu, são todos farinha do mesmo saco: PSDB, PT, PCdoB, PR, PP… UMA VERGONHA ESTE PAÍS! O Lula foi um projeto do sistema explorador para iludir os analfabetos da política e tirar votos de Leonel Brizola na eleição presidencial de 1989.

    • Que pena, com estas doações diminuíram os espaços do PT, imagina se todas as estatais tivessem ai para o PT cuidar.

  8. FHC, nada será investigado pois todos sabem que a PF é braço direito do PSDB, não investigavam nada do governo FHC quando ele era presidente, por qual motivo investigarão agora? PIZZA.

    • Wantuil fortes Silvério

      Concordo nada será investigado, na época que FHC doou à CSN .lembrá do argumento que saúde era competência do Governo que o dinheiro da CSN. aí construção do hospital federal regional, aí reeleição + uma podridão do FHC.

  9. Safado, vendeu nossas riquezas a preço de banana, e o povinho “massa de manobra” acredita mesmo que o Lula é que é corrupto…

Untitled Document