
Simone atua regularmente como solista com orquestras como Filarmônica de Minas, OSB, Miami Symphony e Potsdam Orchestre – Foto: Divulgação
Volta Redonda – A pianista Simone Leitão, junto à Orquestra Filarmônica de Volta Redonda, se apresenta nesta terça-feira (18), às 19h30, no Teatro da Fevre, em Volta Redonda. A Orquestra Filarmônica de Volta Redonda retorna ao palco para o concerto de abertura da Temporada 2025.
Sob a regência de seu maestro titular Nilton Soares e com a pianista Simone Leitão como solista, a orquestra apresentará um programa com obras de Ripper, Marlos Nobre, Rachmaninoff e Stravinsky.
Simone Leitão é uma das pianistas brasileiras mais destacadas da atualidade, reconhecida por sua expressividade e brilhantismo. Com uma carreira internacional consolidada, já se apresentou quatro vezes no Carnegie Hall e mantém uma intensa agenda de concertos na Europa e Américas. Atua regularmente como solista com orquestras como Filarmônica de Minas, OSB, Miami Symphony e Potsdam Orchestre.
Grava pelo selo MSR Classics e já teve suas interpretações transmitidas por Danish Radio, BBC Radio 3, South California Classical Radio e Rádio MEC. Além de sua atuação como solista, é uma grande incentivadora da música clássica no Brasil. Fundou a Academia Jovem Concertante, que há mais de 13 anos capacita jovens músicos e leva a música a grandes salas e comunidades remotas.
Em 2024, criou a Camerata Concertante, um ensemble de 11 músicos dedicado a talentos emergentes. Também dirige festivais como a Rio Chamber Music Week e o Reconcavo Instrumental, este último celebrando a música de concerto e a música do mundo em cidades do Recôncavo Baiano.
Doutora em Piano Performance e Musicologia pela University of Miami (Momoprecoce foi o tema de sua tese) e mestre pela Norwegian State Academy em Oslo, Simone estudou com os lendários Ivan Davis, discípulo de Horowitz, e Geir Braaten, aluno de Yvonne Lefébure.
Natural de Caratinga, Minas Gerais, Simone alia disciplina e paixão à sua carreira. Além de pianista e educadora, é uma comunicadora influente, conectando milhões de espectadores no YouTube, Instagram, X (Twitter) e LinkedIn. Seu canal no YouTube traz a história da música clássica e concertos, aproximando a música de concerto às pessoas.
Em 2025, Simone fará duas turnês na Europa, terá mais de 40 concertos, sendo 15 com orquestra no Brasil e no mundo e além dos seus projetos que abrangem todo o país.
Serviço:
Teatro da Fevre – Volta Redonda
Endereço: R. Cento e Cinquenta e Quatro, 783 – Laranjal, Volta Redonda – RJ
Data: 18/3, terça-feira
Horário: 19h30
Duração: 1h 20min
Classificação: Livre
Entrada Gratuita